I A C S - Instituto Apologético Cristo Salva - Tire suas dúvidas pelo SKYPE - fernandogalli1234 Telefone: 16 - 33927212

AULA 4 - AS TJS E A ONIPRESENÇA E ONISCIÊNCIA DE DEUS

Objetivo da aula - Aumentar nosso amor pelas TJs e dar ferramentas evangelísticas para desconstruir na mente delas o "deus" em que creem.



Em primeiro lugar, como anda o seu conhecimento teológico sobre Deus? Creio que sempre temos o que aprender sobre Ele, afinal de contas os caminhos e pensamentos dEle são infinitamente superiores aos nossos. (Isaías 55:8, 9) Todavia, não se pode admitir que cristãos não saibam doutrinas básicas sobre a Pessoa e a Natureza de Deus encontradas na Bíblia. Wayne Grudem, teólogo renomado, em sua teologia sistemática, dos capítulos 9 a 13, propoe perguntas nos respectivos inícios de capítulos, como: "Como sabemos que Deus existe?", "Será que realmente podemos conhecer a Deus?"; "Quanto de Deus podemos conhecer?", "Em que aspectos Deus é diferente de nós?" e "Como Deus pode ser três pessoas, porém um só Deus?" Mais adiante, em sua teologia, dos capítulos 26 em diante, Grudem propoe responder às seguintes perguntas: "Como Jesus pode ser plenamente Deus e plenamente homem, e ainda assim uma pessoa?" e "Quais são as atividades distintas do Espírito Santo na história da Bíblia?" Qualquer cristão que saiba corretamente as respostas a essas perguntas seria capaz de refutar noventa por cento das heresias TJs contra a Pessoa de Deus. Por isso, espero que você faça sua parte em aprofundar seus conhecimentos nessa área. Mesmo assim, ajudar-lhe-ei a refutar as heresias TJs usando conhecimentos teológicos aceitos por todas as denominações cristãs, por se tratar de doutrina básica do Cristianismo.

Mas antes de enveredarmos pelas doutrinas TJs, quero te dar uma informação valiosa. Os seguidores dessa seita realmente amam o seu Deus, e se entregam de corpo e alma para defender o que creem ser verdades ensinadas por esse Deus, através de seu Corpo Governante. Saem de casa em casa para "ensinar e pregar" as "boas novas" desse "deus" com todo o fervor. Então, de início, devemos pensar: Como raciocinar com elas à base das Escrituras sobre o verdadeiro Deus, sem ofendê-las? Como refutar suas heresias de um modo bíblico, sem deixar a linguagem teológica assustá-las, já que tanto pregam contra os ensinos teológicos de nossas igrejas? Proponho, então, partirmos de seus livros, para saber no que creem sobre Deus, o Pai, sobre Jesus e sobre o Espírito Santo. Como nas outras aulas, procurarei refutar essas heresias, e após isso dar sugestões de abordagens evangelísticas para fazê-las pensar biblicamente, numa linguagem mais próxima delas.

Por último, quero avisá-los de que não tratarei nas próximas três aulas sobre o nome de Deus, Jeová, quanto a se esta é a correta pronúncia. E como dica evangelística, se você quiser decepcionar uma TJ, diga a ela, em suas primeiras conversas, que o nome de Deus não é Jeová. Jamais faça isso! Pelo contrário, como essa pronúncia já se generalizou no meio cristão, até em nossas Bíblias e hinários, seria oportuno usá-la como base para acordo mútuo. 

A Definição TJ sobre DEUS.

