I A C S - Instituto Apologético Cristo Salva - Tire suas dúvidas pelo SKYPE - fernandogalli1234 Telefone: 16 - 33927212

AULA 10 - AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ E O SEU PLANO DE SALVAÇÃO - PARTE 2

Na última aula, vimos que as TJs são meros candidatos à salvação. Não têm certeza dela. Enquanto pertenci à seita, fui doutrinado a crer nessa heresia em relação ao sacrifício de Jesus Cristo e a ensiná-la através de textos muito mal interpretados. Analisemos alguns deles, juntamente com os argumentos falaciosos do Corpo Governante.

Antes, porém de discorrer sobre o tema, quero expressar a quem me privilegia de ser leitor e aluno que minha convicção é de que uma vez salvo, salvo para sempre, portanto, acho um tremendo desrespeito ao poder e a eficácia do sacrifício expiatório de Jesus observar cristãos admitindo a possibilidade de perder a salvação, pois se cremos que os salvos produzem obras naturalmente, as obras não poderão tirar-lhes a salvação. Não creio que jamais quem se tornou filho de Deus deixe de sê-lo, depois volte a ser, depois volte a não ser. De que adianta termos a certeza da salvação, para o momento, se não teremos para o futuro? Pense nisso!

Argumentos TJs sobre a incerteza da salvação

Heresia TJ - "Mat. 24:13, Al: “Aquele que perseverar até ao fim será salvo.” (Assim, a salvação final da pessoa não é determinada no momento em que começa a depositar fé em Jesus.)" - Raciocínios à Base das Escrituras, página 340.

Refutação - Em primeiro lugar, Jesus não disse que a perseverança é requisito para a salvação, mas tão somente afirma que os que perseveram até o fim, estes serão salvos. Em outras palavras, a característica dos salvos é a perseverança. Sobre o texto de Mateus 24:12-14, podemos fazer nossas as palavras de D. A. Carson, quando afirma:
"Os vv. 10-14 pintam um quadro perturbador da crise entre o povo de Deus, bem como do caos exterior. Eles não apelam para o cálculo de datas, mas desafiam à fidelidade. Os verdadeiros discípulos não permitirão que as condições adversas afetem seu amor (12), sua perseverança (13) e sua pregação fiel do evangelho do reino". - Comentário Bíblico Vida Nova, página 1407.
Sobre a doutrina da perseverança dos salvos, gostaria de compartilhar você a opiniao de Louis Berkhof, quando diz:

BERKHOF, Louis. Teologia Sistemática, página 502. 3a. Edição. Cultura Cristã. São Paulo-SP. 2009.
Quão longe estão as TJs dessas verdades bíblicas! Para o Corpo Governante, deixar de perserverar não significa apenas se desviar, mas não trabalhar o suficiente para ganhar a salvação. Por isso, lemos numa de suas publicações:
"Temos que trabalhar arduamente para Jeová, a fim de ganharmos a salvação." - Ministério do Reino, março de 1996, página 1.
Nesse "trabalhar arduamente" está trabalhar de casa em casa, dirigir estudos bíblicos, ler a Tradução do Novo Mundo, estudar a Revista Sentinela, entre outras tarefas. Não fazer o máximo significa não perseverar. Por exemplo, as TJs entregam todo o mês um relatório de pregação de casa em casa. Veja o tal relatório:

Fonte: http://elderspov.tripod.com/doutrina_organizacao_02.htm
Observe que há o controle dos anciãos sobre quanto cada TJ faz no "serviço de casa-em-casa". E todos os meses, o folheto Nosso Ministério do Reino publica a média de horas dos publicadores (os que pregam de casa em casa) aqui no Brasil. Veja:

Nosso Ministério do Reino de outubro de 2006

Embora esses relatórios sejam omitidos da maioria dos folhetos Nosso Ministério do Reino, eles aparecem de vez em quando, trazendo o número de publicadores. Neste acima, podemos observar o folheto de outubro de 2006 exibindo o relatório de junho de 2006, com 563.837  publicadores e à frente a média de horas, 9,9. Trabalhar menos que a média significa diminuir o passo, falta de perseverança entre as TJs, o que desqualifica-a para a salvação. Portanto, uma revista A Sentinela disse:
"O importante é que continuemos firmes — mesmo que tenha de ser com lágrimas. Afinal, Jesus não disse: ‘Aquele que menos lágrimas verter será salvo’, mas: “Quem tiver perseverado até o fim é o que será salvo.” — Mateus 24:13. De modo que a perseverança é vital para a salvação." - A Sentinela de 15 de setembro de 1993, página 20, 21.
A Bíblia ensina algo totalmente diferente sobre a perseverança. Embora os salvos tropecem, pequem, Deus os faz se levantarem. A perseverança resulta da atuação do Espírito Santo de Deus na vida dos salvos, que dá testemunho com o nosso espírito de que somos filhos de Deus. (Romanos 8:16, 17) Por isso, Paulo podia afirmar que em Cristo ele era mais que vencedor e que nada poderia seará-lo do amor de Deus. - Romanos 8:37-39.

Evangelizando as TJs - Proponho que você escreva um texto com os seguintes dizeres para as TJs:
  • A Bíblia ensina que todos os salvos serão pessoas que perseveraram. - Mateus 24:13.
  • Paulo dizia que nada poderia separá-lo do amor de Deus. - Romanos 8:37-39.
  • Jesus disse que ninguém pode tirar as ovelhas de sua mão. - João 10:27-29.
  • Por que, então, você se considera mero(a) candidato(a) à salvação, e não tem essa certeza?
  • Por que não trabalha arduamente para agradecer pela salvação, e não para ganhá-la?
  • Desde que aceitei a Cristo, o Espírito Santo transformou o meu viver, e como consequência disso, tornei-me um dos filhos de Deus. Por isso, tenho a certeza da minha salvação. Se Jesus voltasse hoje, você seria salvo(a)?
  • Espere uma resposta e jogue a seguinte informação para ela: Você sabia que o Corpo Governante já ensinou vc declarar que se Jesus voltasse hoje você estaria salvo(a)? (É uma contradição única que surgiu no livro chamado Raciocínios à Base das Escrturas. Você poderá usar isso para fazer a TJ pensar. Veja abaixo:
Raciocínios à Base das Escrituras, página 342.

Como o ensino TJ é bastante contraditório, o Corpo Governante, nesta única vez em toda a história da seita, ensina a TJ a responder sobre a salvação dela: "'Até agora estou' (salva)". Mas observe que ela desconversa e muda o rumo do assunto. Perceba também que a argumentação seguinte visa provar a não certeza da salvação, com os seguintes textos:

Heresia TJ - "Não ficarmos confiantes em nossa posição" [de salvos]. (1 Coríntios 10:12 - "Conseqüentemente, quem pensa estar de pé, acautele-se para que não caia." - Tradução do Novo Mundo.

Refutação - O texto realmente aborda sobre não usarmos nossa confiança plena em nossa salvação para acharmos que jamais cairemos. Nós caímos em pecado sempre, todos os dias. Em Provérbios 10:16, diz-se: "Pois o justo talvez caia até mesmo sete vezes, e ele se há de levantar; mas aos iníquos se fará tropeçar pela calamidade." (Tradução do Novo Mundo) Cair não é sinônimo de perder a salvação aqui, mas de incorrer em erro contra Deus. Tanto que Deus não nos deixa ser tentados além do que podemos suportar, conforme 1 Coríntios 10:13. (Esta resposta é para as TJs, não para os cristãos que creem na perda da salvação.) Então, no contexto TJ, cair também significa a velha história: Deixar de obedecer ao Corpo Governante. Quem vive ali dentro nega isso, por afirmar que abedece a Jeová apenas, mas quem saiu de lá reconhece que não é bem assim.

Evangelizando as TJs - As seguintes perguntas seriam oportunas às TJs:
  • Poderia me mostrar na Bíblia onde se ensina que "cair", em 1 Coríntios 10:12, significa perder a salvação?
  • Que parte do texto apóia sua conclusão de que se trata de cair da "posição de salvo"? Se essa fosse a interpretação correta, você realmente crê que, em toda a sua jornada como TJ, algum esteve na posição de salvo?
  • Como você me explica tantas referências bíblicas à salvação apenas por se crer em Jesus? Veja:

João 3:15, 16 - "Para que todo o que nele crê tenha a vida eterna. Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."

