I A C S - Instituto Apologético Cristo Salva - Tire suas dúvidas pelo SKYPE - fernandogalli1234 Telefone: 16 - 33927212

AULA 1 - HISTÓRICO DO MOVIMENTO - PERGUNTAS QUE AS TJS PRECISAM RESPOSDER.

Objetivo da aula - Elencar fatos históricos sobre a seita Testemunhas de Jeová e de seu fundador, de 1870 até sua morte em 1916; usar a própria literatura desta organização como base evangelismo e para questionamentos com a finalidade de motivar seus adeptos a refletirem melhor diante de uma abordagem evangelística de nossa parte.

                                                                                                                                                                    

1. COMO AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ FAZEM PARA EXPLICAR POR QUE A RELIGIÃO VERDADEIRA RESSURGIU EM 1870, COM CHARLES TAZE RUSSELL.

Charles Taze Russell aos 27 anos
Como todo movimento sectário, as Testemunhas de Jeová acreditam que o Cristianismo, iniciado com Jesus Cristo, foi corrompido completamente após a morte do último apóstolo, João, por volta do ano 98 d.C.. Assim, afirmam que teria surgido uma grande apostasia entre os cristãos. Assim, do ano 100 d. C. até 1870, quando Charles Taze Russell inicia um grupo de estudos com pessoas de Allegheny e Pittsburgh, Pensilvânia, EUA, a tal grande apostasia teria interrompido a existência do Cristianismo na Terra. Vejam como eles ensinam isso:
"Jesus predisse esta apostasia na sua parábola a respeito do trigo e do joio. O próprio Jesus explicou que “o trigo” representa os verdadeiros cristãos; “o joio” representa falsos cristãos, ou apóstatas. “Enquanto os homens dormiam”, disse Jesus, um “inimigo” iria semear joio no campo de trigo. Esta semeadura começou depois de os apóstolos terem adormecido na morte. A parábola mostra que confundir os verdadeiros cristãos com os falsos continuaria até a “terminação do sistema de coisas”. De modo que, no decorrer dos séculos, a identidade dos verdadeiros cristãos não ficou clara porque o campo religioso passou a ser dominado por aqueles que são cristãos apenas de nome. Todavia, na “terminação do sistema de coisas”, ocorreria uma mudança. “O Filho do homem” enviaria “os seus anjos” para separar os falsos cristãos dos verdadeiros. Isto significava que a congregação cristã seria então facilmente reconhecível, estando na mesma condição dos tempos apostólicos. — Mateus 13:24-30, 36-43." - A Sentinela de 15 de abril de 1995, página 6.
Perceba na citação de A Sentinela acima a frase: "De modo que, no decorrer dos séculos, a identidade dos verdadeiros cristãos não ficou clara porque o campo religioso passou a ser dominado por aqueles que são cristãos apenas de nome." Todavia, numa outra publicação, contradizem tais palavras por afirmar:

"Através dos séculos sempre houve os que amaram a verdade. Mencionando-se apenas alguns: João Wicliffe (c. 1330-1384) e Guilherme Tindale (c. 1494-1536) promoveram a tradução da Bíblia com o risco de sua própria vida ou liberdade. Wolfgang Fabrício Capito (1478-1541), Martin Cellarius (1499-1564), João Campanus (c. 1500-1575) e Thomas Emlyn (1663-c. 1741) aceitaram a Bíblia como Palavra de Deus e rejeitaram a Trindade. Henry Grew (1781-1862) e George Storrs (1796-1879) não só aceitaram a Bíblia e rejeitaram a Trindade, mas também expressaram seu apreço pelo sacrifício de resgate de Cristo. Embora não possamos identificar positivamente nenhuma dessas pessoas com “o trigo” da ilustração de Jesus, certamente “Jeová conhece os que lhe pertencem”. — 2 Tim. 2:19." - Testemunhas de Jeová - Proclamadores do Reino de Deus, página 44.
Percebeu a contradição? Numa publicação afirmam que a identidade dos cristãos não ficou bem clara, mas numa outra ensinam que o Cristianismo não desapareceu completamente, citam exemplos de pessoas de várias épocas que amavam a verdade, mas no final concluem que não podem afirmar que essas pessoas pertenciam à classe do trigo. Quanta confusão!