Quando uma TJ depende exclusivamente da literatura da seita para "definir" o Deus Todo-Poderoso, ela sente-se satisfeita. Como estudaremos mais adiante, a seita não tem o Espírito Santo para ensinar seus adeptos, por isso, ou entende muito pouco do que a Bíblia ensina sobre Deus, ou desconhecem certas verdades sobre Ele, ou compreendem totalmente errado, ou ainda, discordam do que está evidente nas Escrituras. Com as referências extraídas das publicações da seita, nessa e nas próximas aulas, você perceberá que sem o Espírito Santo, o "deus" TJ passa a ser um ente explicável, cognoscível, e lógico de acordo com a ótica humana.
Definição TJ para Deus 1: "O Verdadeiro Deus Jeová. O verdadeiro Deus não é Deus sem nome. Seu nome é Jeová. (De 6:4; Sal 83:18) Ele é Deus em razão da sua qualidade de Criador. (Gên 1:1; Re 4:11) O verdadeiro Deus é real (Jo 7:28), é uma pessoa (At 3:19; He 9:24) e não é uma lei natural sem vida operando sem um legislador vivo, nem é uma força cega operando por meio duma série de acasos para desenvolver uma ou outra coisa." - Estudo Perspicaz das Escrituras, página 690, volume 1. 
Conforme definição acima, percebemos que há alguns conceitos corretos sobre Deus. Por exemplo, Ele ser real, não ser uma força ou lei natural, mas um Deus pessoal. Todavia, afirmam que "ele é Deus em razão da sua qualidade de Criador". A definição, em si, tem seu lado correto, pois só Deus é Criador; mas Deus sempre foi Deus, antes mesmo de criar. Assim, percebemos uma definição que poderia ser melhor trabalhada.

Evangelizando as TJs: Podemos usar, então, a definição TJ acima como base de acordo mútuo. Quando uma TJ lhe abordar, sempre preparada para provar que você não sabe tanto quanto ela, por lhe surpreender com perguntas e argumentos de impacto, sugiro que vá até ela com uma mensagem por escrito contendo os seguintes dizeres:
  1. As TJs creem na seguinte definição sobre Deus: (reescreva a definição acima);
  2. Pelo que aprendi com a Bíblia, Deus sempre foi Deus. Ele criou todas as coisas para que elas glorificassem o seu nome. - Salmo 19:1.
  3. Creio que Deus é Espírito (João 4:24), que ninguém jamais viu a Deus (João 1:18), que Deus conhece todas as coisas (1 João 3:20), que Deus possui toda a sabedoria, "pois ele escolhe as melhores metas e os melhores meios para alcançar essas metas". (GRUDEN, Wayne) Ele é Deus de veracidade (ou fidelidade), confiável. (1 João 5:20). Também que Deus é infinitamente bom - tudo o que faz é digno de aprovação. (Lucas 18:19; Salmo 34:8). Deus é amor. (1 João 4:8) O meu Deus é rico em Misericórdia, benignidade imerecida (graça) e paciência. (Êxodo 34:6; Salmo 103:8) O meu Deus é Santo. (Salmo 71:22; 78:41; 1 Pedro 1:16) O meu Deus Jeová é Deus de paz - perfeitamente separado de toda desordem e confusão. (Salmo 121:4) O Deus Jeová é reto e justo. (Deuteronômio 32:4) É também um Deus zeloso, pois sempre protege a sua honra e o seu santo nome. (2 Coríntios 11:2) Creio num Deus que se ira e odeia todo pecado. (Êxodo 32:9, 10; Romanos 1:18). O meu Deus Yahweh tem o propósito de que cumpramos a sua vontade. (Tiago 4:13-15; Lucas 22:42) O Deus da Bíblia tem a liberdade de fazer o que bem entender. (Salmo 115:3) Ele é onipotente, pois faz tudo o que for da sua vontade. (Apocalipse 1:8) Creio que meu Deus Yahweh seja perfeito - Ele não carece de nada; É completo em si mesmo. (Mateus 5:48; Deuteronômio 32:4) Ele é bendito e Soberano. (1 Timóteo 6:15) É um Deus de beleza, pois a soma de todos os seus atributos o torna incomparavelmente belo. (Salmo 27:4) Por fim, o meu Deus Yahveh é um Deus de glória, o Rei da Glória. (Salmo 24:10) - Extraído de WAYNE, Graden. Teologia Sistemática, páginas 131 a 163.
  4. Pergunte à TJ se ela concorda com a Bíblia, nesses pontos.
  5. Convide-a para trocarem mais informações sobre os atributos do Verdadeiro Deus.
  6. Prepare-se para falar, nas próximas vezes, sobre Eternidade, Onipresença, Onipotência, Onisciência e Imutabilidade. (Esses assuntos serão discutidos mais abaixo).
O propósito da abordagem acima é demonstrar sua fé no Deus na Bíblia. Perceba que algumas vezes usou-se o nome Jeová, outras vezes Yahweh, como forma de prepará-la para uma pronúncia muito mais provável. Não mencione a ela o nome de Wayne Gruden, mas use apenas a Bíblia. Objetive novas visitas ou conversas.

