I A C S - Instituto Apologético Cristo Salva - Tire suas dúvidas pelo SKYPE - fernandogalli1234 Telefone: 16 - 33927212

AULA 3 - AJUDANDO AS TJS A SE LIBERTAREM DE SUA LIDERANÇA MUNDIAL - PARTE 2.

Objetivo da aula - continuar fornecendo evidências e raciocínios para serem usados no evangelismo de TJs, a fim de que possam refletir melhor sobre as heresias de seu Corpo Governante.



Continuação...

Das mais de 300 mudanças de ensinos do Corpo Governante, os melhores exemplos no evangelismo de TJs são aquelas que de um ensino x mudaram para y, mas depois, com o tempo, retornaram para x. Veja os seguinte casos:

Serão ressuscitados os habitantes de Sodoma e Gomorra?
1a. LUZ - Serão ressuscitados - “‘Lembrem-se’, diz Cristo acerca dos sodomitas, que ‘Deus fez chover fogo e destruiu a todos.’ Portanto, se se fala da restauração deles, subentende a ressurreição deles.” - Watchtower (A Sentinela) de julho de 1897, página 7.

2a. LUZ - Não serão ressuscitados - “Portanto, aqueles que morrerem no Armagedom sofrerão a mesma punição que os habitantes de Sodoma; isto é, não terão uma ‘ressurreição de julgamento’ durante o dia do juízo, de 1.000 anos; ficarão mortos para sempre.” - A Sentinela de 1 de abril de 1955, página 200, em inglês.

3a. LUZ - Serão ressuscitados (de novo) - “Ao dizer isso, Jesus mostrou que pelo menos algumas das pessoas injustas das antigas Sodoma e Gomorra estarão presentes na terra durante o Dia do Juízo. Embora tenham sido bastante imorais, podemos esperar que algumas delas sejam ressuscitadas. (Gênesis 19:1-26) Jeová, em sua misericórdia, as trará de volta. - Poderá Viver Para Sempre No Paraíso na Terra, edição de 1983, página 179, parágrafo 9.

4a. LUZ - Não serão ressuscitados (de novo) - Serão essas pessoas, tão terrivelmente iníquas, ressuscitadas durante o Dia do Juízo? Pelo que parece, as Escrituras indicam que não. Por exemplo, Judas, um dos discípulos inspirados de Jesus, escreveu primeiro sobre os anjos que abandonaram seu lugar no céu para terem relações com as filhas dos homens. Daí, acrescentou: “Assim também Sodoma e Gomorra, e as cidades em volta delas, as quais, da mesma maneira como os precedentes, tendo cometido fornicação de modo excessivo e tendo ido após a carne para uso desnatural, são postas diante de nós como exemplo de aviso por sofrerem a punição judicial do fogo eterno.” (Judas 6, 7; Gênesis 6:1, 2) De fato, por causa de sua excessiva imoralidade, as pessoas de Sodoma e das cidades circunvizinhas sofreram destruição, da qual pelo que parece nunca serão ressuscitadas. — 2 Pedro 2:4-6, 9, 10a.” - Poderá Viver Para Sempre No Paraíso na Terra, edição de 1983, página 179, parágrafo 9.
Evangelizando as TJs: Tenho sugerido a seguinte abordagem:
  1. O profeta Elias disse povo Judeu: “Até quando ficareis mancando em duas opiniões diferentes?” (1 Reis 18:21) Assim, sobre a ressurreição dos habitantes de Sodoma e Gomorra, por que a organização de Jeová mancou em 100 anos entre duas opiniões diferentes? (Mostre as provas.) Como pôde Jeová mandar uma luz, cancelá-la, acendê-la outra vez e cancelá-la novamente?
  2. Eu creio no Espírito Santo que Jesus prometeu que nos ensinaria toda a verdade. E quando Ele nos ensina, não fica mudando de opiniões, pois uma verdade de Deus não pode se chocar com a outra. O que você pensa sobre isso?
Quem são as autoridades de Romanos 13:1-7?
1a. LUZ - São os governantes humanos - “Eles ensinavam a igreja a obedecer às leis, e a respeitar os em autoridade por causa do cargo deles, mesmo que não fossem pessoalmente dignos de estima, a pagar seus impostos estipulados, e, exceto onde entrassem em conflito com a lei de Deus (Atos 4:19; 5:29) a não oferecer resistência alguma a qualquer lei estabelecida. - Romanos 13:1-7.” - O Plano Divino das Eras, 1886, página 266, em inglês.