Todavia, todo ensino sectário baseia-se em verdades bíblicas, e as TJs usam textos da Bíblia para provar que realmente houve essa grande apostasia. Por exemplo:
  • Mateus 7:15 - "Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas."
  • Atos 20:29, 30 - "Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho. E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles."
  • 2 Tessalonicenses 2:7 - "Com efeito, o mistério da iniqüidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém".
  • 2 Timóteo 4:3, 4 - "Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas."
  • 1 João 2:18 - "Filhinhos, já é a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também, agora, muitos anticristos têm surgido; pelo que conhecemos que é a última hora."
Com esses textos nas mãos, as TJs procuram provar que ensinamentos falsos seriam aos poucos introduzidos no Cristianismo, até que a grande apostasia fizesse o Cristianismo quase ser eliminado, ou como algumas publicações TJs sugerem, não se conseguia saber quem era cristão e quem não era entre os anos 100 e 1870 d.C..

Refutação apologética - As TJs estão corretas em ensinar que houve uma grande apostasia, e de fato há até hoje. Muitos grupos sectários têm surgido após a morte do último apóstolo, e muitos ainda surgirão. Mas não há base bíblica para ensinar que dos anos 100 até 1870 não houve cristãos na terra, ou que não fosse possível diferenciá-los do joio. Se Jesus garantiu "eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século" (Mateus 28:20), isso significa em toda a história do Cristianismo houve cristãos para Jesus estar com eles. E se o próprio Jesus disse que moraria com o Pai naqueles que guardassem a sua palavra (João 14:23), como os verdadeiros cristãos não seriam identificados do joio?

Quanto à parábola do trigo e do joio, as TJs usam-na para provar que do ano 100 ao ano 1870 não havia Cristianismo autêntico na terra. Por que ensinam assim? Porque precisam justificar sua fundação em 1870, com Charles Taze Russell. As TJs sabem que lhes perguntamos: Como a única religião verdadeira poderia ter surgido em 1870? Então, tentam provar a todo custo que o Cristianismo sumiu diante do joio. Todavia, Jesus não disse que o joio iria prevalecer sobre o trigo, nem que o trigo desapareceria, e só joio cresceria. Jesus disse: "Deixai-os crescer juntos até à colheita, e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro." (Mateus 13:30) O que, então, Jesus quis dizer com essa parábola? Ele não contou essa parábola para identificar a religião verdadeira, mas para pôr na mente de seus ouvintes o seguinte ponto:
"Identificando o trigo com os justos e o joio de aparência similar com o Maligno, Jesus atinge o sensato ponto desejado: que leva muito tempo para saber o que é o quê. Isso faz os ouvintes escrutarem seriamente o caráter da vida que levam". - Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento, página 90. 2a. Edição de 2004. CPAD. São Paulo-SP.
Assim, é evidente que Jesus, ao ordenar que não arrancassem o joio antes da hora para que o trigo não fosse arrancado junto (Mateus 13:29), queria dizer da dificuldade de se identificar cristãos falsos de verdadeiros. Isso acontece hoje. Por isso, a Bíblia alerta os cristãos com os cinco textos mencionados acima: falsos instrutores, lobos, falsos profetas, anticristo no nosso meio. Mas o que vemos na interpretação das TJs? Que o joio já está sendo arrancado e separado do trigo, e que o trigo representa a única religião verdadeira - as TJs. Observe:
"Por um lado, a separação de pessoas por causa da questão do Reino ainda não terminou. Em algumas regiões, em que durante anos houve intensa oposição, há agora um aumento de novos discípulos. Mesmo onde as pessoas rejeitam as boas novas, o testemunho que damos evidencia a misericórdia de Jeová. Portanto, avante com a obra! Jesus nos assegura de que, quando a obra estiver terminada, virá o fim." - Adore a Deus, página 182, parágrafo 12.
Todavia, entre as TJs tem havido muito joio. Relatórios delas mesmas mostram que por ano milhares de pessoas têm sido expulsas da seita por conduta sexual imprópria e por apostasia (pessoas que discordam de sua liderança mundial TJ e são expulsas). Veja:
"Os cristãos atuais também têm de acatar estas palavras em vista dos baixos padrões de moral do mundo e do fato de que todo ano milhares são desassociados da congregação por causa de imoralidade sexual." - A Sentinela de 15 de dezembro de 1989, página 18, parágrafo 13.
Com essas informações em mente, é possível você raciocinar com as TJs, usando algumas estratégias de evangelismo.