A próxima definição TJ sobre Deus poderá ser muito bem utilizada para iniciar uma série de conversações bíblicas, sempre com um tema de cada vez. Veja o "gancho" que nos dão para raciocinarmos com elas sobre um Deus de muitos mistérios:
Podemos observar acima que não há heresias aqui. Mas as TJs acreditam que não existem mistérios na adoração de Deus. Ensinam isso porque não admitem a Doutrina da Trindade, úm mistério para mente humana.
Definição TJ sobre Deus 2 - "Infinito, mas acessível. O verdadeiro Deus é infinito e está além de ser plenamente compreendido pela mente do homem. A criatura nunca poderia esperar tornar-se igual ao seu Criador ou compreender como funciona a Sua mente. (Ro 11:33-36) Mas Ele pode ser encontrado e é acessível, e supre aos seus adoradores todo o necessário para o bem-estar e a felicidade deles. (At 17:26, 27; Sal 145:16)" - Estudo Perspicaz das Escrituras, página 690, volume 1.
Conforme veremos mais adiante, as TJs entendem que a expressão "absorvam conhecimento de ti, o único Deus verdadeiro" (João 17:3, Tradução do Novo Mundo) implica que podemos explicar Deus, e que não existem mistérios na adoração de Deus. Todavia, neste texto acima, o Corpo Governante admite que Deus "está além de ser plenamente compreendido pela mente do homem". Mesmo assim, explicam a Deus de uma forma muito simples. Veja suas crenças:

1. Só o Pai é Deus. Assim, Ele criou Jesus através de sua força ativa, ou "espírito santo".
2. Deus não é onipresente, mas está num local fixo do universo, e usa seu "espírito santo" para observar todas as coisas.
3. Deus sabe de todas as coisas no passado e no presente, mas quanto ao futuro, Ele só sabe quando deseja.

Evangelizando as TJs - Sabendo disso, precisamos usar versículos bíblicos para ensiná-las a pensar biblicamente. Por isso, sugiro a seguinte abordagem, quando você pretender falar sobre o Deus da Bíblia.
  1. Pesquisando suas publicações, encontrei algo interessante. Por exemplo, vocês admitem acertadamente que é impossível a mente humana compreender plenamente a Deus. (Mencione o texto em vermelho acima).
  2. Pergunte: Você saberia mencionar algumas coisas que jamais compreenderemos sobre Deus?
  3. Depois de ouvir a resposta, agradeça, diga que você deseja que Jeová continue ensinando vocês através do Espírito Santo, e convide a TJ a considerar um dos assuntos abaixo. 
O DEUS ONIPRESENTE DA BÍBLIA VERSUS O deus TJ

"Seus atributos. O verdadeiro Deus não é onipresente, porque se fala dele como tendo localização. (1Rs 8:49; Jo 16:28; He 9:24) Seu trono está no céu. (Is 66:1) Ele é onipotente, sendo o Deus Todo-poderoso. (Gên 17:1; Re 16:14) “Todas as coisas estão nuas e abertamente expostas aos olhos” dele, e ele é “Aquele que desde o princípio conta o final”. (He 4:13; Is 46:10, 11; 1Sa 2:3) Seu poder e seu conhecimento se estendem a toda a parte, atingindo todo canto do universo. — 2Cr 16:9; Sal 139:7-12; Am 9:2-4." - Estudo Perspicaz das Escrituras, página 690, 691, volume 1.


