I A C S - Instituto Apologético Cristo Salva - Tire suas dúvidas pelo SKYPE - fernandogalli1234 Telefone: 16 - 33927212

AULA 12 - AS ANTIBÍBLICAS DIFERENÇAS ENTRE OS 144.000 E A GRANDE MULTIDÃO

Não pretendo aqui discutir com meus queridos irmãos protestantes e evangélicos quem são os 144.000 de apocalipse 7:4-8 e 14:1-4, muito menos a identidade da grande multidão de Apocalipse 7:9-13. Cada um deve estudar e tirar suas próprias conclusões. O que pretendo aqui é provar como inconsistentes as diferenças criadas pelo Corpo Governante TJ a respeito dos 144.000 e da Grande multidão. Assim, baseando-me no quadro da lição anterior extraído do livro do meu irmão em Cristo Aldo Menezes, Por que Abandonei as Testemunhas de Jeová, página 228, comentarei brevemente essas diferenças incompatíveis com a Palavra de Deus, no conceito TJ.

3. Os 144.000 e a Grande Multidão - Como cada grupo verá a Deus.

A Bíblia diz "bem-aventurados os limpos de coração, pois verão a Deus." (Mateus 5:8, compare com 1 João 3:2) Segundo a crença TJ, os 144.000 verão a Deus literalmente, no céu, porque apenas eles irão para lá; Quanto à Grande Multidão, verão a Deus apenas por perceber os atos de Deus em favor dela no paraíso na terra. Vejamos a explicação TJ:
"“Felizes os puros de coração, porque verão a Deus.” (Mat. 5:8) Se formos “puros de coração”, a pureza ficará evidente nos nossos relacionamentos, desejos e motivações. Demonstraremos “o amor proveniente dum coração puro”. (1 Tim. 1:5) Sendo puros no íntimo, ‘veremos a Deus’. Isso não significa necessariamente ver a Jeová de modo literal, pois “homem algum pode ver [a Deus] e continuar vivo”. (Êxo. 33:20) Por ter refletido com perfeição a personalidade de Deus, porém, Jesus podia dizer: “Quem me tem visto, tem visto também o Pai.” (João 14:7-9) Como adoradores de Jeová na Terra, podemos ‘ver a Deus’ ao notarmos como ele age em nosso favor. (Jó 42:5) No caso dos cristãos ungidos, ver a Deus atinge sua plenitude quando são ressuscitados para a vida espiritual e vêem a Deus no verdadeiro sentido da palavra. — 1 João 3:2." - A Sentinela 15 de fevereiro de 2009, página 9, parágrafo 16.
Perceba que há verdades no parágrafo acima. De fato, hoje já 'vemos' Deus agir. Em Jó 42:5, Jó disse a Deus: "Mas agora os meus olhos te veem." Assim, é possível interpretar que vemos Deus na acepção de o conhecermos melhor. Mas a questão é: Como é que veremos a Deus? Alguns teólogos compreendem que ver a Deus é ser transformado. Outros imaginam que veremos a Deus, não como Ele é em sua Eternidade, pois este estado é apenas para Deus. Então, entendem que veremos Deus através da pessoa de Jesus Cristo ressuscitada nos céus, pois se aqui na terra quem visse a Jesus via o Pai (Deus), no reino dos céus quem vir Jesus, verá a Deus. - João 14:7-11.

O grande problema, então, da interpretação TJ é, em meio à verdades bíblicas, ensinar que apenas os ressuscitados para a vida espiritual, ou seja, os 144.000, verão a Deus no verdadeiro sentido da Palavra. Para início de conversa, ninguém verá a Deus no pleno sentido da palavra, pois só Deus pode ver Deus dessa forma. E as TJs não sabem sobre isso. Para elas, Jeová é um espírito Todo-Poderoso no céu espiritual, onde estão os anjos, e estes o veem no pleno sentido da palavra. Finalmente, precisamos ler esse parágrafo às TJs e perguntar-lhes:
1. Poderia me mostrar um único texto nas Escrituras que ensine apenas os 144.000 mil vendo literalmente a Deus e a Grande Multidão vendo simbolicamente?
2. Se a Grande multidão e os anjos estão diante do trono (Apocalipse 7:9, 11), não indica isso que tanto a Grande Multidão e os anjos estão no céu? 
Portanto, a crença de que apenas os do 144.000 verão a Deus, literalmente, e a Grande Multidão já o vê simbolicamente é incorreta. É preciso malabarismo bíblico e intelectual para tentar provar esse absurdo.

