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AULA 8 - REFUTAÇÃO AOS ARGUMENTOS TJS CONTRA A TRINDADE - PARTE 4

Objetivo da aula - Continuar na refutação dos argumentos TJs contra a doutrina da Trindade.

                                                                                                                                                   

Continuação...

Zombaria em site TJ contra a Trindade - Créditos no final
31. Em vista de Hebreus 2:9, poderia Deus em qualquer circunstância ser inferior aos anjos? Ele é o Deus Todo-Poderoso para toda a eternidade.

Resposta cristã - Deus em nenhuma circunstância pode ser inferior aos anjos, tanto que nenhum anjo poderia ser Deus e se fazer homem. Jesus, como homem, tornou-se inferior aos anjos em posição, não em natureza divina. A mesma pergunta porderíamos fazer às TJs: Como Jesus, que é o mesmo ontem, hoje e sempre, fez-se menor que os anjos? (Hebreus 13:8) A questão está no "esvaziar-se" de Jesus, ou seja, assumir a natureza humana. Poucos cristãos sabem que o esvaziar-se de Jesus, em Filipenses 2:5-8, foi o fato de ele assumir a natureza humana, sem deixar de ser Deus. Assim, Deus, em sua natureza divina, jamais se fez inferior a nada. Mas uma vez que, mesmo sendo Deus, fez-se homem, enquanto homem, humilhou-se.

32. Se Jesus é Deus, como poderia aparecer perante a pessoa ou a presença de si próprio? Hebreus 9:24 declara: "Porque Cristo entrou, não num lugar santo feito por mãos, que é uma cópia da realidade, mas no próprio céu, para aparecer agora por nós perante a pessoa de Deus". (presença KJB) Note que não diz presença do Pai, mas sim, de Deus.

Resposta cristã - A expressão "Se Jesus é [ou era] Deus" não está na Bíblia. A Bíblia diz que Ele é. (João 8:58; 20:28) Quanto a expressão "perante a pessoa de Deus", temos algo a explicar. No antigo Israel, os sacerdotes levíticos cobriam a arca e a shekinah (a gloria esplendorosa de Deus),  pois se não o fizessem, morreriam. (Hebreus 9:5) Somente uma pessoa plenamente Deus resistiria comparecer diante da face, presença, pessoa de Deus. Quando a Bíblia diz que veremos a Deus (Mateus 5:8) é num sentido limitado, não na sua plenitude.

Só Deus pode ver Deus, por isso, "no princípio", Jesus estava com Deus, e era Deus. Jesus estava com Deus porque por toda a eternidade esteve com o Pai e o Espírito Santo. Portanto, Jesus que é Deus (João 1:1) pode comparecer perante Deus. Todavia, nesse contexto de Hebreus, o objetivo do escritor foi mostrar o papel de Sumo Sacerdote que Jesus exerceu entre nós e Deus, colocando Jesus Cristo no seu devido lugar em relação aos sumos sacerdotes pré-cristãos. 

33. É possível que o Deus Todo-Poderoso e Criador do universo estivesse confinado por nove meses no ventre de Maria? Se assim é, porque Satanás e os demónios não se apossaram dos céus na sua ausência e conquistaram a posição de adoração que tanto desejavam desde o principio.

Resposta cristã - Essa pergunta merece resposta porque a graça de Deus deve nos contagiar de paciência e misericórdia. Estar Jesus, como homem, no ventre de Maria, não fez Pai e Espírito Santo abandonarem os céus. E mesmo que, na hipótese absurda de que Deus tivesse estado ali, e só ali, por nove meses, o que não é ensino Bíblico, Deus continuaria sendo Todo-Poderoso para impedir que Satanás se apossasse de tudo. Não sei se o "deus TJ" seria capaz, mas o Deus da Bíblia seria. Esta uma das muitas perguntas TJs que provam que elas não sabem em que nós cremos, e se você também não souber, então teremos um grande problema. Perceba que tal pergunta é reflexo de uma crença anteriormente comentada de que Deus não está em toda parte.


34. Visto que os anjos são também chamados Filhos de Deus (Gen. 6:2), o que significa Jesus ser o Filho unigênito de Deus? (João 1:14; João 3:16; 1 João 4:9) Jesus foi o único criado diretamente por Deus. Todas as outras coisas foram criadas através de Jesus (Dicionário Strong: ( dia ) Uma preposição primária significando o instrumento ou o meio pelo qual um ato é realizado. Colossenses 1:16-18. Génesis 1:26 "Façamos o homem à nossa imagem." Jesus foi o Mestre de Obras de seu Pai (Prov. 8:22).

