I A C S - Instituto Apologético Cristo Salva - Tire suas dúvidas pelo SKYPE - fernandogalli1234 Telefone: 16 - 33927212

AULA 7 - RESPOSTAS AOS ARGUMENTOS TJS CONTRA A TRINDADE

OBJETIVO DA AULA - Responder aos questionamentos TJs contra a doutrina da Trindade, mostrando suas incoerências, seus sofismas, suas "sacadas" e formas apelativas.

Queridos alunos, decidi não colocar vídeo nessa aula, e sim na outra. Achei melhor. E vou poupá-los de um questionário. Essa aula foi muito extensa. Na próxima, terá menos texto, e mais vídeos.

                                                                                                                                                                    

Num dos sites que fazem apologia às doutrinas do Corpo Governante das TJs, nossos queridos amigos nos fazem muitas  perguntas questionando a doutrina da Trindade. São perguntas geralmente usadas por TJs, todas derivadas dos questionamentos da liderança mundial. Com todo o respeito, passo a responder uma a uma. É nosso sincero desejo que as TJs "absorvam conhecimento" verdadeiro das Sagradas Escrituras. E que todos nós possamos dar respostas amorosas, sem ofensas, a estas pessoas tão dedicadas, confessas candidatas à salvação e enganadas pelo Corpo Governante. 

Questionamentos

1. Se a crença na Trindade é tão importante para a nossa salvação, porque é que a palavra "Trindade", ou o seu conceito de três seres num só, não se encontra na Bíblia?

Resposta cristã - Se o fato de o nome de um ensino não se encontrar nas Escrituras provasse que esse mesmo ensino não existisse, então as TJs seriam as primeiras culpadas por inserir na Bíblia a existência de um Corpo Governante. Além disso, não cremos em três seres num só. Cremos no Único Deus Verdadeiro (Deuteronômio 6:4), que subsiste em Três Pessoas Distintas: O Pai (1 Coríntios 8:5), o Filho (João 1:1; 20:28; Tito 2:13) e o Espírito Santo. - 2 Coríntios 3:17; Atos 5:3, 4.

2. Porque é que os apóstolos e os primeiros cristãos não acreditavam na Trindade? (Se você disser que sim, prove isso pelas Escrituras ou por citações dos Pais da Igreja antes de 200 A.D). 

Resposta cristã - Que realmente os apóstolos e os primeiros cristãos não usavam o nome Trindade em suas pregações e ensinos é evidente. Todavia, os textos bíblicos citados acima provam que havia elementos suficientes para ensinarem Pai, Filho e Espírito Santo como Pessoas distintas, mas que todas Elas tinham a mesma natureza e essência Divina. Ademais, Deus, em sua Palavra, revelou-se progressivamente, e o cânon bíblico, terminado por volta do ano 96 d.C., deu condições suficientes para os chamados pais da igreja crerem neste santo ensino. Por exemplo, Justino Mártir (100 d.C. - 165 d.C) adirmou: “O Pai do universo tem um filho, e ele, sendo o primogênito verbo de Deus, é o próprio Deus. E nos tempos antigos ele apareceu na forma de fogo e na semelhança de um anjo a Moisés” Clemente de Alexandria (150 d.C. - 215 d.C.) também confessou Jesus como Deus: “Realmente a deidade plenamente manifesta, sendo ele feito igual ao Senhor do universo; porque ele era o seu Filho”. 

3. Visto que a Trindade era tão contrária à crença religiosa judaica em Deus, porque é que Jesus e os seus  apóstolos não gastaram tempo suficiente, ensinando e explicando a Trindade, de forma a convencer os judeus da sua verdade, assim como fizeram com outros ensinos cristãos? 