4. Filhos e Netos de Jeová

Se você perguntar a uma TJ que realmente conhece os ensinos desta organização se ela é filha de Deus, receberá a resposta não. Para o Corpo Governante, os filhos de Deus são apenas os do 144.000, dentre os quais apenas uns 12.000 estão vivos. As outras 7.800.000 TJs, por pertencerem à Grande Multidão, com esperança de viver no paraíso na terra, apenas serão chamados de filhas de Deus depois do reinado milenar de Cristo, quando Satanás for solto de sua prisão e tentar desencaminhar as nações nos quatro cantos da terra. - Apocalipse 20:7-10.

Muitas TJs experientes usam o texto de Apocalipse 21:7 para provar que ainda não são filhas de Deus. Ali diz: "Aquele que vencer herdará estas coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho." Dizem: "Está vendo, o verbo está no futuro! Eu serei filho de Deus se eu vencer." Diante dessa argumentação, poderá dizer às TJs:
3. Em primeiro lugar, eu creio que o texto apenas está querendo dizer que somente os vencedores serão chamados filhos de Deus, e não que por enquanto eles não sejam filhos de Deus, afinal de contas, a Bíblia diz que desde já somos vencedores em Cristo Jesus. (Romanos 8:37) Naquele dia, o relacionamento entre Pai e filhos será muito mais achegado do que é hoje. Assim, desde já sou filho de Deus, porque pela fé em Jesus sou assim considerado por Deus. (Gálatas 3:26; João 1:12) Em segundo lugar, se o uso do futuro "será meu filho" indicasse que ainda não somos filhos de Deus, então no mesmo texto o uso do futuro "e eu serei seu Deus" indicaria que Jeová ainda não é seu Deus? (Espere uma resposta). Portanto, desde já somos filhos de Deus, mas seremos muito mais achegados a Ele qual Pai amoroso.
4. Em que lugar do texto de Apocalipse 21:7 diz que se trata apenas da Grande multidão? Poderia me provar isso no texto ou no contexto?
É evidente na Bíblia que muitas vezes o uso do futuro apenas é um recurso para se realçar aquilo que já ocorre. Por exemplo, lemos que Deus diz a Israel: "E deveras andarei no vosso meio e mostrarei ser vosso Deus, e vós, da vossa parte, mostrareis ser meu povo." (Levítico 26:12, Tradução do Novo Mundo) Será que Deus já não tinha um povo? E nem andava no meio dele? E nem era sequer o Deus de Israel? Claro que já! Mas Deus falava assim na acepção de haver um relacionamento melhor entre Ele e seu povo. 