Resposta cristã - Os anjos e nós realmente somos chamodos de "filhos de Deus". As TJs creem que Jesus é o único Filho de Deus (unigênito) porque foi o único criado diretamente por Deus.  Mas unigênito não significa único criado, e sim único gerado.

Também, segundo as TJs, depois de ter criado Jesus, Jeová  teria  dado poderes a ele para criar tudo. Assim, quando a Bíblia diz que tudo foi feito por meio de Jesus, ensinam que o texto está dizendo que Jeová criou tudo por meio de seu único Filho, e utilizam-se de Dicionários que confirmam: A preposição "día", no grego, significa "por intermédio de", "instrumento ou meio pelo qual um ato é realizado". Que Deus Pai "usou" Deus Filho para criar tudo está correto, mas se Jesus não fosse Deus, mas um ser criado, será que Jesus teria criado tudo mesmo? Por exemplo, Jesus teria criado o tempo e o espaço espiritual para ele ocupar? Não, pois antes de criar Jesus, Jeová teria de ter criado o tempo e o espaço para Jesus ali estar. E se fosse assim, João 1:3 estaria incorreto ao afirmar que tudo foi feito por meio dele.

Mas e o que dizer de Provérbios 8:22? Ali diz na Bíblia TJ: "O próprio Jeová me produziu como princípio do seu caminho, a mais antiga das suas realizações de há muito." Afirmam se tratar de Jesus. Particularmente, eu não creio que o seja, pois dos capítulos 1 a 9 de Provérbios, a sabedoria está sendo personificada, e muitos dos versículos nesses capítulos não se coadunam com a pessoa de Jesus Cristo. Por exemplo, Provérbios 1:20, 21 é uma clara personificação da sabedoria, como uma mulher que grita nas praças. Em Provérbios 8:12 diz que a sabedoria habita com a prudência. Se a sabedoria fosse Jesus, quem seria a prudência? Assim, criar aqui, no hebraico qanáh, pode significar "trazida à luz", quando diz que "o próprio Jeová me produziu", ou então, "me trouxe à luz", "me mostrou". Mas suponhamos que fosse para referir-se à criação de Jesus; seria herético afirmar que a sabedoria personificada de Deus foi criada, pois ela é tão eterna quanto Deus, que é a fonte de toda sabedoria. (Romanos 11:33) Jamais a sabedoria de Deus foi criada! E caso o texto se refira a Jesus, não fala da sua criação, mas do modo como Deus o trouxe à luz, tornando-o conhecido.

35. Se Jesus era Deus, desde a eternidade, de tempo indefinido a tempo indefinido, o Alfa e o Ómega, sem princípio, etc, como pode ele ser chamado de Primogénito de toda a criação, ou o Princípio da criação? (Col. 1:15; Rev. 3:14)

Resposta cristã - O texto de Colossenses 1:15-18 explica o sentido de Jesus ser o Primogênito da Criação. D. A. Carson comenta muito bem esta explicação:
"O primogênito de toda a criação. No AT a palavra primogênito aparece mais de 130 vezes, descrevendo alguém que é supremo ou vem antes no tempo. O termo refere-se também àquele que tinha um lugar especial no amor do Pai: "Israel é meu filho, meu primogênito". (Êx. 4:22) Apesar de "primogênito" também significar o primeiro de uma série (cf. v. 18; Romanos 8:29), esse não pode ser o sentido aqui. O contexto deixa claro que Jesus é o primogênito porque todas as coisas foram criadas por meio dele (v. 16). Infelizmente, hoje em dia a palavra primogênito não transmite claramente essa noção de supremacia ou prioridade de posição. Como primogênito, Cristo é o único e diferente de toda a criação (cf. Hb 1.6) Ele é tanto anterior à criação quanto supremo sobre ela, visto que ele é o seu Senhor." - Comentário Bíblico Vida Nova, página 1904. 
Sobre Apocalipse 3:14, Jesus é descrito como o "princípio da criação de Deus". Querem as TJs que esse texto signifique que Jesus foi o primeiro, dentre muitos, a ser criado. Todavia, Jesus criou todas as coisas (João 1:3), assim, ele é o originador da criação, o que principou. E Deus, igualmente a Jesus, é chamado em Apocalipse 21:5 de "o princípio e o fim". Tanto Deus YHWH, como Jesus são o princípio.

