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TJS E A DOUTRINA DA TRINDADE - PARTE 1

Objetivo da aula - Elencar respostas sobre os principais questionamentos TJs contra a Natureza Triúna de Deus.

                                                                                                                                                                        

Durante os anos que fui TJ, aprendi que Deus jamais gostaria de ser adorado através de mistérios, mas apenas em espírito e em verdade. Por isso, a Doutrina da Trindade parecia-me satânica. E quanto mais minha família católica e meus amigos evangélicos tentavam me provar o Deus Pai, Filho e Espírito Santo na Bíblia, mais argumentos dentro da lógica humana eram assimilados por minha mente cativa aos ensinos do Corpo Governante. Em minha cidade, um trinitarista e ex-padre muito sábio havia me dito que eu era o Papa das TJs contra a Trindade. Na verdade, eu era um grande cego, orgulhoso, que descrendo na Pessoa do Espírito Santo como aquela que nos convence do pecado e nos ensina, jamais iria aceitar tal maravilhosa doutrina. Como Deus convenceu-me da Trindade? Assista ao vídeo!

Respostas práticas às TJs sobre o Deus Triúno.

Selecionei, na Internet, cem páginas de argumentos contra o ensino bíblico da Trindade. Não se assuste! Noventa por cento deles apenas provam o que já sabemos: Que o Pai não é o Filho, nem o Filho o Espírito Santo, e nem o Espírito Santo o Pai. Todavia, dez por cento deles nos darão alguma dificuldade ao raciocinar com as TJs. Por quê? Primeiro, porque não podemos explicar pela lógica humana como Deus pode ser Três Pessoas coeternas e coiguais em natureza. Assim, só pelo Espírito Santo de Deus uma TJ virá a crer pela fé, e nisso Deus nos privilegia com oportunidades de compartilharmos nossa fé com essas pessoas queridas. Algumas delas serão convencidas. Segundo, torna-se difícil argumentarmos com as TJs sobre Trindade porque por melhores que sejam as evidências bíblicas, elas irão de encontro ao poder que o Corpo Governante exerce na mente de cada TJ. Costumo raciocinar assim: Se um dia esta liderança TJ publicasse uma matéria: "Estávamos errados - Deus é triúno!" Teríamos sete milhões de TJs convencidas de uma grande verdade. Mas convencidas por quem? Eu teria dúvidas se pelo Espírito Santo ou se pelo Corpo Governante. Com essas palavras apenas quis dizer: Como ex-adepto da seita, sei como a mente TJ trabalha desesperadamente para defender as crenças de seus líderes. Apesar dessas dificuldades, proponho a seguir respostas aos principais argumentos TJs. Espero que tire proveito.