Sobre a Grande Multidão, vejam o que chegam a ensinar:
"Os da “grande multidão”, que sobrevivem à “grande tribulação”, ainda não são declarados justos para a vida — quer dizer, como dignos do direito à vida eterna na terra. Precisam continuar a recorrer às “fontes de águas da vida”, conforme guiados pelo Cordeiro, Cristo Jesus. Terão de fazer isso durante o Reinado Milenar de Cristo. (Re 7:17; 22:1, 2) Se se mostrarem leais a Jeová durante uma prova final, no fim dos mil anos, terão seu nome permanentemente registrado no livro da vida de Deus, Jeová assim declarando, ou reconhecendo, que eles finalmente são justos em sentido completo. — Re 20:7, 8; Estudo Perspicaz das Escrituras, Volume 1, páginas 676, 677.
Lendo esse parágrafo a uma TJ, você poderia provar às TJs que o Corpo Governante usa a Bíblia e os recheia com interpretações que a Bíblia jamais ensina. Depois disso, pergunte:
5. Em que momento do relato de Apocalipse 7:17, 20:7, 8 e 22:1, 2 afirma-se que os da Grande Multidão não são filhos de Deus? E se passam pela Grande Tribulação, onde diz que depois disso ainda se tornarão filhos de Deus, ou que antes disso não sejam, se para ser filho de Deus basta ter fé verdadeira em Jesus? - Gálatas 3:26; João 1:12.
6. Onde se diz que a grande multidão terá seu nome inscrito no livro da vida apenas depois dos mil anos? 
Observe agora esta outra explicação do Corpo Governante sobre os da Grande Multidão serem chamados de filhos de Deus:
“Jeová adotará então amorosamente todos os humanos aperfeiçoados que suportarem a prova final e decisiva como seus filhos por meio de Cristo. Estes participarão então plenamente da “liberdade gloriosa dos filhos de Deus”. (Rom. 8:21) Tornar-se-ão por fim parte da família unida e universal de Deus, sendo que para todos estes Jeová será para sempre o único Deus, o Soberano Universal, e seu Pai amoroso. Toda a criação inteligente de Jeová, no céu e na terra, estará então novamente unida na adoração do único Deus verdadeiro.” – Unidos na Adoração do Único Deus Verdadeiro, página 191, parágrafo 17.
Perceba quanto ensino errôneo há no recheio de verdades bíblicas. De fato, a Bíblia fala da liberdade gloriosa dos filhos de Deus, da unidade que haverá para sempre entre corpo de Cristo e o próprio Deus, mas pergunte, após ler este parágrafo para as TJs:
7. Onde a Bíblia ensina que a Grande Multidão participam da liberdade gloriosa dos filhos de Deus apenas depois dos mil anos? Onde se diz que os da grande multidão ainda não são membros da família de Deus, mas que se tornarão tais apenas depois dos mil anos?
Mas se os da grande multidão não são filhos de Deus ainda, o que são? Veja a resposta que o Corpo Governante dá:
“Os da grande multidão não servem a Deus na condição retratada pelo pátio sacerdotal interno. Não são declarados justos para se tornarem filhos espirituais, adotivos, de Deus. (Romanos 8:1, 15) No entanto, por exercerem fé no resgate de Jesus, eles têm uma condição limpa perante Jeová. São declarados justos com o objetivo de serem seus amigos.” – A Sentinela de 1 de Julho de 1996, página 20, parágrafo 5.
Pobres TJs! Ore muito para os seguidores do Corpo Governante serem libertos disso! Os da Grande Multidão são descritos no parágrafo acima apenas como amigos de Jeová, usufruindo tão somente uma condição limpa perante ele. São declarados justos não para serem filhos, mas para serem amigos. Com isso em mente, leia este parágrafo a uma TJ e pergunte:
8. Onde a Bíblia ensina que, por enquanto, os da Grande Multidão são declarados justos apenas para serem amigos, e não filhos, de Jeová? Onde a Bíblia ensina que, após a morte de Cristo, há amigos de Jeová, num grupo maior, e no outro grupo menor, apenas filhos? Se todas as vezes que você, Testemunha de Jeová, ora a Jeová e o chama de Pai (isso é verdade!), por que não se considerar um(a) filho(a) de Jeová? É por que a Bíblia ensina ou por que o Corpo Governante assim quer que você entenda?
O interessante é que para o Corpo Governante mesmo que os da Grande Multidão TJ passe com vida pela grande tribulação e entre no paraíso de mil anos, aqui na terra, ainda assim eles não serão filhos de Deus, mas já serão chamados de netos de Jeová, pois durante os mil anos quem será o Pai da grande multidão será Jesus. Veja como isso é verdade:
“Os da “grande multidão”, que sobreviverão à “grande tribulação”, são da classe das outras ovelhas, e eles usufruem uma condição aprovada perante Jeová, à base da sua fé no sangue derramado de Jesus. (Revelação 7:9, 14) Embora os das outras ovelhas não sejam diretamente incluídos entre os “filhos” mencionados em Isaías 54:13, eles são abençoados por serem ensinados por Jeová. Por isso, dirigem-se corretamente a Deus como “Pai”, porque ele, na realidade, será seu Avô por meio do “Pai Eterno”, Jesus Cristo. — Mateus 6:9; Isaías 9:6.” – Sentinela 1 de agosto de 1995, página 13, parágrafo 19.
Ou seja, para a Grande Multidão, Jeová primeiro se torna avô, depois Pai. Novamente, precisamos fazer perguntas esquadrinhadoras às TJs:
9. Onde a Bíblia ensina que os filhos, de Isaías 54:13, são apenas os do 144.000? Onde se ensina que Jeová será o avô da Grande Multidão após a grande tribulação?
Sobre os 144.000 apenas serem filhos de Deus, o Corpo Governante tem procurado mostrar que há aqueles que são irmãos de Jesus (144.000) pois são coerdeiros de Cristo e aqueles que serão filhos de Jesus, pois este lhes será seu Pai. Vejamos a argumentação deles:
"Visto que Cristo Jesus é o predito a se tornar o “Pai Eterno” (Is 9:6) e visto que os “filhos de Deus”, cristãos, se tornam seus “irmãos” (Ro 8:29), segue-se que deve haver outros da família humana, que obtêm vida por meio de Cristo Jesus e que são, não seus co-herdeiros, e reis e sacerdotes associados, mas seus súditos, sobre os quais ele reina. — Veja Mt 25:34-40; He 2:10-12; Re 5:9, 10; 7:9, 10, 14-17; 20:4-9; 21:1-4." - Estudo Perspicaz das Escrituras, página 135, Volume II.
Aqui é importante lembrar que Jesus é primogênito entre muitos irmãos (Romanos 8:29) enquanto homem. De todos os humanos a serem glorificados para a vida celestial, Jesus é o primogênito, tanto em ser o primeiro como o melhor de todos. Assim, Jesus possui irmãos como homem. Mas no céu, Jesus é o Pai Eterno de todos os salvos. Em momento algum lemos no texto de Romanos, ou na Bíblia toda, que Jesus, no Reino dos céus, terá irmãos com ele reinando sobre seus filhos. Isso faria dos da Grande Multidão filhos dos 144.000 ou sobrinhos. Que absurdo! Assim, pergunte às TJs:
10. Em que lugar das Escrituras se ensina que Jesus tem irmãos e filhos, e que estes são de grupos diferentes? Onde a Bíblia ensina que Jesus é Pai da Grande Multidão e irmão dos 144.000?
5. Imortalidade para uns, vida eterna para outros.