36. O que é um filho? Se Jesus era o próprio Deus, porque ele é chamado de Filho de Deus, cerca de 85 vezes no Novo Testamento? Está a Bíblia a fazer uma declaração inexacta em cada caso? Porque descrevê-lo como Filho de Deus, e  confundir-nos, se ele era de fato o Deus Todo-Poderoso? Porque não dizer simplesmente que Deus veio à terra, que o Altíssimo nasceu de uma virgem, etc? Porque Jesus, vez após vez falou do seu Pai nos céus, se de fato ele, Jesus, era o Pai na forma humana, enquanto na terra? Não seria isso inexactidão? (Lucas 1:30-32)

Resposta cristã - Filho é a pessoa que tem a mesma natureza que o Pai. Por isso, todo filho é tão humano quanto seu pai. Da mesma forma, Jesus é o único Filho de Deus na acepção de ser o único tão Deus quanto o Pai. Todavia, Jesus não foi criado pelo Pai, mas sempre existiu, pois suas origens são desde os dias da eternidade. (Miquéias 5:2) Chamar Jesus de "o Filho de Deus" não confunde a ninguém conhecedor das Escrituras. Mas essa expressão ofendia os judeus, pois chamá-lo assim fazia de Jesus igual a Deus (João 19:7). Por fim, Jesus não é o Pai na forma humana. Não cremos nisso. Essa doutrina chama-se unicismo, conhecida como herética desde os séculos III e IV, pelos nome de Patripassionismo, ou seja, que o Pai veio como Filho e morreu na cruz como Pai e Filho por nós.

37. Se Jesus Cristo irá reinar no Reino por mil anos, (Rev 20:4) quem governará a seguir? 1 Coríntios 15:24 mostra que Jesus entregará o reino de volta a seu Deus e Pai. Porque seria isto necessário se eles são o mesmo? Significa isto que Jesus devolve o reino a si mesmo?

Resposta Cristã - Na doutrina da Trindade, cada Pessoa tem a sua função. Deus Pai confiou ao Filho o privilégio de Reinar para todo o sempre. (Lucas 1:33) Será para sempre ou por mil anos? Será para sempre! Por quê? Porque Jesus é Rei dos reis, e como tal não pode deixar de reinar. Assim, entregar o reino a Deus Pai significa apenas que Jesus não será o Rei num período específico, mas reinará como Deus, junto com o Pai e o Espírito Santo - Deus sobre todas as coisas - para sempre. O Deus triúno será tudo em todos, e nesse sentido Jesus reinará para sempre. Jesus entrega o reino a Pai, pois é o Pai que decide que Deus (Pai, Filho e Espírito Santo) reinem para sempre.


38. Marcos 13:32 diz-nos: "Acerca daquele dia e daquela hora ninguém sabe, nem os anjos no céu, nem o Filho, senão o Pai" Como poderia o Pai saber alguma coisa e o Filho não, se eles são co-iguais na mesma divindade? E se, como alguns argumentam, o Filho estava limitado pela sua natureza humana, porque o espírito santo não saberia?


Resposta cristã - Na pergunta, já encontramos a resposta: Jesus estava limitado por sua natureza humana. Então, respondendo a próxima pergunta, por que o Espírito Santo não saberia? O texto não disse isso, mas as TJs e talvez muitos de nós poderíamos deduzir isso da expressão "unicamente o Pai". Para as TJs, e para nós, o Pai é Deus. E quem, além do Espírito de Deus conhece as coisas de Deus? (1 Coríntios 2:11) Então, o Espírito de Deus (que até as TJs reconhecem se tratar aqui do Espírito Santo, mas como força ativa), sabia sim. E por que Jesus não disse isso, mas disse que somente o Pai sabia? Porque quando Jesus falava essas palavras a seus discípulos, o Espírito Santo de Deus não havia iniciado sua obra, senão em Pentecostes de 33 d.C.. Simplesmente, Jesus não falou do que seus ouvintes ainda não entenderiam. Mas quando Ele viesse, o Espírito da Verdade (João 16:13, 14), então saberiam quem era Ele. Por isso, então, Paulo, bem depois do Pentecostes, afirma que o Espírito Santo, e só ele, sabe as coisas de Deus.