Resposta Cristã - A mesma pergunta poderíamos fazer às TJs: Se realmente Jesus era o Messias prometido, por que os profetas não deram maiores explicações, com muito mais detalhes, sobre a obra do Messias, por exemplo? Prova isso que Jesus não foi o Messias? Não! Ou então, por que os profetas antes de Cristo não explicaram melhor, em mais detalhes, a obra do Espírito Santo? Prova isso que o Espírito Santo não é real? Não! A questão é: Deus se revelou progressivamente, segundo a sua vontade. Primeiro, como Pai, como Jeová. Depois, permitiu que a pronúncia do nome divino, YHWH, caísse no esquecimento, algo que Ele não permitiu, por exemplo com a Bíblia Sagrada. Agindo assim, Deus Pai permitiu que nós reconhecêssemos Jesus Cristo como o nome que está acima de todo nome. (Filipenses 2:9-11) Depois, no final de seu ministério, Jesus promete enviar o Espírito Santo. (João 14:26; 16:13, 14) Sobre os judeus reconhecerem a verdade sobre a Trindade, primeiro deveriam crer em Jesus, o que, como nação, não fizeram. (João 1:12) Mesmo assim, poucos judeus o reconheceram, e um deles, Paulo, cria que Jesus era o Grande Deus e Salvador de nós. (Tito 2:13) Embora as TJs, em sua Tradução do Novo Mundo tentem obscurecer esse texto, por trazudir "aguardamos a bendita esperança e a manifestação do nosso grande Deus e [do] Salvador de nós, Cristo Jesus, mesmo adulterando o texto confessam que Jesus é YHWH, pois lemos em Isaías 43:11 que não há Salvador além de YHWH. 

4. Se a doutrina da Trindade era uma verdade sólida, porque é que Jesus e os seus discípulos não contrariaram o Shema do antigo Testamento: "Ouve ó Israel: Jeová, nosso Deus é um só Jeová". (Deut. 6:4) Porque é que ao invés disso, Jesus citou essa mesma escritura em Marcos 12:29?

Resposta Cristã - As TJs, sempre sinceras em seu estudo, ainda não compreenderam que nós não contrariamos o SHEMA do Antigo Testamento. Cremos que YHWH é um só YHWH. E o Corpo Governante sabe disso. No livro TJ - Raciocínios à Base das Escrituras - definem a doutrina da Trindade da seguinte forma:
"TRINDADE. A doutrina fundamental das religiões da cristandade. Segundo o Credo de Atanásio, há três pessoas divinas (o Pai, o Filho e o Espírito Santo), sendo cada um destes, alegadamente, eterno, todo-poderoso, não sendo nenhum maior ou menor do que o outro, sendo cada um deles, alegadamente, Deus, e, não obstante, juntos um só Deus." - Raciocínios à Base das Escrituras, página 397.
Assim, não somos como os mórmons, que creem que o Pai é Deus, o Filho é outro Deus, e o Espírito é outro Deus. Não somos unicistas modalistas, que creem que primeiro YHWH teve a função de ser Pai, depois de Filho e finalmente de Espírito Santo. Cremos que YHWH sempre foi, é e será o ÚNICO Deus. Todavia, se nosso Deus Todo-Poderoso YHWH subsiste em três Pessoas distintas, ao mesmo tempo, e se revelou como tais no seu devido tempo, não nos cabe entender como Ele consegue ser TRIÚNO.

5. Porque é que Deus [não] disse ao seu povo para não ter nada a ver com as nações pagãs, se essas mesmas nações tinham o conceito correto sobre Deus? (o conceito destas nações acerca da trindade como conceito de Deus, remonta praticamente a todas as nações dos tempos antigos.

Resposta Cristã - A pergunta foi mal formulada, pelo que parece. Por isso, leia a pergunta como se ela não tivesse o primeiro não. A pergunta, então, quer saber: Se Deus fosse uma trindade, por que pediu a seu povo para nada ter a ver com os povos pagãos que criam em trindades também? Primeiro, não eram trindades, mas tríades, onde cada "pessoa" da tríade era um deus diferente. Os cristãos não creem em Três Deuses, mas no Único Deus. E mesmo que aqueles povos cressem em trindades - três pessoas num só deus - elas seriam trindades falsas, pois somente YHHW é YHWH. Não há outro que seja Deus como Ele. (Isaias 44:6) Para o conceito de Trindade ser correto, precisa ser o modo como YHWH se revelou na Bíblia. Por fim, há algo muito interessante nas tríades pagãs. Todas elas são criações de Satanás. A pergunta é: Por que Satanás fez questão de ensinar as nações pagãs a crer em tríades, uma forma muito parecida com trindade? Da mesma forma que o Corpo Governante já admitiu que as nações, de qualquer época e local, crerem num tipo de Deus constitui prova de que Deus existe, pois o homem nasce com a ideia de divindade, não seria prova de triunidade Divina as nações também representarem seus deuses falsos de forma parecida? Evidentemente, Satanás sabia da Triunidade Divina, embora nem ele soubesse explicá-la, pois só Deus o sabe. Por isso, tentou tornar seus deuses, em desafio ao Verdadeiro, parecidos com Ele. 