De acordo com os ensinos do Corpo Governante, apenas os do 144.000 receberão a imortalidade. Já a Grande Multidão herdará a vida eterna. Mas qual a diferença, para as TJs, entre vida eterna e imortalidade? Vejamos:
"Concedida a Imortalidade aos Herdeiros do Reino. Para os cristãos ungidos que são chamados a reinar com Cristo nos céus (1Pe 1:3, 4), a promessa é de que compartilharão com Cristo a semelhança de Sua ressurreição. (Ro 6:5) Assim, como no caso de seu Senhor e Cabeça, os membros ungidos da congregação cristã que morrem fiéis recebem uma ressurreição para a vida espiritual, imortal, de modo que ‘isto que é mortal se reveste de imortalidade’. (1Co 15:50-54) Como se deu com Jesus, a imortalidade no caso deles não significa simplesmente vida eterna, ou simples isenção da morte. Que também a eles se concede o “poder duma vida indestrutível”, como co-herdeiros de Cristo, pode-se ver da ligação que o apóstolo Paulo faz da incorruptibilidade com a imortalidade que eles alcançam. (1Co 15:42-49) Sobre eles, “a segunda morte não tem autoridade”." - Estudo Perspicaz das Escrituras, página 385, Volume II.
Novamente, usam verdades bíblicas mas aplicam-nas apenas aos 144.000. Mas perceba que entre essas verdades, há falhas aberrantes. Por exemplo, em 1 Pedro 1:3, 4 e em Romanos 6:5, em momento algum menciona que apenas os ungidos (nome que a seita dá aos 144.000) são chamados a reinar. Não se menciona números aqui. Realmente, em 1 Coríntios 15:50-54 diz sobre o que é mortal, na vinda de Cristo, será revestido do que é imortal. Mas em parte alguma lemos que isso só ocorrerá com os 144.000. Se assim fosse, Paulo, que morreu por volta do ano 64 d.C., teria morrido sem saber dessa verdade, e sem saber que era dos 144.000, pois o único livro que se refere aos 144.000 é o Apocalipse, escrito por volta de 96 d.C.