I - “Como posso crer na Doutrina da Trindade, se ela foi criada no Concílio de Nicéia, em 325 d.C.?”
  1. Explique: A história da Igreja Cristã comprova que no Concílio de Nicéia apenas se oficializou a doutrina bíblica da Trindade.* Por exemplo, já se cria na Divindade de Jesus antes de 325 d.C.. 
  2. Exemplifique: Por exemplo, Justino Mártir (100 d.C. - 165 d.C) adirmou: “O Pai do universo tem um filho, e ele, sendo o primogênito verbo de Deus, é o próprio Deus. E nos tempos antigos ele apareceu na forma de fogo e na semelhança de um anjo a Moisés” Clemente de Alexandria (150 d.C. - 215 d.C.) também confessou Jesus como Deus: “Realmente a deidade plenamente manifesta, sendo ele feito igual ao Senhor do universo; porque ele era o seu Filho”.
  3. Outras provas - Seguem-se textos sobre como os cristãos antes do Concílio de Nicéia em 325 d.C.já criam em partes do que fora lá postulado. Por exemplo,  Inácio de Antioquia (67 d.C. - 110 d. C.) escreveu: “A verdade é que nosso Deus Jesus, o Ungido, foi levado por Maria em seu seio conforme a dispensação de Deus; da linhagem certamente de Davi; por obra, porém, do Espírito Santo.” (Carta aos Efésios. 18,2. En PA 457). Tertuliano (155 d.C. - 222 d.C.)cria: “O mistério da dispensação ainda deve ser guardado, que distribui a unidade em uma trindade, colocando na devida ordem as três pessoas: o Pai, o Filho, e o Espírito Santo; três, porém, não em condição, mas em grau, não na substância, mas na forma”. (Contra Práxeas 1)  Orígenes (?185 d.C. - 253 d.C.) escreveu:  “Nada na trindade pode ser chamado maior ou menor, posto que a fonte da deidade, por si só, contém todas as coisas pelo seu verbo e razão, e pelo Espírito da sua boca santifica todas as coisas que são dignas de santificação” (Princípios 1) Hipólito (?170 d.C. - 235 d.C.) também fala de trindade em termosde pluralidade: : “Não havia nada contemporâneo com Deus. Além dele nada havia; mas ele, enquanto existia sozinho, mesmo assim existia na pluralidade” - Contra Noêncio 10.
  4. Convide: Podemos continuar nossa conversa em outras oportunidades?
II - “Jesus nunca afirmou ser Deus! Ele era Filho de Deus.”
  1. Pergunte: Você sabia que, para os ouvintes de Jesus, a expressão “Filho de Deus” equivalia a dizer que era Deus? Posso provar isso?
  2. Use a Bíblia e raciocine: Lemos em João 19:7 que os judeus condenaram Jesus porque Ele se declarava “Filho de Deus”. Qual o problema de se declarar “Filho de Deus”? O problema residia no fato de que todo o filho tem a mesma natureza do pai. Assim como o Pai tinha natureza Divina, o Filho também.
  3. Use a Bíblia e raciocine: A Bíblia mostra que Jesus se fazia, para seus ouvintes, igual a Deus, quando dizia que Deus era seu Pai. (João 5:18) Por que? Porque tratava-se de blasfêmia uma pessoa afirmar ter Deus como Pai. Equilaveria dizer: Assim como meu Pai é Deus, eu também sou.*
  4. Use a Bíblia e ensine: Jesus nunca disse, de fato, “eu sou Deus”, mas atribuiu a si a expressão “EU SOU” (João 8:58),** usada para o Senhor Yahweh (Jeová), em Êxodo 3:14. Por isso, os opositores de Jesus quiseram apedrejá-lo. - João 8:59. 
  5. Use a Bíblia e pergunte: Em Apocalipse 1:17, Jesus se declara o “Primeiro e o Último”. Quem, senão Deus, se chamaria dessa forma? (Isaías 44:6) O mesmo ocorre em Apocalipse 22:13, quando Jesus diz: “Eu sou o Alfa e o Ômega.” Quem, senão Deus, poderia afirmar sua eternidade dessa forma?
* HENDRIKSEN comenta: “As autoridades judaicas [...] entenderam que Jesus estava aformando sua divindade no mais alto sentido do termo. Essa afirmação era ou a maior das blasfêmias, que merecia ser punida com a morte, ou era a mais gloriosa verdade, que deveria ser aceita pela fé.” - HENDRIKSEN, William. Comentário do Novo Testamento. João. Página 261. Editora CULTURA CRISTÃ. São Paulo - SP.

** GRUDEN afirma: “Jesus estava atribuindo a si o título “EU SOU”, pelo qual Deus designa-se como o que existe eternamente,o Deus que é a fonte da existência dele próprio e que sempre foi e será.” 11

III - “Como Jesus é Deus se Deus enviou Jesus? Pode o que envia ser a mesma pessoa que o enviado?”

Explique calmamente: A Bíblia jamais ensina que Pai e Filho sejam a mesma pessoa. Creio que o único Deus subsiste em três Pessoas distintas. Assim, o Pai enviou Jesus. (João 3:16) Jesus enviou o Espírito Santo. - João 15:26; 16:7.