6. Se Jesus é Deus, quem é o Deus de Deus? Jesus fala do "meu Deus" até mesmo já no céu. Porque é que Jesus afirma que tem um Deus, se de fato ele é o Deus? (João 20:17; Apocalipse 3:12; 1:6; 1 Pedro 1:3; 2 Cor. 1:3; Efésios 1:17; Salmos 89:26;Marcos 15:34; Col. 1:3; Hebreus 1:9; Salmos 45:7) Porque a Bíblia nunca se refere ao Pai referindo-se ao Filho como "meu Deus", nem o Pai e o Filho referindo-se ao espírito santo como "meu Deus"?


Resposta Cristã - Por que Jesus chama Deus de "meu Deus"? Pelo fato de ele ser mediador entre Deus e os homens. Paulo diz a Timóteo que há um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem. (1 Timóteo 2:5) Jesus não é mediador antes de sua morte, mas depois. No papel de mediador, Jesus, o homem ressuscitado, pode perfeitamente dizer "meu Deus" e "vosso Deus", "meu Pai" e "vosso Pai". (João 20:17) Perceba que Jesus não disse: "Nosso Pai e nosso Deus", mas "meu Deus e vosso Deus", porque Deus Pai é Deus de Jesus num sentido diferente de ser o nosso Deus. Deus é nosso Deus porque fomos criados por Ele. Mas Deus é "meu Deus" para Jesus porque Jesus, na função de mediador, recebe ordens de Deus Pai. Por isso, jamais veremos Deus Pai chamar Jesus  e o  Espírito Santo de "meu Deus", porque Deus Pai e Deus Espírito Santo não são mediadores entre Jesus e os homens. Ademais, Deus é Pai de Jesus num sentido diferente de ser o nosso Pai. Ele é Pai de Jesus por ser igual ao Filho em natureza. Por isso, Jesus quando se dizia "Filho de Deus" fazia-se igual ao Pai. (João 19:7) E Deus é nosso Pai porque nos deu poder de ser seus filhos espirituais através da fé em Jesus Cristo. - João 1:12.

7. Porque que o espírito santo na Trindade, desempenha um papel tão fraco? Visto que a versão Almeida ra diz que Maria ficou grávida pelo espírito santo, isso faria do espírito santo o Pai. Então quem é o Pai do Pai?

Resposta cristã - Quais são os parâmetros usados para se crer que o Espírito Santo Pessoal de Deus exerce um papel tão fraco? Será que a TJ que formulou essa pergunta se baseou no número de referências bíblicas ao Espírito Santo em relação ao Pai e o FIlho? Se assim foi, então no Novo Testamento das TJs, o Pai YHWH exerce também um papel muito fraco em relação ao FIlho, pois nessa "bíblia" YHWH, no NT, ocorre 237 vezes e Jesus mais de 1.000 vezes. Contudo, sabemos que o papel do Espírito Santo não é fraco, a menos para quem não crê na sua real identidade e natureza. Esteve presente no nascimento de Jesus, no Batismo dEle, em sua unção, na sua morte, na formação da Igreja Cristã, na revelação de todo o NT (cada palavra). Fraco? Quanto à pergunta seguinte, Maria ficar grávida do Espírito Santo indica a causa da gravidez. De fato, nem o Pai de Jesus é Pai dEle devido a gravidez de Maria, mas sempre o foi, antes mesmo de haver mundo. (João 17:5) Sobre a sugestiva pergunta "quem é o Pai do Pai", carregada de extrema ignorância e de pérfida ironia, respondo em tom de pergunta: Não seria o vovô Jeová das TJs, sim, aquele mesmo que o Corpo Governante ousou chamar de avô das TJs no milênio, pois Jesus será o Pai da grande multidão? Veja como isso é verdade:
"Embora os das outras ovelhas não sejam diretamente incluídos entre os “filhos” mencionados em Isaías 54:13, eles são abençoados por serem ensinados por Jeová. Por isso, dirigem-se corretamente a Deus como “Pai”, porque ele, na realidade, será seu Avô por meio do “Pai Eterno”, Jesus Cristo. — Mateus 6:9; Isaías 9:6." - A Sentinela de 1 de agosto de 1995, página 13, parágrafo 19.
Portanto, a pergunta quem é o Pai do Pai já foi respondida pelo próprio Corpo Governante. Só resta explicar como Jesus será Pai e não é Deus, se o próprio Jesus disse para chamar de "pai" apenas Deus. - Mateus 23:9.