As TJs precisam tomar cuidado com não interpretar as palavras "senão", "exceto", "unicamente" da forma estrita como fazem. Por exemplo, em Apocalipse 2:17 fala de pessoas recebendo um nome que ninguém conhece, exceto aquele que o recebe. Deus não sabe? Jesus não sabe? O Espírito Santo não sabe? Em Apocalipse 19:12, 13, 16, fala que Jesus tem um nome que ninguém sabe, exceto Ele. O Pai não sabe? O Espírito Santo não sabe? Assim, "exceto" e suas palavras ou expressões sinônimas podem, às vezes, não indicar o seu sentido estrito, num contexto teológico.

39. "A mãe dos filhos de Zebedeu …disse-lhe: "Manda que estes dois filhos meus se assentem, no teu reino, um à tua direita e outro à tua esquerda." Jesus disse: "Bebereis, de fato, o meu copo, mas, assentar-se à minha direita e à minha esquerda não é meu para dar, mas pertence àqueles para quem tem sido preparado por meu Pai." (Mateus 20:20-23) Porque Jesus disse estas palavras se ele era Deus? Estava Jesus apenas respondendo segundo a sua "natureza humana"? Se, como afirmam os trinitaristas, Jesus era verdadeiro "Deus-homem", quer Deus quer homem, nem apenas um ou outro, seria verdadeiramente consistente a explicação que ele deu? Será que Mateus 20:23 não revela antes que o Filho não é igual ao Pai, e que apenas ao Pai estão reservadas algumas prerrogativas?

Resposta cristã - Novamente, essa argumentação prova três ensinos bíblicos nos quais cremos: Que Jesus é uma Pessoa, o Pai é outra, que Jesus é submisso ao Pai, aqui na terra e no céu (mesmo tendo toda a autoridade), e que ser submisso não indica inferioridade, a menos que a natureza seja inferior. Enquanto na terra, Jesus, como homem, era inferior em natureza, mas Ele tinha natureza divina. Mas Jesus é igual em natureza divina ao Pai, como sempre foi, e mesmo sendo submisso, não significa que não possa ser o mesmo Deus junto com o Pai e o Espírito Santo.

40. Mateus 26:39 diz: "E, indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto [em terra], orando e dizendo:  "Pai meu, se for possível, deixa que este copo se afaste de mim. Contudo, não como eu quero, mas como tu queres. "Se o Pai e o Filho eram de apenas uma substância co-iguais, não seria esta oração sem sentido? Jesus estaria orando a si próprio, e a sua vontade seria necessariamente a vontade do Pai.

Resposta cristã - Outro caso que mostra naturezas distintas de Jesus Cristo. O homem Jesus sabia que morreria, e não era masoquista a ponto de gostar de sofrer. Todavia, não foi a "substância" divina que partia para a morte, pois Deus não morre. Deus é Espírito. (João 4:24) Portanto, a oração, como homem, de Jesus não era sem sentido. Expressava confiança de Jesus, enquanto homem, de que a vontade de Deus para com Ele devesse ser cumprida.

41. Mateus 12:31, 32 diz-nos: "Por esta razão, eu vos digo: Toda sorte de pecado e blasfêmia será perdoada aos homens, mas a blasfêmia contra o espírito não será perdoada. Por exemplo, quem falar uma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas quem falar contra o espírito santo, não lhe será perdoado, não, nem neste sistema de coisas, nem no que há de vir".  Visto que os pecados contra o Filho seriam perdoados, mas os pecados contra o espírito santo não, indica isto que o espírito santo é de alguma forma maior que o Filho? Isso contrariaria abertamente a Trindade.

Resposta cristã - A Bíblia ensina que é o Espírito Santo quem convence as pessoas do pecado. Aqueles que jamais se arrependem até a morte pecam contra Ele. Assim, não aceitar a Jesus como único Salvador é pecar contra o Espírito Santo. Adulterar sem jamais se arrepender também. Xingar a pessoa de Deus Pai sem jamais voltar atrás também. Portanto, quando Jesus fala de pecar contra o Filho, como ocorreu com os dois que estavam na cruz com Jesus, que blasfemavam contra o Filho, tem perdão, desde que haja arrependimento. Um deles não se arrependeu, mas o outro sim. (Compare Mateus 27:44 com Lucas 23:39-43) Assim, quem peca contra o Espírito Santo de Deus já pecou contra Deus Pai, e contra Jesus, mas jamais se arrependeu até a morte. De forma alguma significa que o Espírito Santo seja superior ao Pai e ao Filho, mas indica que o agir do Espírito Santo não resultou no convencimento dessas pessoas sobre o pecado.