IV - “Não há a menor lógica ensinar que Deus seja três pessoas ao mesmo tempo. Deus não se revelaria de uma forma tão difícil assim aos homens.”
  1. Estabeleça um ponto em comum: Realmente, não existe lógica humana para explicar Deus. Nisso eu concordo com você.
  2. Pergunte e cite exemplos: Mas acha que há meios de explicar Deus pela lógica humana? Por exemplo, como explicar Deus, que é espírito (João 4:24) pela lógica humana? Como você explicaria, pela lógica, os milagres de Jesus, como multiplicar pães e peixes, andar na água, e sua ressurreição?
  3. Raciocine: Quando temos dificuldades de compreender alguma doutrina sobre Deus, significa que deveríamos deixar de crer nela? Ou não indicaria isso nossa pequenez diante do Deus Todo-Poderoso?
  4. Convide: Gostaria de lhe mostrar como Jesus e a Bíblia ensinam um Deus Todo-Poderoso que subsiste em três pessoas distintas.
 V - “Até Satanás é chamado de Deus. Se Jesus é mais poderoso que Satanás, por que não chamar Jesus de Deus?”
  1. Estabeleça um ponto em comum: Certamente, você concorda que Satanás seja um deus falso.
  2. Questione: Acha mesmo coerente comparar Jesus com Satanás?
  3. Pergunte: Na sua opinião, ao se chamar Jesus de “Deus”, como em João 1:1 e 20:28, o que, por exemplo, João e Tomé criam sobre Jesus? Num Jesus deus falso ou num Jesus Deus verdadeiro?
  4. Use a Bíblia: Observe que Jesus disse: “Eu sou a verdade.” (João 14:6) E Paulo ensina a crermos que somente Deus é verdadeiro. (Romanos 3:3) Por isso, eu sempre encaro Jesus como meu Deus Verdadeiro. - Leia 1 João 5:20.
  5. Convide: Creio que o verdadeiro Deus ficaria feliz se continuássemos, nessa forma respeitosa de diálogo, a estudarmos juntos sobre Jesus Cristo. Quando poderíamos continuar nosso papo agradável? Para mim, seria um prazer.
VI - 6. “Jesus não podia ser igual ao Pai, pois declarava que o Pai maior do que ele!”
  1. Afirme: Jesus realmente falou “o Pai é maior do que eu”. - João 14:28.
  2. Ensine com ilustração: Para entender o que Jesus queria dizer, pense no seguinte: Imagine você e seu pai. Você é um filho submisso. Então, em termos de posição, seu pai é maior do que você. Mas em termos de natureza, você é tão humano quanto seu pai. Da mesma forma, Jesus, em termos de posição, é submisso ao Pai. Mas quanto à natureza, ele é tão Deus quanto o Pai.* 
  3. Convide com a Bíblia na mão: Gostaria de receber Jesus, em sua vida, assim como Tomé confessou a Jesus, quando lhe disse: “Senhor meu e Deus meu?” - João 20:28.
*  GEISLER e RHODES explicam João 14:28 da seguinte forma: "O Pai é maior do que o Filho em ofício, mas não em natureza, uma vez que ambos são Deus. (Veja João 1:1; João 8:58; João10:30; 20:28) [...] Jesus é igual ao Pai em essência, em natureza, em caráter e como Deus. Jesus é menos do que o Pai em função, em ofício, em posição e na condição de homem." - GEISLER, Norman L. & RHODES, Ron. Resposta às Seitas. Um Manual Popular Sobre as Interpretações Equivocadas das Seitas. Páginas 301, 302. Editora CPAD. Rio de Janeiro - RJ. 2000.