8. De quem foi a voz que se ouviu desde os céus quando Jesus foi batizado? 9. A quem Jesus orava mostrando sua dependência e submissão? A ele próprio?

Resposta Cristã -  As duas perguntas podem ser respondidas ao mesmo tempo. Jesus orava ao Pai, e foi o Pai quem falou dos céus, no batismo Jesus, assim como antes de criar o homem Pai e Filho conversavam entre si. A expressão "façamos o homem à nossa imagem segundo a nossa semelhança" (Gênesis 1:26) prova que somos a imagem e semelhança do Pai e do Filho. Mas a Bíblia nos ensina que somos a imagem de Deus, título que até Jesus recebe por ter se feito homem. (2 Coríntios 4:4) Assim, as duas perguntas acima provam, com respostas bíblicas, o que já cremos: Que o Pai é uma Pessoa distinta dA do Filho. Essas perguntas deveriam ser feitas ao Unicistas, não aos que creem na Trindade. Sobre Jesus ser dependente de Deus, vemos isso nas Escrituras apenas como homem. E ser Jesus submisso a Deus Pai na terra e no céu não o torna inferior ao Pai em natureza, mas apenas em posição - submissão esta voluntária - assim como a esposa ser submissa ao marido não a torna inferior a ele em natureza, mas apenas em posição. - 1 Coríntios 11:3.

10. Se Jesus era Deus, porque Satanás iria perder o seu tempo tentando-o? Será que Deus é vulnerável?


Resposta Cristã - Primeiro, não foi Deus quem foi tentado (Tiago 1:13), mas o homem Jesus. Ele, em sua natureza humana "obediente até à morte, e morte de cruz" (Filipenses 2:5-8) resistiu às tentações. Sobre a questão de Satanás perder tempo, isso é problema dele. Satanás conhecia as Escrituras. Ele sabia que fora profetizado em Isaías 53 que Jesus levaria nossas doenças, nossos pecados. Se o homem Jesus tivesse pecado (se é que o poderia), Deus teria inspirado Isaías a profetizar erroneamente - seria uma falsa profecia! Mas com Deus, isso não ocorre. (Isaías 55:10, 11) Se Satanás, mesmo assim, quis tentar a Jesus, foi problema dele. Todavia, Jesus resistiu a tais tentações como homem, mas do que qualquer humano. Por quê? Porqueos humanos, na grande maioria das vezes, não resistem às tentações e pecam. Assim, não atravessam todas as tentações inculpes, por isso sentem menos sua força. Quando pecam, a tentação acaba. No caso de Jesus, todas as tentações foram experimentadas por completo, e ele, como homem, não em sua natureza divina, resistiu a elas integralmente. "A palavra era Deus" (João 1:1) e "a Palavra se fez carne" (João 1:14). Na carne (como homem), Jesus sofreu e morreu por nós. Quanto a seu Espírito, jamais foi tentado, pois era plenamente Deus. Assim, o Espírito Divino de Jesus nada sentiu ao ser tentado como homem.

11. Quem tem a imortalidade? Deus? Jesus morreu (impossível para quem tem a imortalidade) e esteve morto por quase 3 dias. Como pode Deus morrer? Quem o ressuscitou? (Hebreus 5:7; Apoc. 2:8).

Resposta cristã - Sim, apenas Deus é, por natureza, imortal. Mas como Jesus pode ser Deus se esteve morto por quase três dias? Hebreus 5:7 responde: " Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da sua piedade". Foi o corpo perfeito de Jesus que morreu. Deus não é carne, mas Espírito. (João 4:24) Jesus, o primeiro e o último, este morto e passou a viver. Foi o espírito de Jesus que morreu? Não! Em 1 Pedro 3:18 lemos: "Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito". Erram as TJs em ensinar que Jesus foi vivificado no espírito quando foi ressuscitado. Isso faria com que Jesus deixasse de existir por quase três dias. Isto, se fosse verdade, tornaria inverdade a declaração de Hebreus 13:8: "Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre". Como Jesus pode ser o mesmo ontem e hoje e por três dias tornou-se inexistente? Quanto à questão "Quem ressuscitou Jesus?", a resposta é Deus. A Bíblia ensina que "a este Jesus Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas". (Atos 2:32) Diz também que Jesus foi ressuscitado pela glória do Pai". (Romanos 6:4) Em Romanos 8:11, diz que Jesus foi ressuscitado pelo Espírito de Deus. E em João 2:19-21, ensina que Jesus ressuscitaria o seu próprio corpo, quando Jesus fala: "Destruí este santuário, e em três dias o reconstruirei [...] Ele, porém, se referia ao santuário do seu corpo". Portanto, quem ressuscitou o "corpo", "a carne", o homem Jesus Cristo? Deus - Pai, Filho e Espírito Santo.