42. A palavra hebraica Shaddai e a palavra grega Pantokrator são ambas traduzidas por "Todo-Poderoso". Ambas as palavras nas suas línguas originais são aplicadas a Jeová, o Pai. (Êxodo 6:3; Rev. 19:6) Porque esta expressão nunca é aplicada ao Filho ou ao espírito santo?

Resposta cristã - Jeová não é apenas o Pai. O Pai é YHWH como Deus, o Filho é YHWH como Deus. O Espírito Santo é YHWH como Deus. Mas YHWH é um só YHWH. (Deuteronômio 6:4) O interessante é que a Bíblia jamais chama o Pai de Todo-Poderoso. Apenas refere-se a Deus como tal. Nem Jesus chamou seu Pai de Todo-Poderoso, mas disse: "Eu sou, e vereis o Filho do Homem assentado à direita do Todo-Poderoso e vindo com as nuvens do céu" (Marcos 14:62) e "Desde agora, estará sentado o Filho do Homem à direita do Todo-Poderoso Deus". (Lucas 22:69) Assim, é óbvio que YHWH é o Todo-Poderoso: O Pai, o Filho e o Espírito Santo. Quem tem toda a autoridade no céu e na terra é Todo-Poderoso. (Mateus 28:18) Se a Bíblia fala de poder de Espírito Santo (Romanos 15:13), Ele é Todo-Poderoso. E quanto ao Pai, também.


43. Visto que 1 Coríntios 11:3 diz: "Mas, quero que saibais que a cabeça de todo homem é o Cristo; por sua vez, a  cabeça da mulher é o homem; por sua vez, a cabeça do Cristo é Deus", não revela isto que Deus está numa posição superior a Cristo? Alguns acreditam que é assim apenas enquanto Jesus estava na terra. Mas é de notar que isto foi escrito cerca de 55 E.C, alguns 22 anos após Jesus retornar ao céu. Então a verdade aqui aplica-se à relação existente entre Deus e Cristo nos céus.

Resposta cristã - Jesus, certamente, tem Deus como cabeça antes, durante e depois de sua encarnação. Antes, porque foi enviado. (João 3:16) Durante, porque foi obediente até a morte. (Filipenses 2:5-8) E depois porque continou submisso, conforme 1 Coríntios 11:3. Mas submissão não implica em inferioridade quanto à natureza, apenas em posição. Assim como a mulher é inferior ao homem em posição, mas não em natureza, assim também Jesus, em relação a Deus (Pai), é inferior em posição, mas igual em natureza.

44. Porque é que Jesus não é o único Deus a quem os cristãos têm de adorar? 1 Coríntios 8:5, 6 diz: "Pois, embora haja os que se chamem "deuses", quer no céu, quer na terra, assim como há muitos "deuses" e muitos "senhores", para nós há realmente um só Deus, o Pai, de quem procedem todas as coisas, e nós para ele; e há um só Senhor, Jesus Cristo, por intermédio de quem são todas as coisas, e nós por intermédio dele". Este texto apresenta o Pai como o "único Deus" dos cristãos e como estando numa classe distinta de Jesus Cristo.

Resposta cristã - Se só existisse esse texto nas Escrituras em que ocorrem as palavras "Deus" e "Senhor", as TJs poderiam ter razão. Todavia, essas palavras são utilizadas de modo intercambiável para o Pai e o Filho. Veja:

SENHOR.
  • DEUS PAI - "Então, disse Moisés ao SENHOR: Ah! Senhor! Eu nunca fui eloqüente, nem outrora, nem depois que falaste a teu servo; pois sou pesado de boca e pesado de língua. - Êxodo 4:10.
  • DEUS FILHO - "Esta é a palavra que Deus enviou aos filhos de Israel, anunciando-lhes o evangelho da paz, por meio de Jesus Cristo. Este é o Senhor de todos." - Atos 10:36.
DEUS
  • DEUS PAI - "Todavia, para nós há um só Deus, o Pai." - 1 Coríntios 8:6. 
  • DEUS FILHO - "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus." - João 1:1.
DEUS e SENHOR
  • DEUS PAI - "Voltei o rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, pano de saco e cinza." - Daniel 9:3.
  • DEUS FILHO - "Estando as portas trancadas, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente. Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram." - João 20:26-29.
Perguntar às TJs quem é o Senhor Deus delas dará uma boa oportunidade para arrazoar com elas.