2a. LUZ - São Jeová e Jesus - “Quem são pois, “as autoridades superiores”? Jeová Deus é supremo e Cristo Jesus é seu oficial principal, a quem conferiu todo poder e autoridade para efetuar seu propósito. E por isso, as autoridades superiores são Jeová e Cristo Jesus” - Salvação, página 227, em português, 1940.

3a. LUZ - São os governantes humanos (novamente) - “Na edição inglesa de A Sentinela de 15 de novembro de 1962, publicada em ucraniano em 1.° de julho de 1964 (em português, no número de 15 de junho de 1963), apresentou-se um novo entendimento sobre o capítulo 13 de Romanos. Até então, havíamos entendido que as “autoridades superiores” mencionadas no versículo 1 eram Jeová Deus e Jesus Cristo, mas A Sentinela disse que as “autoridades superiores” na realidade representam os governos terrestres e que estes se acham ‘colocados por Deus nas suas posições relativas’. — Romanos 13:1.” - Despertai! de 22 de outubro de 2000, página 22.
Evangelizando as TJs - Comece elogiando as TJs por se preocuparem em obedecer às autoridades em muitas áreas. Esta será a base para acordo mútuo. Depois raciocine assim:
  1. Em 1886 Russell ensinava que as autoridades superiores de Romanos 13:1-5 eram os governos humanos. Mas em 1929 houve uma mudança e o livro Salvação, página 227, de 1940, disse que essas autoridades eram Jeová e Jesus. Daí, o Livro Seja Deus Verdadeiro, página 241, 242, de 1955, disse que os inimigos religiosos das Testemunhas de Jeová “insistem que esses governadores [políticos, conforme o contexto] sejam as autoridades superiores.” Ora, então esses inimigos tinham razão, pois em 1962 o Corpo Governante passou a concordar com eles. (Prove isso.) Responda, então, com sinceridade: Conhece algum exemplo bíblico em que Jeová mudou de interpretação dessa forma?
Conhecimento adicional para abordar TJs

No evangelismo de TJs, acho interessante usar certas declarações do Corpo Governante, sempre de modo amoroso, visando desconstruir a credibilidade que elas dão a esses líderes. Por exemplo, veja o que eles escreveram:
“No seu devido tempo, e por meio de seu canal de comunicação escolhido, Jeová tem revelado aos humildes alguns detalhes a respeito da realização de seu propósito.” - A Sentinela de 1 de agosto de 2004, página 10, parágrafo 10.
Se Jeová tem revelado aos “humildes” do Corpo Governante detalhes do seu propósito, como tem se dado tal revelação? Por inspiração? Por intuição? Por iluminação? (Talvez, algumas TJs responderão "por iluminação". Mas aqui diz "revelado. O Corpo Governante tenta explicar isso da seguinte forma:
“Antes, mediante um intensivo estudo da Bíblia, o povo de Jeová tem procurado com oração o entendimento correto dessas “coisas reveladas”. Jeová, por meio do espírito santo, tem provido esse entendimento no seu próprio tempo devido.” - A Sentinela 15 de maio de 1987, página 31. 
Mas devido a tantas mudanças de interpretações, principalmente aquelas que mudaram de X para Y e depois voltaram para X, quando é que podemos ter certeza de que o Corpo Governante acertou ou errou? Os “humildes” do Corpo Governante sempre afirmaram ensinar a verdade mediante estudo intensivo da Bíblia, oração e “espírito santo”. Assim, essa “revelação” não é revelação e sim “compreensão” ou “entendimento” que esses líderes têm, e que mudam com muita freqüência.