João 5:24 - "Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida."

João 11:25, 26 - "Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?"

João 12:46 - "Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas."

João 20:31 - "Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome."
  • Seja, por favor, sincero(a) e responda: Não percebe que há uma grande diferença entre como se consegue a salvação segundo a Bíblia e segundo os ensinos do Corpo Governante.
Heresia TJ -  "A selagem dos ungidos parece estar bem avançada, e desde os anos 30 apareceu no cenário uma grande multidão de mansos que têm esperança terrestre. (Revelação [Apocalipse] 7:3, 9) Todos eles têm um senso de urgência, porque o segundo cumprimento de Joel 2:28, 29, mostra a iminência de um atemorizante dia de Jeová ainda maior, quando será destruído o mundial sistema de coisas religioso, político e comercial. Temos todos os motivos para “invocar o nome de Jeová” com plena fé em que ele nos salvará!" - A Sentinela de 1 de maio de 1998, página 15, parágrafo 8.

Refutação - É ensino importante entre as TJs que "todo aquele que invocar o nome de Jeová será salvo". (Romanos 10:13) E invocam para que fim? Para serem salvos. Todavia, quem invoca a Jeová é porque já demonstrou fé nele (caso o texto estivesse falando de Jeová). Assim, o texto indica a característica marcante dos que serão salvos: Eles invocam a Jeová.

Todavia, nos manuscritos mais antigos, não ocorre Jeová no texto. Ele foi colocado no lugar de Kyrios (Senhor). É interessante que na própria Tradução Interlinear do Reino Grego-Inglês das Testemunhas de Jeová podemos perceber isso, em Romanos 10:13. Vejamos:


Observe que onde há o texto grego, há em inglês a tradução ao pé da letra. "Kuriou" (Senhor) ocorre no texto grego, mas à direita, as TJs acrescentaram "Jeová". A questão é: Qual é o Senhor que precisamos invocar? De quem o contexto fala. Vejamos:
"9  Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10  Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. 11  Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido. 12 Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. 13 Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo." - Romanos 10:9-13.
Jesus é o Senhor, no contexto. Portanto, este é o nome que invocamos, com fé, para mostrar que somos salvos. Afinal, o nome de Jesus em hebraico (Yeshuá) significa "Yaweh é a salvação". O nome Jesus, que está acima de todo nome, carrega o nome Yaweh consigo!

A grande  questão é como as TJs são enganadas quanto ao significado de "invocar a Jeová". Eu era ensinado a invocar o nome de Deus em vários momentos de cada dia, mas de nada valeria se eu não pregasse de casa em casa o máximo possível. Assim, invocar para ser salvo significa para as TJs invocar fazendo obras. E na realidade são obras que validam o invocar, quando quem é salvo invoca a Jesus como Senhor e faz obras naturalemente.

Mas o que dizer de Joel 2:32? Lemos ali: "E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque, no monte Sião e em Jerusalém, estarão os que forem salvos, como o SENHOR prometeu; e, entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar." No hebraico, ocorre YWHW três vezes. Está se referindo a invocar o nome "Jeová". Mas como este texto se cumpriu em partes nos dias de Pentecostes, após a ressurreição de Jesus? Em Atos 2:21-36, Pedro cita Joel 2:32, e em todo discurso, Jesus é chamado de Senhor. Portanto, Jesus é YHWH, Jesus é o nome que deve ser invocado.

Evangelizando as TJs - Arrazoe bondozamente com a TJ:
  • Leia o texto de Romanos 10:9-13 e responda-me, por gentileza: "Quem é o Senhor do qual o texto fala, principalmente o versículo 9?"
  • Sobre Joel 2:32, a quem Pedro aplicou este texto, em Atos 2:21-36? A Jesus ou ao Pai dele? Quem no texto é chamado de Senhor  - Jesus ou o Pai dele?
  • Você não concorda que aqueles que invocam o nome de Jesus, nome este que está acima de todo nome, são os verdadeiramente salvos, e que por isso mesmo testemunham de Jesus em todos os cantos da terra? - Leia Atos 1:8.
Heresia TJ - "Fil. 2:12, ALA: ""Como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, dsenvolvei a salvação com temor e tremor." Isto foi dirigido aos "santos" em Filipos, conforme declarado em Filipenses 1:1. Paulo instou com eles para que não ficassem excessivamente confiantes, mas que compreendessem que a salvação final deles ainda não estava assegurada."