45. Através das Escrituras Jesus é apresentado como sendo inferior ao Pai, em várias situações, como em João 14:28. ("O Pai é maior do que eu"). Visto que estas escrituras são explicadas por dizer que só era assim porque o Filho estava limitado pela sua condição humana enquanto na terra, quer dizer que durante 33 anos não houve trindade? Significa que por 33 anos o Filho não foi co-igual, co-existente e co-eterno com o seu Pai?

Resposta cristã - Se crêssemos que Jesus deixou de ser Deus enquanto homem, sim. Mas Deus é Espírito, e Jesus, existindo na forma de Deus, se fez homem. Então, enquanto homem, era Deus, mas veio morrer como homem, não como Deus. Portanto, a Trindade não deixou de existir jamais, nem no instante em que Jesus morreu, pois seu Espírito saiu daquele corpo morto, mas retornou a ele três dias depois, tornando aquele corpo glorificado.

46. Como se pode usar João 8:58: "Antes de Abraão existir, EU SOU" e ligar à declaração de Jeová em Êxodo 3:14 "EU SOU enviou-me a vós"? Fazendo isso faria da declaração de Jesus "EU SOU" um título, um nome, fazendo desta frase um frase incorrecta, uma sentença incompleta, não fazendo qualquer sentido. [Exemplo: Substitua qualquer nome por "EU SOU": "Antes de Abraão existir, Henrique." etc]

Resposta cristã - Jesus não disse "Eu sou" para se referir a seu nome pessoal, mas usou tal expressão para apontar para a sua eternidade, e por fazer isso, para a sua Divindade. E os judeus entenderam isso, e consideraram uma blasfêmia, como as TJs também. Enquanto que os judeus, devido a essa suposta blasfêmia, tentaram apedrejar Jesus (João 8:59), as TJs tentam nos apedrejar no campo das ofensas pessoais, nos chamando de membros de Babilônia, a Grande, filhos do Diabo. Nós devemos perdoá-las. Em João 8:25-58, Jesus usa três vezes a expressão "eu sou". Nas duas primeiras, os judeus não entenderam que EU SOU indicava sua eternidade, mas foram perceber isso na última vez quando associou "EU SOU" com "antes de Abraão existir". Assim, o adjunto adverbial de tempo que Jesus usou fez os judeus entenderem o ponto, mas considerarem como blasfêmia. No entanto, as TJs entendem que Jesus estava apenas querendo dizer que existia antes de Abraão, mas não que fosse Deus. Se esse fosse o caso, teriam considerado Jesus como louco, pois ele estaria afirmando ser mais velho que Abraão. Mas como entenderam que Jesus quis dizer EU SOU, citando Êxodo 3:14, que em hebraico é "’Eh‧yéh ’Ashér ’Eh‧yéh", EU SOU O QUE SOU, então Ele sofreu a tentativa de apedrejamento, pois se identificou com o nome de Deus.

47. Porque é Jesus apresentado como "o único mediador entre Deus e o homem"? Visto que por definição um mediador é alguém separado daqueles que precisam da mediação, seria uma contradição ele ser uma entidade com que uma das partes estava a tentar ser reconciliada. (Ilustração: Quando patrões e sindicatos estão a negociar, um mediador do Estado é convidado a mediar a duas partes. Ele é imparcial. Ele não seria justo como mediador, se ele fosse quer patrão, quer empregado, pois não? Da mesma forma, Jesus é um mediador entre Deus e os homens. Ele não é nem Deus nem homem. Quando se está negociando com uma das partes não se está negociando através de um mediador. Como Gálatas 3:20 declara: "Ora, não há mediador onde apenas uma pessoa está envolvida, mas Deus é apenas um".

Resposta cristã - Este argumento é bastante usado pelas TJs. Temos que raciocinar amorosamente que se Jesus não nem Deus e nem homem, ele seria o que? Uma vaca? Acho que não! Se a ilustração TJ tivesse sentido, qualquer anjo poderia ser mediador: Não sendo Deus e nem homem. Todavia, mediador é a pessoa que, nos tempos bíblicos, precisava conhecer muito bem os dois lados do problema para unir as partes. Quem além de Jesus, que é Deus e assumiu a forma humana, estaria em melhor condições de agir como tal? Por isso, só há um mediador.

48. O que significa Jesus ser chamado de Jesus Cristo? Não é o seu último nome. Cristo significa "ungido". Se Jesus é Deus, como pode ele ser ungido? E por quem? Ungido é receber autoridade ou comissão por um superior, a quem não tem essa autoridade. Jesus diz: ""O espírito de Jeová está sobre mim, porque me ungiu para declarar boas novas aos pobres." (Lucas 4:18) Aqui Deus é evidentemente o seu superior, pois ele ungiu Jesus e deu-lhe autoridade que ele antes não tinha.