Outra questão a se considerar é: Pessoas de outras religiões não têm orado a Deus e estudado a Bíblia intensivamente, pedindo a ajuda do Espírito Santo? Mas o Corpo Governante não considera tais pessoas como seus irmãos em Cristo. Tais líderes TJs afirmam que as outras denominações foram cegadas pelo diabo e cometem erros de interpretação. Mas o mesmo não aconteceu com o Corpo Governante? Eles erraram mais de 300 vezes! O problema deles, com essa estória de revelação no tempo certo, é que sempre estiveram errados e sempre estão certos.

Mas e quanto a alegação de serem humildes? A Bíblia nos revela o que a pessoa diz quando reconhece os erros. Por exemplo, Davi disse: “Eu pequei”. (2 Samuel 12:13) O profeta Miquéias disse: “Sofrerei a ira do SENHOR, porque pequei contra ele.” (Miquéias 7:9) O filho pródigo disse: “Pai, pequei contra o céu e diante de ti.” (Lucas 15:21) Preste atenção! Esses personagens reconheceram seus erros, mas em primeira pessoa. A Bíblia faz questão de mencioná-los confessando “eu pequei”. Muitas vezes o Corpo Governante (incluindo Russell) reconheceu seus erros de interpretação. Mas observe como:

    a. Reconheceram o erro em primeira pessoa, mas tornaram a cometer o erro:

“Parecia razoável para os Estudantes da Bíblia que isso incluiria a glorificação de quem quer que ainda estivesse na Terra e que havia sido escolhido por Deus para participar no Reino celestial com Cristo. Mas como se sentiram quando isso não ocorreu em 1914? A The Watch Tower de 15 de abril de 1916, declarou: “Cremos que as datas revelaram ser bem corretas. Cremos que os Tempos dos Gentios findaram.” Contudo, candidamente acrescentou: “O Senhor não disse que a Igreja toda seria glorificada em 1914. Nós meramente inferimos isso e, evidentemente, erramos.” - Testemunhas de Jeová - Proclamadores do Reino de Deus, página 635.

Observe a expressão final: “Erramos.” Sim, mas erraram de novo, por sugerirem outras datas para o Armagedom, como 1925 e 1975, conforme as evidências que se seguem. Observe:
“...o fim pleno do tempo dos Gentios... será alcançado em 1914 A. D... esta data será o último limite para o domínio dos homens imperfeitos... a Igreja [será] levada para casa em um arrebatamento... porque cada membro reinará com Cristo...” - Estudos das Escrituras II, 1888, páginas 76, 77 (em inglês).
“Seja como for, há evidência de que o estabelecimento do Reino na Palestina será provavelmente em 1925, dez anos mais tarde do que nós uma vez tínhamos calculado [isto é, 1915].” - O Mistério Consumado, 1917, p. 128 (em inglês).
“Devemos presumir, à base deste estudo, que a batalha do Armagedom já terá acabado até o outono de 1975 e que o reinado milenar de Cristo, há muito aguardado, começará então? Possivelmente... A diferença talvez envolva apenas semanas, ou meses, não anos.” -  A Sentinela de 15/2/1969, página 115 (em português).
b. O modo mais usado em “reconhecer o erro”: em terceira pessoa, citando os benefícios que tiraram desse erro e mencionando um erro que acham pior para compensar o deles.
“É verdade que os irmãos que preparam essas publicações não são infalíveis. Seus escritos não são inspirados assim como eram os de Paulo e dos outros escritores bíblicos. (2 Tim. 3:16) E assim, às vezes, tornou-se necessário corrigir conceitos, conforme o entendimento se tornou mais claro. (Pro. 4:18) No entanto, isto tem resultado no constante refinamento do conjunto de verdades baseadas na Bíblia, aceitas pelas Testemunhas de Jeová. No decorrer dos anos, ao passo que se fizeram ajustes neste conjunto de verdades, ele se tornou cada vez mais maravilhoso e aplicável na nossa vida, nestes “últimos dias”. Os comentadores bíblicos da cristandade tampouco são inspirados. Apesar de afirmarem ter grande conhecimento, deixaram de destacar até mesmo verdades bíblicas básicas — tais como a vindoura terra paradísica, a importância do nome de Deus e a condição dos mortos.” - A Sentinela de 15 de agosto de 1981, página 19.
Ora, quem prepara A Sentinela é o Corpo Governante, ou pelo menos são os responsáveis por tudo o que é escrito quando não são eles que escrevem. Por que, então, não admitem em primeira pessoa confessando: “É verdade que nós, os que preparamos essas publicações, não somos inspirados. E assim, às vezes (esconderam que foram 300!) tivemos que corrigir nossos conceitos.” E para piorar, usam o que eles chamam de erros de outras denominações para diminuir na mente de seus leitores o peso dos erros do próprio Corpo Governante. Observe outro caso de reconhecer erros em terceira pessoa, para tirar o Corpo Governante do foco:
“Eram corretas as crenças das Testemunhas de Jeová nesses assuntos? Elas certamente não erraram em crer que Deus sem falta faria o que prometera. Mas alguns de seus cálculos de tempo e as expectativas que ligavam a estes causaram sérios desapontamentos.” - Testemunhas de Jeová - Proclamadores do Reino de Deus, página 633.
Quem causou o desapontamento em datas como 1914, 1925 e 1975 não foram as testemunhas de Jeová, mas seus líderes chamados de Corpo Governante. Atitude bem diferente de Davi, Miquéias e do Filho Pródigo, não é mesmo?