VII - “Jesus é chamado de primogênito da criação. Isso significa que ele foi o primeiro a ser criado. Portanto, não pode ser Deus e não pode haver uma Trindade.”
  1. Ensine: Em primeiro lugar, “primogênito”, no grego (protótokos), não significa o primeiro criado, mas o primeiro gerado. Você não foi criado pelo seu pai, mas gerado. E como gerado por seu pai, é tão humano quanto ele. 
  2. Use a Bíblia: Todavia, nem sempre “primogênito” refere-se ao primeiro filho de um casal. Na Bíblia, “primogênito” pode significar aquele que tem a prioridade sobre os outros. Lemos sobre Davi que Deus faria dele o seu primogênito, o mais elevado entre os reis da terra. (Salmo 89:27) Aqui, “primogênito” se refere a Davi ter a prioridade sobre todos os reis, e não o primeiro rei gerado. 
  3. Use a Bíblia: No texto de Colossenses 1:15, onde aplica-se o termo primogênito à Jesus, o contexto determina Jesus como primogênito ou aquele que possui a primazia, a prioridade sobre a sua criação. Observe que Colossenses 1:16 explica que Jesus é primogênito pois criou todas as coisas. Observe bem: “Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito detoda a criação; pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.” Percebeu? O texto não diz: ‘Jesus é o primogênito* porque foi o primeiro a ser criado’, mas porque [pois] “nele, foram criadas todas as coisas”.
  4. Proponha: Gostaria de que você pensasse e pesquisasse sobre essas informações aprendidas e numa outra oportunidade poderemos trocar nossas idéias.
* Primogênito. FERREIRA e MYATT explicam o uso de primogênito: “...devemos observar que, na cultura hebraica, que permeia tanto o Novo quanto o Antigo Testamento, esta palavra indica uma posição jurídica (o primeiro herdeiro) e não necessariamente alguém que nasceu primeiro, literalmente (Dt 21.16-17) Isso é evidente no caso dos filhos de José. Em Gênesis 41.51, Manassés foi identificado como o primogênito. Em Gênesis 48.19, a ordem foi trocada de tal forma que em Jeremias 31.9 Efraim é chamado de primogênito. O que está em vista não é a questão do nascimento físico dos irmãos, mas sim o lugar de Efraim perante a lei, como herdeiro de José. Uma vez que ele foi nomeado como herdeiro, ele se tornou primogênito aos olhos da lei. E tendo isso se realizado, não interessa diante da lei a questão do nascimento literal. De igual modo, ao chamar Jesus Cristo de primogênito, o texto bíblico não está tratando a questão da sua origem. O que está em vista é ofato deque Jesus é o herdeiro final de tudo o que existe.” - FERREIRA, Flanklin & MYATT, Alan. Teologia Sistemática. Uma Análise História, Bíblica e Apologética para o contexto atual. Página 530. Editora VIDA NOVA. 2007.

VIII -  “A Bíblia ensina que Deus ressuscitou Jesus. Teria Jesus ressuscitado a si mesmo?”
  1. Use a Bíblia: Jesus existia no céu como Espírito antes de vir a terra. - João 1:1.
  2. Use a Bíblia: Jesus se fez homem para morrer por nós. - Filipenses 2:5-8.
  3. Use a Bíblia: Quando na terra, Jesus disse que ele mesmo, ao morrer, iria levantar o templo doseu corpo. - João 2:19-21.
  4. Use a Bíblia: Quando morreu, foi apenas morto na carne. (1 Pedro 3:18) Seu Espírito jamais morreu. - Lucas 23:43.
  5. Raciocine: Se Jesus morreu apenas como homem e seu Espírito jamais morreu, e se ele disse que levantaria o templo do seu corpo, pode-se concluir que o Espírito de Jesus participou de sua ressurreição.*
* CHAFER comenta como as Três Pessoas Divinas particparam da ressurreição de Cristo: “Das muitas muitas afirmações diretas que declaram que o Pai ressuscitou o Filho dentre os mortos, uma declara: “...ao qual Deus ressuscitou” (Atos 2:24); e o Filho disse de sua vida na ressurreição: “...e eu tenho poder para reavê-la (João 10:18); e “derribai este santuário, e em três dias o levantarei”. (João 2:19) Do Espírito, na mesma conexão, é dito: “”sendo, na verdade, na verdade, morto na carne, mas vivificado no espírito”.” -  CHAFER, Lewis Sperry. Teologia Sistemática. Página 323. Volumes 1 e 2. Editora HAGNOS. 2003.

IX - “Como Jesus pode ser Deus se ele se refere ao Pai como meu Deus?”