"Deus é realmente onipotente e é onisciente no sentido de que nada pode ser escondido dele. Mas será que ele é onipresente? Será que Deus está em toda a parte, ou ele é uma pessoa que tem um lugar específico de morada? Onde está Deus? Em diversos versículos da Bíblia, “os céus” são mencionados como o “lugar estabelecido de morada” de Deus. (1 Reis 8:39, 43, 49; 2 Crônicas 6:33, 39) Entretanto, um relato bíblico descreve a magnitude de Jeová Deus nos seguintes termos: “Morará Deus verdadeiramente com a humanidade na terra? Eis que o céu, sim, o céu dos próprios céus não te pode conter.” — 2 Crônicas 6:18. “Deus é Espírito”, diz a Bíblia. (João 4:24) Portanto, ele reside num domínio espiritual independente do Universo físico. Quando a Bíblia menciona os “céus” como lugar de morada de Deus, refere-se ao lugar elevado onde ele reside, em contraste com o ambiente material em que nós residimos. De qualquer forma, a Bíblia ensina que, na realidade, a morada de Deus é claramente diferente do Universo físico, mas, ao mesmo tempo, um lugar bem definido. — Jó 2:1-2." - Despertai! de 8 de março de 2005, página 20.
Livro O SER DE DEUS E SEUS ATRIBUTOS, página 211. Cultura Cristã.
Será que teríamos conhecimento bíblico e teológico para refutarmos essas declarações blasfêmias? Seríamos capazes de ensinar as TJs com paciência? Gostaria de que você lesse com calma definições de teólogos sobre em que cremos, com as devidas bases bíblicas, sobre a onipresença de Deus.Observe que nesses parágrafos, a linguagem teológica é muito mais precisa. O linha de raciocínio é convincente. Enquanto as TJs ensinam que Deus está num ponto fixo do universo espiritual, não do material, a Bíblia ensina que Deus "enche os céus e a terra". Por outro lado, quando as TJs ensinam que Deus precisa de um espaço espiritual para estar, incorrem em heresia, pois se Deus precisasse de espaço para estar, esse espaço seria tão sem princípio quanto Ele, e Deus existe antes de tudo, quer nos céus, quer na terra, quer coisas visíveis (materiais) ou invisíveis (espirituais). (Colossenses 1:15-18) Ensinar também que Deus se faz presente através do seu "espírito santo", ou suposta força ativa, é outra heresia. Significaria ensinar que Deus precisa do seu "espírito santo" para ver algo. Pareceria um Super-man que, desejando observar o outro lado da terra, usaria seu poder para mentalizar tal local. Não é nesse tipo de Deus em que cremos, mas no Deus que está plenamente em todos os locais ao mesmo tempo. Para você ter uma ideia de como as TJs ensinam que Deus está num lugar fixo do universo, observe uma das comparações do Corpo Governante para ajudar seus adeptos a entender o assunto na ótica dele:
"Mas, alguém talvez pergunte: ‘Se Deus é realmente uma pessoa que mora em certo lugar no céu, como é que ele pode ver tudo o que acontece em toda a parte? E como pode seu poder ser sentido em toda a parte do universo?’ (2 Crônicas 16:9) Ser Deus uma pessoa de modo algum limita seu poder ou sua grandeza. Tampouco deve diminuir nosso respeito por Ele. (1 Crônicas 29:11-13) Para ajudar a compreender isso pense nos efeitos de amplo alcance duma usina elétrica. A usina elétrica está em determinado lugar. Mas a sua eletricidade é distribuída em toda uma região, fornecendo luz e energia. Com Deus é similar. Ele está nos céus. (Isaías 57:15; Salmo 123:1) Contudo, seu espírito santo, que é a sua invisível força ativa, pode ser sentido em toda a parte, em todo o universo. Por meio do seu espírito santo, Deus criou os céus, a terra e todas as coisas viventes. (Salmo 33:6; Gênesis 1:2; Salmo 104:30) Para criar essas coisas, Deus não precisava estar presente em pessoa. Ele pode enviar seu espírito, sua força ativa, para fazer o que quiser, mesmo que ele esteja longe. Que Deus maravilhoso! — Jeremias 10:12; Daniel 4:35." - Poderá Viver Para Sempre No Paraíso na Terra, página 37. Torre de Vigia.
Evangelizando as TJs - Imagine um possível diálogo com uma TJ. Vou tentar ser a TJ que está sendo evangelizada por mim mesmo, valendo-me de seus conceitos sobre céus físicos e céus espirituais:


Cristão - Você concorda que Deus está habita nos céus? - Mateus 6:9.

TJ - Sim!

Cristão - Ele habita nos céus físicos ou espirituais?

TJ - Nos céus espirituais, pois os céus físicos foram criados por Ele.

Cristão - E quem criou os céus espirituais?

TJ -  Jeová Deus também.

Cristão - Então, se Deus existia antes dos céus espirituais e os céus físicos serem criados, você consegue compreender que Deus não está num lugar definido, mas nos céus, ou seja, Jeová Deus está plenamente em cada lugar que pode ser chamado de céus?

TJ - Mas se Jeová Deus está nos céus, Ele não pode estar aqui na terra!

Cristão - Para você, a terra não é o céus, mas e para Deus? A terra não faz parte de todo os céus, o universo que Ele criou? 

TJ - Sim.