Evangelizando as TJs - Depois de ler essas informações acima, proponho que use algumas informações numa provável abordagem com as TJs:
  1. Você saberia me dizer como Jeová revela ao Corpo Governante seus propósitos? (Espere uma resposta.) Se ele revela do modo como você pensa, por que Jeová permitiu que tantas falsas profecias fossem feitas? Por que Jeová não revelou ao Corpo Governante o erro deles antes de haver desapontamentos quanto a datas para o Armagedom?
Mudanças estranhas, progressivamente ao contrário

Poucas TJs sabem de que primeiro Russell cria que o arcanjo Miguel adorava a Jesus, mas depois o sucessor de Russell passou a ensinar que Miguel era o Papa. E bem depois, seu sucessor, Natan Knorr, entendeu que Jesus era o arcanjo Miguel. Veja:
1a. LUZ - Miguel não é Jesus - “Sua posição é contrastada com a dos homens e a dos anjos, sendo ele Senhor de ambos, ‘tendo todo o poder no céu e na terra’ . Por isso se diz: ‘Que todos os anjos de Deus o adorem’. [Isto deve incluir Miguel, o anjo chefe, pois Miguel não é o Filho de Deus.” - A Sentinela de Novembro de 1879, página 48, em inglês.
Charles Taze Russell morreu crendo que devia adorar Jesus, e agora observamos que o “jeová” dos TJs também deixou o pobre coitado morrer crendo errado. Mas será que Joseph Franklin Rutherford, o segundo presidente daqueles estudantes internacionais da Bíblia receberia a “correta” revelação de Jeová?
2a. LUZ - Miguel é o Papa - “E houve guerra no céu. Entre os dois poderes eclesiásticos - Roma pagã e Roma papal. Migeul - Quem É Semelhante a Deus - O Papa; e seus anjos, os bispos.” - O Mistério Consumado, página 188, edição de 1917.
O arcanjo Miguel ser o Papa no texto de Apocalipse 12:7! Mesmo que se afirme ser apenas um simbolismo de Miguel no livro de Apocalipse, ligar o Arcanjo Miguel com o Papa e seus anjos com os bispos foi uma senhora apagada de luzes.
3a. LUZ - Miguel é Jesus - “Portanto, a evidência indica que o Filho de Deus, antes de vir à terra, era conhecido como Miguel, e também é conhecido por esse nome desde que retornou ao céu, onde reside como o glorificado Filho espiritual de Deus.” - Raciocínios á Base das Escrituras, página 219, parágrafo 3.
 Mostrar às TJs essas informações têm sido útil e proveitoso para muitas delas.