Refutação - Onde o texto afirma que a salvação deles não estava assegurada? O problema para as TJs entenderem o texto é o uso da expressão "desenvolvei a vossa salvação." Entendem as TJs que a salvação é desenvolvida por se trabalhar por ela. No entando, se assim fosse, seríamos capazes de nos salvar, o que a Bíblia não ensina. Por isso, D. A. Carson comenta:
"Desenvolvei a vossa salvação traz o sentido de tornar algo completo, não de trabalhar pela salvação. Isso seria algo que jamais poderíamos fazer. A própria palavra salvação (que significa resgatar) implica que não somos capazes de salvar nem a nós mesmos. (João 15:4, 5; 1 Coríntios 15:10; Efésios 2:5, 8), mas que podemos e devemos viver uma vida que demonstre o poder salvador de Deus que tomamos para nós". - Comentário Bíblico Vida Nova, página 1884. Editora Vida Nova. 2009.
Sobre Filipenses 2:12, Hendricksen comenta:
"Agora eles devem desenvolver "sua própria salvação", ou seja, devem desenvolvê-la à parte da assistência de Paulo. Sim, eles devem desenvolvê-la, isto é, levá-la à sua conclusão, digeri-la plenamente e aplicá-la ao viver diário. Devem envidar todo esforço para produzir todosos frutos do Espírito (a lista completa de Gálatas 5:22, 23). Devem almejar nada menos que a perfeição moral e espiritual." -  Comentário do Novo Testamento. Efésios e Filipenses, página 493. Editora Cultura Cristã. 2a. Edição. 2005.
 Todavia, perceba que Paulo exorta aos filipenses a desenvolver a salvação deles, e não a de cada um. Por isso, alguns comentaristas preferem entender o "desenvolver a salvação" em relação ao problemas que aquela igreja enfrentava, como rivalidade e ambição (2:3, 4; 4:2), o ensino judaizante do que era necessária a circuncisão para se obter a salvação (3:1-3), o perfeccionismo (3:12-14) e a libertinagem (3:18, 19). Por isso Ron Rhodes, perito em heresias TJs, comenta:
"Em vista de tais problemas, a igreja como uma unidade necessitava de "salvação" (isto é, salvação no sentido temporal e experimental, não no sentido eterno".- Reasoning From The Scriptures With Jehovah´s Witnesses [Raciocinando Pela Escritura Com As Testemunhas de Jeová], página 301. Editora Haverst House Publshers. Eugene. Estado de Oregon. EUA. 1993.
Seja o desenvolvimento da salvação em caráter individual ou coletivo, os santos (1:1) em Filipos, portanto salvos, precisavam ser salvos daqueles problemas, tomarem parte ativa na solução deles, e cada um desenvolver (não conquistar) na acepção de levar a término sua salvação já garantida.

Conclusão

A crença TJ de que são candidatos à salvação serve tanto para a atual "grande multidão" (99.8%) das 7,5 milhões de TJs, como para o "restante ungido" (aqueles que pertencem aos 144.000, mas estão ainda vivos na terra esperando morrerem para ir ao ceu, SE perseverarem.

No próximo capítulo, estudaremos sobre esses dois rebanhos das TJs, suas características, em que cada um crê quanto ao futuro que Deus supostamente lhes reserva.

-----------

Aula sem vídeo - os vídeos estarão na próxima aula. 

Questionário - Aluno que não entregar os questionários não receberá certificado.

1. Por que as TJs não têm certeza da salvação?

2. Qual o seu ponto de vista sobre "perder a salvação"? Fundamente sua resposta na Bíblia.


3. Que argumento você usaria para defender que o cristão deve ter certeza de sua salvação?


______________________________________________________________