Cristão - Então você entende como Deus está em todos os lugares, inclusive, residindo junto com o Filho no coração de quem ama a Jesus e observa sua Palavra?

TJ - Mas Deus, de lá do céu, de onde Ele está, Ele faz isso através do espírito santo dele!

Cristão - Poderia me mostrar na Bíblia um único versículo que Deus precise de seu Espírito Santo para conseguir residir com pessoas em locais diferentes ao mesmo tempo?

TJ - Não me lembro!

Cristão - Não existe esse texto, querido amigo. Se Deus precisa usar seu poder para observar um lugar, Ele se torna um ser dependente de seu poder. Não acha que um Deus Todo-Poderoso simplesmente está em todos os lugares ao mesmo tempo sem precisar depender de uma força ou poder que Ele tem?

TJ - Bom, eu acho difícil entender como você.

Cristão - Compreendo. Eu quero agradecer sua visita. Volte sempre. Você é bem-vindo para raciocinar à base das Escrituras. Você quer um copo d'água?
Tais argumentos visam abrir a mente das TJs a crerem no Deus Todo-Poderoso, não num deus limitado quanto ao espaço que ocupa.

Um "jeová" não onisciente

 O deus TJ, de acordo com o Corpo Governante, está muito longe de ser onsciente, conforme compreendemos nas Escrituras. Por exemplo, quando perguntamos se Deus sabia que Adão e Eva iriam pecar, a resposta TJ é "Não!". Observe:
"Será que o fato de Deus ter a capacidade de prever e de predeterminar eventos prova que ele faz isso com respeito a todas as ações de todas as suas criaturas? [...] Ilustração: Uma pessoa que tem um rádio pode ouvir as notícias mundiais. Mas o fato de que pode ouvir certa estação não significa que realmente faça isto. Ela precisa primeiro ligar o rádio e daí selecionar a estação. Da mesma forma, Jeová tem a capacidade de predizer eventos, mas a Bíblia mostra que ele faz uso seletivo e com discrição dessa capacidade que tem, com a devida consideração pelo livre-arbítrio com que dotou suas criaturas humanas. — Compare com Gênesis 22:12; 18:20, 21. Quando Deus criou Adão, será que sabia que Adão ia pecar? [...] Incentivaria seus filhos a empreender um projeto com um futuro maravilhoso, sabendo de início que estava destinado ao fracasso? Avisaria sobre um dano, sabendo ao mesmo tempo que você havia planejado tudo de modo que certamente lhes resultaria em aflição? É, pois, razoável atribuir isso a Deus?" - Raciocínios à Base das Escrituras, páginas 116, 117. Torre de Vigia.
Comparar Deus, a fonte de toda sabedoria e conhecimento, com alguém que tenha um rádio, e que sintoniza uma estação apenas quanto quer, querendo dizer que Deus faz o mesmo com o futuro é uma tremenda heresia. Quando estudamos a Bíblia, e teologia, aprendemos muito sobre a infinitude de Deus quanto ao tempo e chegamos a ter uma pequena noção do porquê Deus sabia que Adão e Eva iriam pecar. Observe o que Millard J. Erickson escreveu sobre isso em sua obra Introdução à Teologia Sistemática, página 112, edição de 1997, Editora Vida Nova:


Durante os quase 17 anos em contato pleno com as TJs, jamais encontrei uma definição tão maravilhosa como está sobre Deus, o tempo e sua sabedoria. De fato, quando a Bíblia diz que Ele conta o final desde o princípio (Isaías 46:9, 10) e que Ele é "profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos" (Romanos 11:33), Deus não é tudo isso apenas porque usa seletivamente sua capacidade de predizer o futuro, mas porque é Todo-Poderoso e está em cada momento do tempo. Assim, para Deus, tudo é presente. - Algo assombroso demais, infinitamente além de nossa mente humana compreender.

Evangelizando as TJs - Certa vez, tive um diálogo pela internet muito parecido com o que vou discorrer abaixo.  O assunto era se Deus sabia ou não que Adão e Eva iriam pecar. Observe:
TJ - Se Deus soubesse que Adão e Eva iriam pecar, Ele teria sido o culpado do pecado ter entrado no mundo. Vou ajudar você a entender isso com a seguinte pergunta: Se você soubesse que seu filho fosse morrer de câncer, você o teria?