O alicerce para uma lavagem cerebral

Foto de A Sentinela 1/10/1987, página 1o.
Embora a Bíblia ensine a sermos submissos aos que cuidam de nossas vidas (Hebreus 13:17), tais líderes sabem que, em assuntos secundários da fé pode haver pontos de vista diferentes entre eles e seus discípulos. Por exemplo, um pastor pode ser calvinista e ter uma ovelha arminiana. O amor de Cristo, no entanto, une-os. Todavia, a liderança mundial TJ proíbe qualquer discordância de seus ensinos. Por isso, o Corpo Governante dos Testemunhas de Jeová ensina que  os TJs precisam ser rápidos em ouvir esses líderes. A foto ao lado, extraída de uma revista A SENTINELA ilustra muito bem o seguinte ensino dessa organização:
“Temos de ser ‘rápidos no ouvir’ quando Jeová, “Aquele que ensina aos homens conhecimento”, nos aconselha por meio do seu canal de comunicação. — Tiago 1:19; Salmo 94:10.” - A Sentinela de 15 de março de 2003, página 27.
Refutação apologética - Perceba na foto a pergunta: "Está satisfeito com as provisões de Jeová?" Nas mãos de Jeová estão os prédios da Sede Mundial TJ, em Nova York, EUA, e dali saem as literaturas que irão a todos os Salões do Reino para serem distribuídas como alimento espiritual. Assim, crer no que ali está escrito significa crer em Jeová. O “canal de comunicação”, apenas para relembrar, segundo os TJs, são os 144.000, dentre os quais cerca de 134.000 já morreram e estão nos céus, e uns 10.000 ainda estão na terra. Desses 8.000, Jeová teria escolhido uma dezena de homens para compor o Corpo Governante, o qual lidera a obra mundial dos TJs. O que eles escrevem deve ser prontamente aceito. Mas já vimos que a expressão “Corpo Governante” não é bíblica, muito menos “canal de comunicação”.

Nessa A Sentinela acima, em escrito em vermelho, pede-se aos 7 milhões TJs serem rápidos no ouvir quando Jeová os aconselha por meio Corpo Governante. Vamos ver alguns conselhos que esses líderes sectários já deram aos Tjs no decorrer de sua história.
“Se você é um jovem, você também tem de encarar o fato de que você jamais envelhecerá neste sistema de coisas... Caso esteja no nível médio e pensando na universidade, isto implica em, pelo menos, quatro, talvez seis ou oito anos para graduar-se em uma carreira especializada. Mas como estará este sistema de coisas por essa época? Estará bem no rumo de seu fim, se é que já não tenha se acabado!... O que é realmente prático, preparar-se para uma posição neste mundo que logo desaparecerá? Ou trabalhar para sobreviver ao fim deste sistema...?” - Despertai! de 22 de maio de 1969, página 15 (em inglês).
“Assim, por afastar seus filhos da assim chamada educação ‘superior’ de hoje, estes pais poupam seus filhos de serem expostos a uma crescente atmosfera de desmoralização, e, ao mesmo tempo, preparam-nos para a vida no novo sistema.” - A Sentinela de 15 de março de 1969,  página 171.

“Tive a oportunidade de ter uma carreira no jornalismo. Isto me agradava muito, mas lembrei-me do versículo bíblico que diz que ‘o mundo está passando’, ao passo que ‘aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre’... De modo que decidi dar um objetivo à minha vida e alistei-me no ministério de tempo integral como pioneiro regular. Depois de quatro anos gratificantes, sei que fiz a escolha certa.” - A Sentinela de 15 de agosto de 2002, página 24.
Como você pode observar, o conselho do Corpo Governante em 1969, sobre jovens TJs cursarem uma Universidade era preferir “trabalhar para sobreviver ao fim desse sistema (fim do mundo)”. Por quê? Porque se cria que em 1975 provavelmente viria o Armagedom! Mas até 2002, A Sentinela continua a desencorajar a educação universitária por ser ela perigosa para os TJs, e certamente porque acham que o Aarmagedom pode vir a qualquer hora. Em 1976, quando o Harmagedom não veio, quantos jovens TJs sentiram-se decepcionados por terem acreditado no Corpo Governante! Eles já poderiam ter se formado em 1975, mas a Despertai! de 22 de maio de 1969 dizia que mais quatro ou seis anos, esse sistema (mundo) poderia já ter acabado. Hoje, as Tjs carecem de profissionais nas áreas em que eles mais precisam, como médicos TJs que certamente não farão uma transfusão de sangue num paciente também TJ.