12. Com quem Jesus falou quando estava na estaca de tortura, conforme Mateus 27:46:  "Por volta da nona hora, Jesus exclamou com voz alta…"Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?"

Resposta Cristã - As TJs tentam, dentro de sua ótica iluminada pelo seu Corpo Governante, argumentar que se Jesus fosse Deus, Deus não poderia abandonar Deus, e que por Jesus ter dito estas palavras a Deus, isso prova que Jesus eram uma pessoa distinta do Pai. Quanto a esta última declaração, o Filho realmente é uma pessoa distinta do Pai. Mas a questão é: Quem Deus abandonou e por quê? Deus abandonou o homem Jesus para que Jesus morresse. Era o homem Jesus experimentando a morte, com todas as suas dores. O homem Jesus, antes e depois de sua ressurreição tinha o Deus dEle. Antes da morte porque era homem judeu, que adorava a Deus. Depois de sua morte porque era mediador entre Deus e os homens.

13. Visto que a doutrina da Trindade afirma que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são co-existentes e co-iguais; estava Jesus mentindo em João 14:28 quando disse: "O Pai é maior do que eu"? Se Jesus quisesse afirmar que ele, como um terço da Trindade, estava naquele momento numaposição inferior, porque não afirmou antes que 'Deus é maior do que eu'? Como poderia Jesus afirmar que uma pessoa da Trindade era maior que a outra pessoa da Trindade? Se o Filho era inferior a si mesmo enquanto na terra, então onde estava a parte dele que era co-igual e co-existente com o Pai?

Resposta Cristã - Vamos às respostas, uma a uma. Realmente, Pai, Filho e Espírito Santo são co-iguais, mas em natureza Divina. Jesus disse "o Pai é maior do que eu" quando estava na terra, quando havia sido feito menor que os anjos. (Hebreus 2:7) Onde estava, então, a parte de Jesus que era co-igual ao Pai e ao Espírito Santo, quando ele estava aqui na terra? Estava no próprio Jesus, todavia, como Jesus existindo na forma de Deus não se agarrou ao fato de ser Deus, mas se fez homem (esta sim sendo sua grande humilhação), Jesus, esvaziando-se a si mesmo mostrava-se como homem, mas nEle estava Deus-Filho em Espírito, pois era perfeitamente Deus e perfeitamente homem. (João 20:28; 1 Timóteo 2:5). Outra colocação importante é: Nunca cremos que Jesus é um terço da Trindade, mas Ele sempre foi 100% Deus. Jesus é plenamente Deus, não um terço de Deus, pois nELe, Jesus, habita corporalmente "toda a plenitude" da divindade. (Colossenses 2:9) Assim, o Pai é plenamente Deus, o FIlho é plenamente Deus, e o Espírito Santo é plenamente Deus. Então são três Deuses? Não, apenas um. Por isso, as TJs questionam: Mas como pode ser isso? 1 + 1 + 1 = 1? Se entendermos 1 como número de pessoas, são 3. Mas se entendermos 1 como natureza, percebemos que na soma das pessoas não se altera o resultado final quanto a natureza "1". Ou seja: 1 Deus  = 1 Pessoa + 1 Pessoa + 1 Pessoa. As pessoas são distintas, mas possuem a mesma natureza: Ser um Deus. Por isso, teríamos, em matemática, uma equação: 1 Deus = 1 (Pessoa + Pessoa + Pessoa). Isto é apenas uma ilustração. A verdade é que matemática humana não é a mesma que a divina.