Fernando - Depende. Se eu soubesse que ele morreria de câncer sem se casar e ter filhos, eu realmente pensaria. Mas se eu soubesse que mesmo tendo câncer, ele se casasse e tivesse filhos, e esses filhos depois da morte do pai se cassem e me dessem netos, bisnetos, e nessa descendência surgissem pessoas tementes a Deus, que provassem a Jeová que Satanás é mentiroso e que não conseguiria desviar de Deus a todos, então eu realmente teria tido aquele filho. E você?
TJ - Mas por que, então, Deus disse a Abraão, após testá-lo: "Agora sei que realmente me temes"? (Gênesis 22:12) Isso não prova que Ele não sabia antes?

Fernando - Se você levar isso ao pé da letra, iremos ter que achar que Deus realmente precisou descer, literalmente, até Sodoma e Gomorra para averiguar se o clamor que faziam contra aquelas cidades era justo. (Gênesis 18:20, 21) Acha mesmo que Deus não sabia do que acontecia ali? Ou será que Deus falava dessa forma apenas como uma forma de se adequar ao que o homem podia compreender de Deus na época? Ou quem sabe um meio pelo qual Deus se revelava interessado em atender às pessoas? Pense bem: Muitas vezes nossos pais sabiam de nossas "artes" quando éramos crianças, e vinham nos perguntar só para nos testar ou para que nós confirmássemos o que eles já sabiam, e quando confessávamos "fui eu", eles respondiam-nos: "Agora sei quem foi!" Isso, nada mais é do que uma forma de alguém mais maduro se dirigir a crianças, como forma de elas entenderem o que ele quer nos transmitir. Da mesma forma, Deus sempre se comunicou com o homem sabendo de tudo, mas tratava sua criatura humana de uma forma tal que revelasse atenção e preocupação.

TJ - Bem, não foi assim que aprendi.
Aqui vemos o orgulho denominacional de uma TJ que não quis reconhcer que Deus sabe de todas as coisas para não discordar de sua liderança mundial. Quanta paciência precisamos ter para com tais pessoas!

Conclusão

Espero ter te ajudado a compreender que as TJs precisam rever seus conceitos sobre o Deus da Bíblia, e que adorá-lo em espírito e em verdade significa reconhecer que há mistérios em sua adoração. Raciocinar "como um ser pode estar em dois ou mais lugares ao mesmo tempo?" ou "como Ele poderia saber que Adão iria pecar e não ser o culpado de haver o pecado e o sofrimento?" - todos esses questionamentos são baseados na lógica e experiência humanas. Por isso, antes de dialogar sobre Trindade, convide a TJ para raciocinar sobre o que aprendemos aqui. E se ela tocar no assunto Trindade? Então diga que primeiro vocês terão que chegar a um ponto em comum em outros assuntos sobre Deus. Envolverá tempo? Sim! Mas poderá conseguir, com a atuação do Espírito Santo, bons resultados, mesmo que a longo prazo.





Vídeo da Aula 4




Perguntas:

1.  Que conceitos errôneos sobre Deus possui as TJs, conforme aprendemos nessa aula?


2. Prove biblicamente que Deus é onipresente e onisciente. (Se quiser, pode usar textos e argumentos não usados nesta aula.)

3. Por que é importante que as TJs conheçam essas verdades sobre Deus?

4. Como você responderia a uma TJ se ela dissesse: "Deus não sabia que Adão e Eva iram pecar, pois caso soubesse, seria o culpado da entrada do pecado no mundo"?

5. Comente o que você achou de interessante no vídeo desta aula.



PS: Quero agradecer a Deus a forma como Ele cuidou para que esse curso continuasse. Minha câmera estava uma heresia, e nem conseguia mais focalizar direito meu rosto. Depois, meu notebook resolveu não ligar mais e o conserto seria uma nota. Todavia, Deus já sabia de tudo, e queria conversar comigo como fez com Abraão. Realmente, eu fiquei preocupado, triste, mas ao mesmo tempo confiante que conseguiria, à medio prazo, resolver o problema. Pois Deus moveu o coração de um dos alunos a me doar um notebook, e através de um cartão de crédito de meu sogro, que era compartilhado por três pessoas, podendo cada uma gastar apenas 600 Reais, coincidiu de elas não terem feito gastos suficientes para impedir a compra de uma linda e eficiente filmadora Sony. Deus deve ter me dito: "Agora sei que precisas esperar em mim com mais calma!" Obrigado Deus Pai, FIlho e Espírito Santo.