Estas informações aqui passadas visam mostrar até que ponto as TJs são guiadas por sua liderança, o que deve aumentar nossa compaixão por elas. Vejamos outro conselho da "organização de Jeová" que certamente lesou pessoas sinceras. No ano de 1974, as TJs aguardavam o Armagedom para 1975. Então, visando aumentar o número de pioneiros, ou seja, TJs que trabalhavam 60 horas (pioneiro auxiliar), 90 horas (pioneiro regular) ou 140 horas (pioneiro especial) por mês, certo folheto mensal do Corpo Governante expressou-se do seguinte modo:
“Receberam-se notícias a respeito de irmãos que venderam sua casa e propriedade e que planejam passar o resto dos seus dias neste velho sistema de coisas empenhados no serviço de pioneiro. Este é certamente um modo excelente de passar o pouco tempo que resta antes de findar o mundo iníquo. — 1 João 2:17.” - Ministério do Reino de julho de 1974, páginas 3, 4.
Percebeu a data da publicação? Era julho de 1974! O Corpo Governante encorajou pessoas a venderem seus bens para gastarem o dinheiro se mantendo como pioneiros no “pouco tempo que resta antes de findar o mundo iníquo”. Quando se pergunta aos TJs antigos e de boa memória, dispostos a não esconder os fatos, verá que noticiou-se também naquela época sobre Tjs, que em vez de venderem, estavam comprando mais, porque suas crenças no Armagedom em 1975 levaram-nas a pensar que não ser mais necessário pagar suas contas. Um grande absurdo!Incrivelmente, o próprio Corpo Governante confessa sobre os resultados de se crer nos conselhos e propósitos de “Jeová” revelados sobre a data de 1975:
“De novo, em 1975, houve desapontamento quando as expectativas sobre o início do Milênio não se concretizaram. Em resultado, alguns se afastaram da organização. Outros, porque tentaram subverter a fé de associados, foram desassociados.” - As Testemunhas de Jeová - Proclamadores do Reino de Deus, página 633.
A verdade aqui não foi bem contada. Esses alguns que se afastaram foram muitos! E eles foram desassociados porque se viram vítimas do Corpo Governante, pois creram sinceramente na falsa profecia sobre 1975. Pais deixaram de formar filhos em Universidades. Famílias venderam o que tinham para trabalharem 60 horas ou mais por mês no serviço de casa em casa. E por reclamarem com razão disso, foram desassociados, ou expulsos, dos TJs. Consegue perceber a veracidade das sábias palavras bíblicas “Maldito o homem que confia no homem?” - Jeremias 17:5.

Evangelizando as TJs - Envie um e-mail para TJs, ou fale com uma delas, sobre o seguinte assunto:
  1. Você conhece quantos cardiologistas, otorrinolaringologistas, neurologistas, psicólogos, engenheiros, cientistas entre os TJs? Sabia por que existem tão poucos? (Espere uma resposta.) Bem, tenho provas de que o Corpo Governante dos TJs sempre foram contra seus irmãos a se graduarem em faculdades. Sabia disso? (Prove) 
  2. O que você acha dos Tjs que não cursaram o grau superior porque imaginavam 1975 ser a data para o Armagedom? Não teria sido melhor acreditar em Jesus, que dizia nem ele saber a data daquele dia? (Mateus 24:36) Se você tivesse vivido em 1974, teria acreditado em Jesus ou no Corpo Governante?
Essa doutrinação, que é uma lavagem cerebral, faz com que as TJs creiam que não poderão entender a Bíblia sem a ajuda deles.
“Todos os que desejam entender a Bíblia devem reconhecer que a “grandemente diversificada sabedoria de Deus” só pode ser conhecida através do canal de comunicação de Jeová, o escravo fiel e discreto. — João 6:68.” - A Sentinela de 1 de outubro de 1994, página 8.
Refutação apologética - O Corpo Governante usa João 6:68 para provar que só através do “escravo fiel e discreto” se pode reconhecer a grandemente diversificada sabedoria de Jeová. Mas o que o contexto de João 6:68 revela? Jesus havia dito que quem não comer da sua carne e não beber do seu sangue não permanece nele. Daí, muitos tropeçam com essas palavras e o abandonam. Jesus pergunta aos discípulos se eles iriam retirar-se também, mas Pedro, que muitas vezes falava em nome dos discípulos, declara: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna.” (João 6:68) Onde se encaixa o Corpo Governante aqui? Onde se menciona “canal de comunicação”? Em lugar algum.