14. Se João 10:30 mostra que Jesus e Deus são a mesma pessoa quando diz: "Eu e o Pai somos um", explique João 17:20-26, "a fim de que sejam um, assim como nós somos um". Com quem Jesus estava a falar? Significa isso que os verdadeiros discípulos de Jesus, são o mesmo que Deus e Jesus e desta forma são uma parte da Trindade (Múltipla-entidade)?

Resposta cristã - Novamente, as TJs mostram que não sabem diferenciar Unicismo de Trindade. Não sabem em que cremos. Talvez, a culpa seja das igrejas que também não ensinam como as doutrinas cristãs devem ser definidas e explicadas. O Pai e o Filho são Pessoas distintas. Todavia, o Pai e o Filho são um em dois sentidos: Um só Deus (natureza divina), pois ambos são chamados de Deus (1 Coríntios 8:5; João 20:28) e unidos num só propósito, pois ambos, com o Espírito Santo, são a própria verdade. Por exemplo, o Pai é Deus verdadeiro (João 17:3), Jesus é a Verdade (João 14:6) e o Espírito Santo é o Espírito da Verdade (João 16:13). Em João 10:30, Jesus podia muito bem se referir a esses dois sentidos de "somos um". Mas em João 17:20-26, Ele não poderia estar falando de natureza divina, pois os seus seguidores não a possuem. Portanto, Jesus referia-se a sua unidade em propósito, e desejava que os discípulos fossem unidos assim. Evidentemente, jamais seriam tão unidos como o Pai e o Filho, mas o seriam dentro do possível. Este tipo de linguagem é parecida quando Deus diz: "Sereis santos porque eu sou santo". (1 Pedro 1:16) Obviamente, nunca seremos santos como Deus é, mas Ele é nosso ideal. O mesmo pode-se dizer de sermos um assim como o Pai e Filho são um - até o ponto que conseguirmos. Portanto, Jesus não desejava que seus discípulos fossem uma trindade como Ele e o Pai, mais o Espírito Santo, são.

15. Se Jesus era verdadeiramente Deus na terra, como poderia ser um resgate correspondente? Isso faria de Jesus um perfeito Deus/homem, enquanto Adão era apenas um homem perfeito.

Resposta cristã - Não pretendo aqui discutir a expressão "resgate correspondente", no contexto salvífico. É uma doutrina TJ absurda! Mas na aplicação que fazem quanto ao resgate, em si, querem dizer que se Jesus fosse Deus, o resgate teria sido infinitamente maior do que a Lei de Deus exigia. Argumentam: 
"Foi apenas um humano perfeito, Adão, quem pecou no Éden, não Deus. Assim, o resgate, para estar realmente em harmonia com a justiça de Deus, tinha de ser estritamente um equivalente — um humano perfeito, “o último Adão”. Assim, quando Deus enviou Jesus à terra como resgate, ele fez com que Jesus se tornasse o que satisfaria a justiça, não uma encarnação, não um deus-homem, mas um homem perfeito, “menor que os anjos”. (Hebreus 2:9; compare com o Salmo 8:5, 6.)" - Deve-se Crer na Trindade, página 15.
Resposta cristã - As TJs novamente se equivocam. Não foi a morte de Jesus como Deus que nos salvou, pois Deus não morre. Não foi um deus-homem quem morreu, mas foi o homem Jesus quem morreu. Assim como em Adão (homem) todos morrem, assim em Jesus Cristo somos salvos e teremos vida eterna. (1 Coríntios 15:22) Todavia, por que as TJs chamam de "resgate correspondente"? Porque creem que Jesus apenas nos deu a possibilidade de salvação que Adão nos tirou. Raciocinam: "Assim como Adão impediu que tivéssemos a vida eterna, assim Jesus abriu caminho para os humanos serem salvos, o que ocorrerá através de uma prova final, depois dos 1.000 anos, quando Satanás for solto de sua prisão. Os que passarem a esse teste final, receberão os benefícios do resgate correspondente de Cristo". Absurdo, não? A Bíblia não ensina isso! Cristo não morreu para nos deixar uma prova ainda a ser vencida, mas "a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras" (Tito 2:14) e "com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados". (Hebreus 10:14) Então, com que direito as TJs questionam um resgate superior, se o resgate que elas pregam é inferior no sentido de não ser suficiente para nos dar aquilo que Adão nos tirou? Pense bem: Se através do pecado de Adão tínhamos certeza de que nascíamos condenados à morte, como poderíamos ousar a crer que mesmo com o sacrifício de Jesus Cristo precisamos passar por um teste final? Se assim fosse, o pecado de Adão teria maior eficácia do que a morte de Cristo!