  1. Concorde: De fato, Jesus disse a Maria Madalena: “Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus.” - João 20:17.
  2. Pergunte: Por que será que Jesus disse: “meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”, mas não disse: ‘nosso Pai e nosso Deus?’
  3. Ensine: Primeiro, porque o modo de Jesus ser Filho de Deus difere do modo de seus seguidores serem filhos de Deus. Enquanto somos filhos apenas por adoção (João 1:12; Romanos 8:15; Gálatas 4:5), Jesus é Filho de Deus devido à sua igualdade a Deus. Por isso, quando se dizia Filho de Deus, consideraram blasfêmia. (João 19:7) Da mesma forma, Jesus sabia que as expressões “meu Deus” e “vosso Deus” deviam ser compreedidas de forma diferente, embora ambas indicassem que “o mesmo Deus que é Pai de Jesus também é Pai dos discípulos”. 16 Enquanto o Deus dos discípulos era Pai, Filho e Espírito Santo (Jesus sabia muito bem disso), a expressão “meu Deus” indicava o relacionamento de igualdade com o Pai, quanto a natureza, pois ambos eram o mesmo Deus. Sabemos disso porque o Deus Pai refere-se ao Filho como Deus também. (Salmo 45:6, 7) E Jesus também referia-se a seu Pai como único Deus verdadeiro. (João 17:3) Também, quanto à posição, indicava a submissão do homem Jesus ressuscitado. Por isso, bem depois de sua ascensão, Jesus ainda usa a expressão “meu Deus”. - Apocalipse 3:2, 12.
X - “Jesus é chamado de “o princípio da Criação de Deus. Então, ele foi criado.”
  1. Concorde: Realmente, lemos em Apocalipese 3:14 sobre Jesus: “Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus.”
  2. Ensine: Ser Jesus o princípio da criação não significa que foi o primeiro a ser Criado. Em vez disso, significa que ele é o originador da criação. A Bíblia o descreve como Criador. Tudo foi feito por ele. - João 1:3.
  3. Cite um bom dicionário: Segundo o Dicionário VINE, a palavra grega “princípio (archê) tem a ideia de “soberano” (Apocalipse 1:5, onde aparece “archôn) ou “a causa primária”. 17 Por isso, Jesus, como soberano da criação, é o principiador dela, originador, ou causa primária. - Colossenses 1:18.
  4. Ilustre: Se o prefeito de sua cidade recebesse o título de o princípio das escolas de inglês para a terceira idade, você entenderia que ele foi a pessoa que originou, em sua cidade, esse tipo de escola. O mesmo se dá com Jesus, quando a Bíblia o chama de o princípio da criação.
XI -  “Jesus não seria um deus menor que o Pai?”
  1. Diga com respeito: Alguns estudiosos da Bíblia que não crêem na Trindade usam essa crença como forma mais fácil de interpretar Deus.
  2. Use a Bíblia: Se Jesus fosse um deus menor, teríamos dois deuses: O Pai e o Filho. Mas a Bíblia ensina haver  um só Deus. (João 17:3; Judas 1:25) Deus afirma não haver Deus além dele. - Isaías 44:6, 8; 45:5, 6, 21.
  3. Ensine: Sabe por que não há outro Deus além do SENHOR? Porque todos os outros que se chamam deuses são deuses falsos, ou seja, não são Deus por natureza, mas se fizeram tais. Então, se Jesus for um outro Deus menor, fora da Trindade, Jesus seria um deus falso.
XII - “A Bíblia diz que o cabeça de Cristo é Deus. Isso não prova que Jesus seja inferior a Deus?”
  1. Leia o texto em questão e ensine: Vamos, então, examinar o texto de 1 Coríntios 11:3:  “Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça* de Cristo.” Ser Deus o cabeça de Cristo indica submissão, não inferioridade.
  2. Ilustre: Por exemplo, creio que sua religião ensine as esposas serem submissas aos seus maridos. O fato de sua mamãe ter seu papai como cabeça não significa que ela seja inferior a ele. 
  3. Ensine: Em termos de natureza, seus iguais, pois ambos são humanos. Em termos de posição, sua mamãe é menor (não inferior) ao seu papai. Assim também na relação entre Pai e Filho: São iguais em natureza, pois ambos são o mesmo Deus, mas diferentes em posição.
Cabeça. “Alguns entendem que o termo “cabeça” refere-se sobretudo ao conceito da honra, sendo a cabeça a sede da honra do indivíduo. Por isso, assim como Cristo honrava a Deus, o homem deve honrar a Cristo, e a mulher deve honrar o marido. Outros vêem na palavra “cabeça” a idéia de autoridade (que também encerraria o conceito de honra). Mostra que Paulo claramente emprega o termo com o sentido de autoridade em Ef 1, 21, 22 (“debaixo de seus pés”; “cabeça de todas as coisas”), em Ef 5:22, 23 (em que esta autoridade é vista num contexto de submissão) e em Cl 1:18; 2:10.” - BIBLIA. De Estudo NVI - Nova Versão Internacional. Página 1969. Nota de Roda-pé, de 1 Coríntios 11:3. Editora VIDA. São Paulo - SP. 2003.