Resposta cristã -  Jesus nasceu Cristo, como homem, não como Deus. Até Herodes sabia disso quando perguntou aos principais sacerdotes "onde haveria de nascer o Cristo". (Mateus 2:4) As TJs ensinam que Jesus se tornou Cristo no seu batismo. Isso é mentira! Essa heresia já era ensinada pelos Adocionistas, do séculos II e III, que apregoavam um Jesus se tornando Filho no Batismo e sendo ungido (tornando-se um cristo) naquela ocasião.

49. Como Jesus teria que aprender a obediência? Hebreus 5:8 diz-nos que Jesus "aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu." Podemos imaginar Deus ter que aprender alguma coisa? Não, mas Jesus tinha, pois ele não sabia o mesmo que Deus sabia. E ele teve que aprender aquilo que Deus nunca terá que aprender, OBEDIÊNCIA. Deus nunca tem que obedecer a ninguém.

Resposta cristã - Jesus se fez homem, e como tal, desde que nasceu, aprendeu a falar, e foi ensinado pelos seus pais a obedecer. Jamais, nós que cremos na Trindade, afirmamos que Jesus, por ser Deus, nasceu obedecendo. Quanto à pergunta: "Podemos imaginar Deus ter que aprender alguma coisa?" seria bom raciocinar com as TJs que o Deus delas aprende com o futuro, pois por saber o futuro apenas quando quer, ele acaba aprendendo sim. O mesmo poderíamos perguntar às TJs sobre o Jesus delas: Como pode a segunda pessoa mais sábia do Universo, Jesus, aprender a obediência, se ela já era obediente? Certamente, as TJs concordariam que o "jesus" delas teve que aprender a ser obediente porque se fez homem. O mesmo se dá com o Jesus da Bíblia. Por ser Todo-Poderoso, fez-se homem e como tal aprendeu a ser obediente. A quem? Ao Pai dEle, Deus.

50. Se Jesus é Deus, porque é que Estêvão viu duas pessoas no céu? Estêvão "fitou os olhos no céu e avistou a glória de Deus, e Jesus em pé à direita de Deus." (Atos 7:55) Claramente viu duas pessoas distintas. Estêvão menciona que Jesus está à direita de Deus e não simplesmente à direita do Pai. E se Jesus é parte de uma divindade trinitária, porque é que Estêvão não viu também o espírito santo ou três pessoas?

Resposta cristã - O relato mostra o Espirito Santo atuando nos últimos momentos de vida de Estêvão, enchendo-o de poder, para que ele pudesse ter aquela visão. E Estêvão viu pessoas distintas, exatamente em que nós cremos. Explique isso às TJs.


51. Se alguma das questões anteriores foi respondida com a declaração "É UM MISTÉRIO", então explique as seguintes passagens: 1 Coríntios 2:10; 1 João 5:20; 2 Timóteo 2:7; Efésios 3:5; 1 Pedro 1:12; e Lucas 24:45.

Resposta cristã - Colossenses 2:2 chama a Jesus, no grego original, de "o mistério de Deus". Nisto cremos. Mistério por quê? Não no sentido da palavra portuguesa, que denota algo misterioso, amedrontador, mas porque, conforme W. E. Vine explica, mistério se refere a algo que para entendermos depende da revelação divina. E conhecemos Jesus revelado como Deus Unigênito (João 1:18) e como homem (1 Timóteo 2:5) Quanto aos textos citados, respondamos às TJs com amor, usando a "bíblia" delas:


"1 Coríntios 2:10 - Porque é a nós que Deus as tem revelado por intermédio de seu espírito, pois o espírito pesquisa todas as coisas, até mesmo as coisas profundas de Deus." 

Resposta cristã - As TJs usam esse texto para raciocinar que Deus revela, e não gosta de mistérios. Expliquemos a elas que muitos aspectos sobre Deus são revelados, mas não explicados. Por exemplo, Deus não tem princípio (Salmo 90:2), mas não temos como explicar. Cremos pela fé. No caso da Trindade, Deus se revelou assim, e a Bíblia chama de Deus ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Embora não saibamos explicar como, cremos pela fé. O Espírito Santo, assim, nos revelou coisas profundas de Deus, mas não temos como explicá-las, apenas confessá-las.