16. A quem está o Filho sujeitando-se em 1 Coríntios 15:28?

Resposta cristã - Ao Pai. Bastaria essa resposta. Mas a pergunta visa questionar como Deus pode se sujeitar a Ele mesmo? Resposta: Deus não se sujeita a ninguém, mas a Pessoa de Cristo Jesus sujeita-se a Deus Pai, e como já explicado em respostas anteriores, sujeição e submissão não é prova de inferioridade de natureza, mas apenas diferença de posição.

17. Será que Mateus 3:11 indica que o espírito santo é uma pessoa? (Água e fogo não são pessoas).

Resposta Cristã - Mateus 3:11 diz: "Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo". Assim, as TJs raciocinam: "Assim como água e fogo não são pessoas, assim também o Espírito Santo não é um ser pessoal, pois os três aqui estão na mesma frase, conectados pelo verbo batizar". Se levássemos isso a sério, então na frase "batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo" (Mateus 28:19, 20), então o pelo fato de o Espírito Santo não ser "pessoa", o Pai e o Filho também não seriam "pessoas", pois também estão na mesma frase e conectados pelo mesmo verbo batizar. O que as TJs fazem é "brincar" com os textos.  Debaixo do raciocínio TJ, em Mateus 3:11, poderíamos defender uma nova doutrina, de que o espírito santo, na verdade, é um ser tocável, pois assim como podemos tocar na água e no fogo, assim também poderíamos tocar nesse "espírito".

18. Como poderia o espírito santo ser uma pessoa, quando encheu cerca de 120 discípulos ao mesmo tempo? (Atos 2:4) Como você pode ficar cheio de uma pessoa?

Resposta cristã - Espero que você não esteja ficando cheio de mim, pelas aulas tão longas. Mas quanto à pergunta TJ, novamente estão brincando com as Escrituras e com o Deus Todo-Poderoso. Se fôssemos levar a sério, de novo, a argumentação TJ, como o Pai e o Filho poderiam ser "pessoas" se podem fazer morada em milhões de pessoas ao mesmo tempo? (João 14:23) Quanto à segunda pergunta, respondemos com outra: "Se Satanás é um ser pessoal, como entrou em Judas (Lucas 22:3)? Como uma pessoa pode entrar dentro da outra? Na ótica bíblica, um espírito mau pode entrar numa pessoa e até em animais. É o caso dos dois endemoniados cujos espíritos maus, por ordem de Jesus, saíram deles e foram para os porcos. (Mateus 8:28-32) De forma muito superior, o Espírito Santo de Deus, que tem poder (Romanos 15:13, 17), pode ser o santuário, ao mesmo tempo, de quantos cristãos Ele quiser. (1 Coríntios 6:19) Em atos 1:8, Jesus prometeu que os discípulos receberiam poder (ou virtude) ao descer sobre eles o Espírito Santo. Assim, eles ficaram cheios do poder do Espírito Santo.

19. Se Jesus era o Deus Todo-Poderoso, porque Jesus não corrigiu Simão Pedro quando perguntou quem pensavam que ele era, e Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente."? (Mateus 16:15-17)


Resposta cristã - Jesus teria corrigido Pedro se ele vivesse lendo a Sentinela e a Despertai!, revistas TJs que, com outras publicações, ensinam que Jesus é Filho porque foi criado pelo Pai. Se assim fosse, por que Jesus elogiaria a Pedro, afirmando que a declaração de Pedro fora uma revelação do seu Pai, Deus? (Mateus 16:17) Na verdade, Jesus se fazia igual a Deus por se declarar o Filho de Deus. (João 19:7) Por quê? Porque assim como você é tão humano quanto seu pai, eu sou tão humano quanto o meu, Jesus era tão Deus quanto o Pai.