Evangelizando as TJs - Depois de ouvi-las, poderá seguir algo parecido com a seguinte sugestão:
  1. Peça a elas para ler Mateus 13:24-30.
  2. Pergunte a elas quem é a classe do trigo e do joio.
  3. Questione se depois da morte do último apóstolo continuou a haver a classe do trigo.
  4. Prove na Bíblia que (1) Sempre houve cristãos para Jesus estar (Mateus 28:19, 20); (2) Que o amor identificou sempre os cristãos (João 13:34, 35); (3) Que os cristãos que guardam as palavras de Jesus têm o Pai e o FIlho morando em suas vidas (João 14:23); (4) Que Jesus jamais ensinou que o trigo sumiria no meio do joio, ou que seria arrancado para depois brotar em 1870, com Charles Taze Russell; (5) Que a verdadeira Igreja jamais deixaria de existir por 1770 anos, pois Jesus afirmou que "as portas do inferno não prevaleceriam contra ela" (Mateus 16:18). De fato, a Igreja ataca e o inferno não resiste. Se não tivesse havido igreja entre o ano 100 e 1870 d.C., o inferno teria prevalecido contra a Igreja por todo esse tempo, o que seria inadmissível.
  5. Raciocine: Você gostaria de estudar mais sobre esse assunto?Eu amo a Palavra de Deus, e creio que Deus deseja que saibamos a verdade. Jesus disse: "A Tua Palavra é a verdade". (João 17:17) Quando poderíamos iniciar um estudo somente com a Bíblia na mão?
2. RACIOCINANDO COM AS TJs SOBRE COMO EXPLICAM O RESSURGIMENTO DO CRISTIANISMO EM 1870.

Segundo a crença das TJs, Charles Taze Russell, criado como presbiteriano e depois filiado à Igreja Congregacional, foi quem, aos 18 anos de idade, tornou-se aquele que restauraria a verdadeira religião na terra. Aos 17 anos, discordava dos ensinos cristãos e bíblicos, e seu "zelo" pela verdade havia esfriado. Todavia, conforme ele mesmo narra como Deus restaurou sua "fé" abalada:
“Como que por acaso, certa noite visitei uma sala poeirenta e mal-iluminada, onde eu ouvira dizer que se realizavam cultos religiosos, para ver se o punhado de pessoas que se reunia ali tinha algo mais sensato a oferecer do que as crenças das grandes religiões. Ali, pela primeira vez, ouvi algo sobre os conceitos dos adventistas [Igreja Cristã do Advento], sendo o Sr. Jonas Wendell o pregador . . . Assim, reconheço estar endividado com os adventistas e com outras denominações. Embora a exposição bíblica feita por ele não fosse inteiramente clara, . . . foi o suficiente, sob a orientação de Deus, para restaurar minha abalada fé na inspiração divina da Bíblia e para mostrar que os escritos dos apóstolos e dos profetas estão indissoluvelmente vinculados. O que ouvi me fez voltar à minha Bíblia para estudá-la com mais zelo e cuidado do que nunca antes, e serei sempre grato ao Senhor por esta orientação; pois, embora o adventismo não me tenha ajudado em nenhuma verdade específica, ajudou-me grandemente a desaprender erros, e assim me preparou para a Verdade.” - Testemunhas de Jeová - Proclamadores do Reino de Deus, página 43, 44.
Refutação apologética - Russell, nascido aos 16 de fevereiro de 1852, passou por uma experiência de crise religiosa, por isso afirma ter buscado a Verdade. Segundo a Bíblia, a verdade é Jesus (João 14:6), a Palavra de Deus (João 17:17), o próprio Deus (Romanos 3:4), o conjunto de ensinos bíblicos (2 Timóteo 4:4). Mas, no sentido absoluto, Deus é a Verdade, pois a Bíblia e a sã doutrina provieram dEle. Russell já tinha acesso ao Verdadeiro. (1 João 5:20) Com 17 anos de idade, não se aprofundou no conhecimento da verdade, mas abandonou-a, e buscou associar-se com grupos sectários, como os da Igreja Cristã do Advento, que na época não professavam a crença na Trindade, no Inferno. Assim, ele ouviu o que queria ouvir naquela sala mal-iluminada, ou seja, ensinos que vieram ao encontro de suas dúvidas.