Além disso, a Bíblia faz uma diferença entre duas sabedorias - a humana e a de Deus, ensinada pelo Espírito Santo. Lemos em 1 Coríntios 2:13 : “Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais.”  Como se distingue a sabedoria humana daquela ensinada pelo Espírito? A resposta está em Tiago 3:14-17: “Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade. Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca. Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins. A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento.” O "Espírito Santo" do Corpo Governante que lhes ensina a sabedoria é “espírito santo” em minúsculas, ou seja, uma força ativa. Não é um Ser Pessoal, mas uma força divina. Esse “espírito” não pode conferir ao Corpo Governante a sabedoria de cima, mas a terrena. Os frutos do Corpo Governante mostram isso. Profecias sobre Armagedons que jamais vieram, mudanças de mais de 300 interpretações em 140 anos de história, de Russell, 1870, até 2010.

Voltando às palavras de João 6:68, só Jesus tem declarações de vida. Ele é a fonte de toda sabedoria. Todos os que nele depositam fé se tornam sábios. Nada no texto indica que Pedro e os discípulos teriam essa sabedoria e, como membros de um corpo governante do primeiro século, transmitiriam essa sabedoria a outros. Percebe o ponto? O Corpo Governante e nós sabemos que Pedro e todos os discípulos transmitiram a sabedoria de Deus, mas a Bíblia não menciona a existência desse corpo como canal de comunicação entre Deus e os TJs.

Evangelizando as TJs -Use Tiago 1:5 e Efésios 4:11-16 para ajudá-los a entender quem Deus tem usado para nos ensinar.
  1. De onde você acha que vem a sabedoria para entendermos a Bíblia? (Espere uma resposta e Leia Tiago 1:5)? Você sabia que o Corpo Governante ensina que só através deles é que se pode obter a grandemente sabedoria diversificada de Deus? (Prove isso.) Você concorda com isso? Use exemplos aprendidos nessas aulas para provar os equívocos do Corpo Governante.
  2. Por gentileza, abra sua Bíblia em Efésios 4:11-16. Aqui diz o segunte: “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.” (Efésios 4:11-16) Onde se menciona que Jesus deu “uns como corpo governante” no texto? Não se diz. Cristo é o cabeça da igreja e o corpo os cristãos.
Como as TJs tentam provar a existência de um Corpo Governante

O Corpo Governante das TJs usa o relato de Atos 15:1-29 para provar que desde aqueles dias havia um "corpo governante" tomando decisões por toda a igreja. Ali menciona o caso de cristãos judeus exigirem que cristãos gentios (não-judeus) fossem circuncidados. Os presbíteros e apóstolos em Jerusalém foram informados disso, e enviaram uma carta isentando os gentios da circuncisão, mas dizia-lhes: "Pois pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas essenciais: que vos abstenhais das coisas sacrificadas a ídolos, bem como do sangue, da carne de animais sufocados e das relações sexuais ilícitas; destas coisas fareis bem se vos guardardes. Saúde.” (Atos 15:28, 29) Assim, as TJs afirmam:
"Como era de esperar, os apóstolos tomaram a dianteira nas primeiras congregações formadas, mas não foram os únicos. Certa ocasião, Paulo e seus companheiros retornaram à Antioquia da Síria. Atos 14:27 relata: “Tendo chegado e tendo ajuntado a congregação, passaram a relatar as muitas coisas que Deus tinha feito por meio deles.” Quando ainda estavam nessa congregação, surgiu a questão sobre se os crentes gentios deviam, ou não, ser circuncidados. Para resolver o assunto, Paulo e Barnabé foram enviados aos “apóstolos e anciãos em Jerusalém”, que obviamente serviam como corpo governante. — Atos 15:1-3." - A Sentinela de 15 de abril de 2007, página 26, parágrafo 7.
Refutação apologética - Como a igreja de Cristo estava edificada sobre o fundamento dos apóstolos (Efésios 2:19-22), a questão da circuncisão deveria ser decidida, evidentemente com a ajuda do Espírito Santo, pelos apóstolos e presbíteros em Jerusalém. A decisão, inspirada, foi a de não ser necessária a circuncisão para a salvação. Mas observe:Além de haver menção de um corpo governante, a idéia do texto é provar a autoridade dos apóstolos inspirados por Espírito Santo a tomarem uma decisão que fora registrada na Bíblia, pois se diz “pareceu bem ao Espírito Santo”. Assim, o Corpo Governante das TJs não é a continuidade dos apóstolos e presbíteros em Jerusalém. Esses líderes TJs fazem o mesmo que o Catolicismo Romano faz, ao usar o mesmo relato para provar que Pedro agiu como Papa nesse Concílio em Jerusalém, no ano 49. Enquanto os católicos dizem aos TJs que o relato não menciona a existência de um corpo governante, e os TJs dizem aos católicos não haver a menção da palavra “Papa”, os cristãos que seguem a Bíblia lembram TJs e católicos não haver menção de “Papa” e de “Corpo Governante”.