Mas perceba que num pequeno trecho eles dizem que a imortalidade não é como a vida eterna, que é apenas isenção da morte. Mesmo que pudéssemos admitir uma diferença entre vida eterna e imortalidade, a Bíblia dá a entender que quem tem vida eterna é imortal, e quem é imortal, tem vida eterna. Para os anjos que se rebelaram, eles tinham vida eterna e imortalidade, qualitativamente, sendo que após o pecado, foram condenados à morte eterna, ou seja, ao eterno afastamento de Deus, e sofrerão pelos séculos dos séculos. Muitos teólogos não chamam este estado de vida. Outros, como eu, chamo de estado imortal sem qualidade de vida e sem a menor demonstração da presença de Deus.

Sem contar também o fato de que todos nós seremos imortais, pois ou o homem herdará a vida eterna ou partirá para o tormento eterno. Todavia, em sentido estrito, só Deus possui imortalidade. Ou seja, apenas Ele é inerentemente imortal, enquanto que suas criaturas possuem imortalidade derivada. - 1 Timóteo 6:16.

Com esses dados em mente, pergunte às TJs:
11. Onde a Bíblia ensina que os 144.000 apenas recebem a imortalidade e os da grande multidão a vida eterna?
Continua.....


                                                                                                         


Questionário


1. O que você achou do modo como as Testemunhas de Jeová fazem uso da Bíblia para provar suas crenças sobre a Grande Multidão e sobre os 144.000?


2. Se uma TJ dissesse a você: "Quando a Bíblia fala dos filhos de Deus, está se referindo aos 144.000" - qual seria seu argumento para provar o erro da interpretação dela?

3. Desafio para você: Na parábola das Dez Virgens, Jesus fala sobre o Noivo que demora, e quando chega encontra cinco das dez virgens despreparadas. Para as TJs, este noivo é Jesus. Se ele é noivo, ele tem uma noiva, que seriam os 144.000. E as dez virgens seria a Grande Multidão. Pesquise interpretações sobre o assunto e tente desmontar essa interpretação TJ.

4. Na sua opinião, a quem se refere o grupo dos 144.000 e a grande multidão? Se uma TJ perguntasse a você qual sua interpretação sobre esses dois grupos, como responderia tal questão usando a Bíblia?

5. Como 1 João 3:10 pode ser usado para raciocinar com uma TJ da Grande Multidão (muito fácil de encontrar uma) sobre ela não se considerar como filho(a) de Deus?

6. Indique o que você achou de interessante ou o que você discordou nos três vídeos que você assistiu. Estes vídeos estão no site indicado na observação abaixo. Se possível, faça anotações pessoais como um resumo dos pontos altos dos vídeos.

Curiosidade: Os membros do Corpo Governante mundial das TJs, atualmente composto por sete pessoas, são obrigatoriamente membros dos 144.000. Todas as vezes que morre um deles, ou um membro dos 144.000, costuma-se dizer entre as TJs: Tal pessoa encerrou sua carreira terrestre. 

                                                                                                         

Observação: A próxima aula será postada dia 10 de agosto e trará os vídeos na própria página. Mesmo assim, gostaria de que você assistisse a três de meus vídeos antigos que estão na internet sobre a Grande Multidão e os 144.000. Veja no site:

http://dinhof33.blogspot.com.br/2009/10/testemunhas-de-jeova-sera-o-paraiso-na.html