Evangelizando as TJs - Usando a declaração do Livro supracitada (Proclamadores do Reino), raciocine:
  1. Russell estava com sua fé abalada porque não concordava com os ensinos das Igrejas Presbiteriana e Congregacional. O que faz você crer que Deus restaurou a fé de Russell através de um grupo adventista, sendo que Russell também não seguiu o adventismo por discordar dele?
  2. Se Deus já sabia que todas as igrejas estavam erradas, por que teria ele usado uma reunião de uma igreja errada para reavivar a fé de Russell? Conhece algum exemplo na Bíblia de Deus ter usado uma religião condenada para reacender a fé de um servo de Deus?
  3. Será que Deus precisaria ter levado Russell numa reunião de adventistas (considerados pelas TJs como religião falsa) para lhe renovar a fé na inspiração da Bíblia? Onde que na Bíblia Deus usou servos que se sentiam endividados com falsas religiões por aprender com elas aquilo que achavam correto?
  4. Sabe como Deus nos revela sua verdade? Através da Bíblia e de homens filhos de Deus que ensinam essa verdade. - Leia 2 Timóteo 2:15.
Na verdade, Russell não teve sua fé reavivada, mas sentiu e viu que poderia formar sua própria igreja, aos 17 anos. O livro Proclamadores do Reino confirma:
"Aquela reunião renovou a determinação do jovem Russell de buscar a verdade bíblica. Fez com que retornasse à Bíblia com mais afinco do que nunca antes. Russell logo chegou a crer que estava perto o tempo para os que serviam ao Senhor chegarem a um conhecimento claro de Seu propósito. Portanto, em 1870, cheio de entusiasmo, ele e alguns conhecidos em Pittsburgh e na vizinha Allegheny decidiram formar uma classe para estudo da Bíblia." - Testemunhas de Jeová - Proclamadores do Reino de Deus, página 43, 44.
O problema não foi Russell formar um grupo de estudos bíblicos, mas discordar de verdades bíblicas ensinadas há 1.800 anos, e ter como alicerce os ensinos adventistas e até de ex-adventistas. Por isso, Russell admitia estar endividado com o adventismo e outras igrejas (que pensavam como os adventistas). Veja como Russell realmente foi seduzido por seguidores e crenças adventistas. O mesmo livro que narra a história TJ admite:
"Certa manhã de janeiro de 1876, Russell, de 23 anos de idade, recebeu um exemplar de um periódico religioso chamado Herald of the Morning (Arauto da Aurora). Pela gravura na capa, percebeu que se identificava com o adventismo. O editor, Nelson H. Barbour, de Rochester, Nova Iorque, acreditava que o objetivo da volta de Cristo não era destruir as famílias da Terra, mas abençoá-las, e que a sua vinda não seria na carne, mas em espírito. Ora, isto estava de acordo com o que Russell e seus associados em Allegheny criam já por algum tempo! Curioso, porém, era que Barbour cria, à base de profecias sobre cronologia bíblica, que Cristo já estava presente (de modo invisível) e que a obra de colheita e ajuntamento do “trigo” (os cristãos verdadeiros que constituem a classe do Reino) já devia ser feita. — Mat., cap. 13. [...] Com sua insaciável sede da verdade bíblica, Russell precisava aprender mais. Portanto, marcou um encontro com Barbour em Filadélfia. Esse encontro confirmou que concordavam em diversos ensinamentos bíblicos e deu ensejo a trocarem idéias. “Quando nos reunimos pela primeira vez”, disse mais tarde Russell, “ele tinha muito a aprender de mim sobre a plenitude da restauração baseada na suficiência do resgate dado por todos, assim como eu tinha muito a aprender dele sobre cronologia”. Barbour conseguiu convencer Russell de que a presença invisível de Cristo já começara em 1874." - Testemunhas de Jeová - Proclamadores do Reino de Deus, página 46, 47.
A primeira Sentinela, página 3. (Clique na foto para ampliar.)