Evangelizando as TJs - Tenho ensinado os que desejam evangelizar TJs a não ofenderem os líderes TJs. Mas, com respeito, podemos fazer perguntas que as ajudem a se libertarem dessa liderança. Diga sempre que, embora discordem dos ensinos dessa liderança, tais questionamentos são respeitos e sem a intenção de denegrir a imagem desses líderes.
  1. Vocês ensinam que o “corpo governante do primeiro século”, no ano 49, decidiu a questão da circuncisão. Poderia ler em voz alta Atos 15:1, 2, 22-29 e me mostrar onde se menciona tal corpo governante?
  2. Sobre quem as igrejas (ou congregações) estão fundamentados: sobre um corpo governante ou apóstolos e profetas? - Leia Efésios 2:19-22.
  3. O Corpo Governante das TJs mudarou mais de 300 vezes de ensinos e interpretações, desde Russell até hoje. Se esse Corpo Governante é a continuidade dos apóstolos e presbíteros (anciãos) de Jerusalém, por que esses mesmos apóstolos e presbíteros jamais fizeram tantas mudanças de interpretação?
  4. Se os apóstolos e “anciãos” de Jerusalém, a quem vocês chamam de corpo governante do primeiro século, creram nas palavras de Jesus e jamais previram o Armagedom com datas marcadas (Leia Mateus 24:36; Atos 1:6, 7), porque o “atual Corpo Governante” fez essas previsões várias vezes?
  5. Se os ensinos dos apóstolos e “anciãos” em Jerusalém faziam as igrejas crescer e ser edificadas, conforme Atos 16:4, 5, por que os ensinos do Corpo Governante, como as previsões sobre o Armagedom para 1914, 1925 e 1975 fez o número dos TJs caír bastante em 1915, 1926 e 1976? Conhece algum ensino errado dos apóstolos que fez reduzir o número de Cristãos?

Conclusão

Até aqui vimos muitas evidências de que a liderança TJ não tem o orientação de Jeová. Nas aulas 2 e 3 procurei dar muitas evidências disso. Gostaria muito de que você fizesse contatos com TJs pela internet, ou em seu bairro, e compartilhasse com elas o que aprendeu. Faça um folheto, usando o que aprendeu, e distribua às TJs, mas usando um ponto apenas, ou no máximo dois. Até a próxima aula.



 VÍDEO - A HISTÓRIA DE MINHA DESASSOCIAÇÃO DAS TJS - (22 min)





Perguntas para serem respondidas.

1. Como as TJs tentam provar que existe um "corpo governante" desde o princípio da Igreja Cristã, e por que estão erradas?

2. Resuma brevemente os ensinos que este o Corpo Governante das TJs mudaram, conforme você aprendeu nessa aula.

3. Como você planeja usar essas informações com as TJs que você conhece?

4. Como minha história de desassociação pode lhe ajudar a evangelizar uma TJ?

5. Gostaria de que você me contasse suas dificuldades já vividas em abordar TJs.