XIII - “Deus enviou Jesus, seu filho unigênito. Como o filho unigênito de Deus por ser o próprio Deus?”
  1. Concorde: Sim, João 3:16 chama Jesus de “Filho unigênito”.
  2. Ensine: A Bíblia ensina que Jesus é Deus (João 20:28) e Filho de Deus (Mateus 16:16) Portanto, Jesus é Deus-Filho.
  3. Ensine: A Bíblia ensina que Jesus é Filho Unigênito (João 3:16) e Deus Unigênito (João 1:18) Portanto, ele é Deus Filho Unigênito.
  4. Ensine: Qual o significado da palavra “unigênito”? Não significa “único criado”, mas “único gerado”. E todo ser gerado é igual em natureza àquele que o gera. Todavia, como as origens de Jesus, o Messias, são desde os dias da eternidade (Miquéias 5:2), e que Jesus não tem princípio e nem fim (Apocalipse 1:17), então ele é o Eterno Filho Gerado de Deus. 
  5. Conclua: Se isso lhe é difícil de compreender, saiba que há muitas coisas sobre Deus impossíveis de serem explicadas por nós. Isso significa que cremos pela fé.
XIV - “Como Jesus pode ser Deus se ele pediu a Deus: ‘Não se faça a minha vontade, e sim a tua’? Não indica isso que eles tinham vontades diferentes?"
  1. Explique: Quando Jesus disse essas palavras, ele sentia tremenda angústia. Ele não era masoquista. Por ser uma pessoa perfeita, não tinha vontade alguma de sofrer. Mas tinha vontade em ser submisso ao Pai. 
  2. Raciocine: Não percebe haver uma diferença de sentido entre a vontade do Pai e do Filho? A vontade do Pai refere-se ao propósito divino para com Jesus, enquanto que a vontade do Filho era o desejo de que não tivesse sido necessária toda essa agonia e sofrimento.
  3. Ilustre: Não é verdade que a vontade do médico de operar um amigo seria um propósito para curar uma doença, e que a vontade do paciente seria a desejo de não ser operado?
  4. Raciocine: Assim, como a palavra “vontade” tem significados diferentes, não acha que seria incorreto afirmar que Pai e Filho tinham vontades diferentes? A vontade de ambos, como Deus, era o propósito de salvar a humanidade. Todavia, Jesus jamais teve vontade, desejo, de sofrer.
  5. Conclua e convide: Mesmo assim, sabemos que Pai e Filho, como pessoas distintas, têm vontades (desejo) próprias. Mas sempre estão em acordo por serem o mesmo Deus. - João 10:30.
XV - “Jesus não pode ser Deus porque no princípio ele era o verbo, ou a palavra. Assim, antes de nascer aqui na terra, ele era apenas a promessa de Deus, a palavra que estava para nascer.”

  1. Confirme: É verdade. A Bíblia diz em João 1:1 que “no princípio, [Jesus] era a palavra (ou o verbo).
  2. Argumente com a Bíblia: Pense bem. Se Jesus ser chamado de “a palavra”  ou “o verbo” indicasse que ele não existia antes de nascer na terra, teremos um problema ao lermos Apocalipse 19:13, texto escrito cerca de sessenta anos após sua ressurreição. Ali ele é chamado de “o Verbo (ou a Palavra) de Deus. Jamais afirmaríamos que Jesus não existia mais.
  3. Ensine com a Bíblia: A Palavra de Deus ensina que as origens do Messias são desde os dias da eternidade. (Miquéias 5:2) Jesus, enquanto na terra, pediu ao Pai para que o glorificasse com a glória que tinha junto de Deus, antes que houvesse mundo. (João 17:5) E lemos em Colossenses 1:15-18 que Jesus preexistia antes de tudo e criou todas as coisas. 
  4. Sugira: Tenho certeza de que poderíamos juntos aprender muito mais sobre Jesus Cristo. O que acha de estudarmos mais sobre a natureza e o caráter de Jesus?