Qual foi o resultado de Russell ter sido convencido de que Jesus já havia voltado  (na linguagem TJ, "estava presente") invisivelmente desde 1874? Ele intensifica a pregação de suas crenças, separa-se de Barbour por este discordar da suficiência do sacrifício de Cristo, e em 1879 lança sua própria revista chamada Zion´s Watch Tower and The Herald of Christ´s Presence (Torre de Vigia de Sião e o Arauto da Presença de Cristo, hoje A Sentinela). Russell cria que antes dele, a verdade estava fragmentada em várias igrejas.  Seu desejo era unir essas verdades e apresentá-las ao povo. Observe s seguinte declaração dele:
“Descobrimos que por séculos várias seitas e grupos dividiram entre si as doutrinas da Bíblia, misturando-as, em grau maior ou menor, com especulação e erro humano . . . Descobrimos que a importante doutrina da justificação pela fé e não pelas obras fora claramente enunciada por Lutero e mais recentemente por muitos cristãos; que a justiça, o poder e a sabedoria divina foram cuidadosamente preservados pelos presbiterianos, embora não discernidos claramente; que os metodistas apreciaram e louvaram o amor e a compaixão de Deus; que os adventistas prezaram a doutrina sobre a volta do Senhor; que os batistas, entre outros pontos, sustentaram corretamente a doutrina do batismo em sentido simbólico, embora tivessem perdido de vista o verdadeiro batismo; que, fazia tempo, alguns universalistas sustentavam vagamente alguns pensamentos relativos à ‘restauração’. Assim, quase todas as denominações deram evidência de que seus fundadores vinham buscando a verdade: mas bem evidentemente o grande Adversário lutou contra eles e erroneamente repartiu a Palavra de Deus, que ele não podia destruir totalmente. [...] “Nosso trabalho . . . tem sido de ajuntar estes fragmentos da verdade há muito espalhados e apresentá-los ao povo do Senhor — não como novos, não como nossos, mas como do Senhor. . . . Precisamos rejeitar qualquer mérito até mesmo de termos encontrado e reagrupado as jóias da verdade.” - Testemunhas de Jeová - Proclamadores do Reino de Deus, página 48, 49. 
Evangelizando as TJs - Com educação, raciocine sobre o envolvimento de Russell com Barbour e sobre como Russell explica o propósito de sua pregação:
  1. Se Russell realmente foi usado por Jeová Deus para aprender mais verdades, por que Deus permitiu que ele aprendesse cronologia com Barbour, um homem que negava o pleno valor do sacrifício de Cristo? E por que Jeová não impediu que Russell acreditasse em Barbour, no que se refere a Jesus já ter tido voltado em espírito desde 1874?
  2. Se Russell afirmou, iluminado e sendo usado por Jeová, que várias seitas e religiões dividiam a verdade entre si, e que ele pretendia unir essas verdades e apresentá-las ao povo, por que Jeová permitiu que ele se associasse com adventistas que ensinavam mentiras e ainda por cima cresse nelas? (Cite a crença que acompanhou Russell até 1914 - que Jesus havia voltado em espírito em 1874.)
Mas será que Russell encontrou e reagrupou as joias da verdade? Os fatos mostram que não. As crenças cronológicas que ele aprendeu com Barbour sobre Jesus ter voltado invisivelmente em 1874 fizeram com que Russell agisse igualmente ao precursor do movimento adventista, William Miller. Este previu que Jesus retornaria em 1843 e depois em 1844, porque cria que Jesus já estava presente em espírito desde 1799. Russell, por crer nessa presença em espírito anterior à sua volta de fato, passou a prever que em 1914 terminariam os tempos dos gentios e Jesus voltaria para buscar sua igreja num arrebatamento. Veja como isso foi verdade:
Torre de Vigia de Sião de 15 de janeiro de 1892, páginas 21, 22,  em inglês
"A data para o encerramento desta ‘batalha’ está definitivamente marcada nas Escrituras como sendo outubro de 1914. Ela já está em progresso, seu início datando de outubro de 1874.” - Torre de Vigia de Sião de 15 de janeiro de 1892, páginas 21, 22,  em inglês.
 