"1 João 5:20 - Mas, sabemos que o Filho de Deus veio e nos deu capacidade intelectual para podermos obter conhecimento do verdadeiro. E nós estamos em união com o verdadeiro, por meio do seu Filho Jesus Cristo. Esse é o verdadeiro Deus e a vida eterna."

Resposta cristã - Obter conhecimento do verdadeiro não significa que iremos conseguir explicar as coisas profundas de Deus que o Espírito Santo nos revelou através da Bíblia, afinal os pensamentos e os caminhos do SENHOR YHWH são infinitamente superiores aos nossos. (Isaías 55:8, 9) No entanto, as TJs acham que podem explicar Deus. Precisamos citar a elas a diferença entre saber uma verdade sobre Deus e explicá-la.

2 Timóteo 2:7 - "Pensa constantemente no que digo; o Senhor te dará realmente discernimento em todas as coisas".

Resposta cristã - Em todas as coisas, dentro das limitações humanas, e referentes ao contexto imediato das palavras de Paulo a Timóteo. Por isso, Paulo disse: "Presta constantemente atenção no que digo". Deus está tão além de nossa compreensão que Ele se revela tendo olhos, cabelos brancos, quadris, pois está sentado num trono - tudo isso para se acomodar à nossa mente frágil e pequena. Se as TJs usarem esse texto como prova contra a Trindade, por crermos nela pela fé, sem explicações específicas, então terão de explicar a nós como Jesus fez para andar na água.

Efésios 3:5 - "Em outras gerações, este [segredo] não foi dado a conhecer aos filhos dos homens assim como agora tem sido revelado aos seus santos apóstolos e profetas, por espírito."

Resposta cristã - Novamente, o texto de Efésios 3:1-5 refere-se a Paulo ter conhecido o mistério (segredo) de Jesus Cristo, que lhe foi revelado pelo Espírito. Aqui, o contexto não é sobre a natureza de Deus, mas sobre como Jesus foi revelado a Paulo. E mesmo que se referisse à Trindade, já consideramos que Deus nos revela verdades sobre Ele que não podemos compreender.

1 Pedro 1:12 - "Foi-lhes revelado que não era para eles, mas para vós, que ministravam as coisas que agora vos foram anunciadas por intermédio dos que vos declararam as boas novas com espírito santo enviado desde o céu. Nestas coisas é que os anjos estão desejosos de olhar de perto."

Resposta cristã - O contexto são as boas novas, o evangelho de Jesus Cristo. Talvez as TJs raciocinem: Tudo o que Deus revelou na Bíblia pode ser entendido. Portanto, nada sobre Deus pode ficar sem explicação. Mas se você ouvir isso, já sabe o que dizer, o que perguntar. Por exemplo, mais uma sugestão seria perguntar: Dê-me uma explicação completa de como Deus pôs Jesus no ventre de Maria sem a intervenção de um pai humano.

Lucas 24:45 - "Abriu-lhes então plenamente as mentes para que compreendessem o significado das Escrituras". 

Resposta cristã - Qual o contexto desse texto? Os discípulos estavam admirados de verem Jesus ressuscitado, tanto que nem o reconheceram, ou pensavam estar vendo um fantasma. Então, Jesus passa a explicar-lhes o que as Escrituras diziam sobre Ele. O fato de Jesus ter explicado mostra que podemos também não entender certas coisas mais profundas do que as profecias cumpridas em Jesus. 

Conclusão

Procurei responder aos questionamentos TJs, extraídos ou baseados em opiniões formais (por escrito) e informais (argumentos criados sem caráter oficial) do Corpo Governante. Espero que tenha lhe ajudado a discernir a linguagem que deve prevalecer ao raciocinar com uma TJ, usando a linguagem dela, o mesmo método de indução.

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Créditos da ilustração no topo: http://sites.google.com/site/atestemunhadejeova/home/a-doutrina-da-trindade/1o---trindade-por-tj7

                                                                                                                                                    

Perguntas

1. Dos 51 questionamentos, escolha 5 que você julgue ser "perguntas bem feitas".

2. Dos 51 questionamentos, escolha 5 que você julgue entre aquelas que você diria a si mesmo: "Nada a ver mesmo! Que pergunta mais absurda!"

3. Dos 51 questionamentos, escolha 5 que você gostaria de uma explicação melhor do professor.

4. Além dos 51 questionamentos, você gostaria de saber a resposta de outro?

5. Destaque um ponto importante para você de cada vídeo que você assistiu.