“...o fim pleno do tempo dos Gentios... será alcançado em 1914 A. D... esta data será o último limite para o domínio dos homens imperfeitos... a Igreja [será] levada para casa em um arrebatamento... porque cada membro reinará com Cristo...” - Estudos das Escrituras II,  pp. 76,77, 1888, em inglês.
Todavia, a verdade bíblica sobre não se prever datas para sua volta de Cristo, com a consequente ida da Igreja para o céu, já estava escrita há 1.800 anos. Jesus havia dito que só o Pai sabia o dia e a hora. (Mateus 24:36; Marcos 13:32) As TJs sabem que Russell errou, mas são enganadas pela sua liderança mundial, a qual, desde o sucessor de Russell, ensina que Russell apenas errou o acontecimento, mas a data ele acertou. Atualmente, as TJs creem que Jesus tornou-se Rei no ceu em 1914, expulsou Satanás para a terra e, por isso, irrompeu a Primeira Guerra Mundial, ensinos que discutiremos em aulas mais à frente.

Evangelizando as TJs - Colocando-se no lugar de sua ouvinte TJ, e amando-a com o desejo de ganhá-la para Cristo, siga essas sugestões:
  1. Diga que todos nós podemos errar numa determinada interpretação bíblica. Todos somos imperfeitos. (Romanos 3:23)
  2. Afirme que você crê que a verdade é Jesus, e que se negarmos ensinos claros de Jesus, não estamos na verdade dEle.
  3. Pergunte, usando a provas na revista WATCHTOWER acima: Mas se Deus interrompeu o período de apostasia, onde não se distinguia trigo do joio, através de Russell e daqueles estudantes da Bíblia, por que Deus permitiu que Russell ensinasse de 1879 até 1914, em centenas de milhares de cópias de revistas e panfletos, que Jesus voltaria para buscar sua Igreja? Por que Deus não foi com Russell tão claro quanto Jesus foi com seus discípulos, em afirmar: Ninguém sabe o dia e a hora?
  4. Pergunte em tom suave, olhando nos olhos das TJs: "Como um movimento que surge em 1879, com um homem que pregou o que Jesus claramente ensinou a não fazer (Mateus 24:36), pode ser a única religião verdadeira?
Charles Taze Russell morreu aos 31 de outubro de 1916. Admitiu seu erro, obviamente. Mas jamais soube da suposta verdade que seus sucessores passariam a ensinar - Ele teria acertado a data e errado o acontecimento. A mesma desculpa que os adventistas deram para a falsa profecia para a volta de Jesus em 22 de outubro de 1844.

3. Conclusão

Por que Russell errou, por seguir adventistas e prever a volta de Cristo para 1914? Porque rompeu com o Cristianismo. Ele, aos 16 anos, discordou das igrejas Presbiteriana e Congregacional, que apesar dos erros possíveis e esperados, ensinava verdades milenares. E com 18 anos, sem condições nenhuma de ter estudos teológicos e com todas as condições de se sentir aprendiz dos adventistas e ex-adventistas, procurou reunir o que ele achava ser verdade e apresentar ao povo, mas de que forma? Como se a nova igreja, chamada Estudantes da Bíblia, fosse a verdadeira igreja que seria arrebatada. Ele negou verdades fundamentais, como a Trindade. Deixou de crer na pessoalidade do Espírito Santo. E não interpretando corretamente a pessoa do Espírito Santo, deixou de ser guiado por Ele a toda verdade.

          

Vídeos da Aula 1


         


Questionário - Copie essas perguntas no WORD e envie-as respondidas para o e-mail iacs33@hotmail.com.

1. O que você achou de interessante na forma como surgiu o movimento conhecido hoje como Testemunhas de Jeová?

2. Na sua opinião, por que é importante conhecer como surge uma seita?

3. Quais são alguns argumentos que você usaria para provar que Russell não poderia ter sido usado por Deus para reiniciar a obra de Deus na terra?

4. Quais foram algumas heresias que Russell ensinou?

5. Faça um breve comentário do que você achou dos dois vídeos exibidos nessa aula.