20. Se Jesus é Deus, explique a escritura em João 1:18, que diz: "Nenhum homem jamais viu a Deus."

Resposta cristã - Com essa pergunta, as TJs querem raciocinar: "Se Jesus foi visto pelos homens, e Deus jamais foi visto [e eu acrescentava: e quem ver Deus morre (Êxodo 33:20)], como Jesus poderia ser Deus? A Bíblia responde: Deus é Espírito. (João 4:24) Jesus era perfeitamente Deus (João 1:1; 20:28; Romanos 9:5; Tito 2:13) e perfeitamente homem (João 1:14). Alguém viu Jesus como Deus, ou sua natureza Divina? Não! Todavia, a Bíblia diz em João 1:18 que o Deus unigênito revelou a Deus. Então, como ousam a perguntar se Jesus é Deus se o próprio texto diz que Ele é? E no grego, diz: "O Deus unigêntito", com artigo definido. Pergunto às TJs: Se Jesus deixa de ser igual a Deus, porque em João 1:1, "Deus" para Jesus ocorre sem artigo, o que dizer de João 1:18 onde "Deus" ocorre com artigo? As TJs dirão: "Mas Jesus é deus unigênito, e se é unigênito, assim como Isaque era unigênito de Abraão, como Jesus pode ter a mesma idade que seu Pai, Jeová? Assim, Jesus é o deus unigênito porque foi o único Filho criado ou gerado diretamente pelo Pai. As outras criaturas foram criadas por Jeová através de Jesus". Veja as duas declarações abaixo:
"De modo que a vida de Jesus, o Unigênito, teve um início. E o Deus Todo-poderoso pode corretamente ser chamado de seu Genitor, ou Pai, no mesmo sentido que um pai terrestre, como Abraão, gera um filho. (Hebreus 11:17) [...] Quando se leva em conta que Jesus não era o único filho espiritual de Deus criado no céu, torna-se evidente por que o termo “unigênito” foi usado no seu caso. Um sem-número de outros seres espirituais criados, anjos, também são chamados de “filhos de Deus”, no mesmo sentido que Adão era, porque a sua força de vida se originou de Jeová Deus, a Fonte, ou Origem, da vida. (Jó 38:7; Salmo 36:9; Lucas 3:38) Mas estes foram todos criados através do “unigênito”, que foi o único gerado diretamente por Deus. — Colossenses 1:15-17." - Deve-se Crer na Trindade?, páginas 15, 16.
Como Jesus é unigênito no mesmo sentido que Isaque era de Abraão se: (1) Abraão não era Deus, o Pai de Jesus era? (2) Abraão gerou Isaque através de uma esposa e o Pai de Jesus não? (3) Se Isaque não era "o Deus unigênito", mas unigênito de Abraão? Como Jesus foi criado por Deus se :(1) Ele é Criador? (João 1:3) (2) Se Ele é primogênito porque criou todas as coisas, e não porque foi criado? (Veja Colossenses 1:15, 16, onde o versículo 16 explica com a conjunção "pois" o motivo de Ele ser primogênito)? Por fim, tem algo errado na comparação TJ entre Jesus e Isaque. Jesus seria unigênito porque foi criado diretamente por Deus, sem a ajuda de ninguém. Mas e Isaque? Era ele unigênito de Abraão no mesmo sentido, criado sem a ajuda de ninguém? Onde entra Sara nisso? Mas, então, em que sentido Jesus é Deus Unigênito? No caso de Jesus, significa “o sentido de relacionamento não originado”, uma espécie de relação de filho único sem o ato de gerar. (Vine’s Expository Dictionary of Old and New Testament Words [Dicionário Expositivo de Palavras do Antigo e do Novo Testamento, de Vine]) O que se pretende dizer com isso? Visto que a Bíblia diz que as origens do Messias são desde os dias da eternidade (Miquéias 5:2), não houve um começo dessa geração, mas por toda a eternidade Jesus é Gerado, com o intuito de dizer que "desde a eternidade" Jesus é tão Deus quanto seu Pai, por isso, estava com Deus. - João 1:1.

21. Explique Revelação 1:1, se Jesus era Deus. Se Jesus era parte da divindade, então porque teve de lhe ser dada a revelação por outra parte da divindade, Deus? Certamente que ele também a saberia, pois Deus sabia.

Resposta cristã - As TJs, como alguns que não compreendem bem o texto, quer bem intencionados  ou não, argumentam com palavras que não se encontram no texto. O texto não diz que Deus revelou a Jesus a "Revelação de Jesus", mas diz que Deus "lhe deu". Ou seja, Deus Pai deu a seu Filho e Mediador entre Deus e os homens a função de mostrar aos seus servos as coisas que haviam e ainda estão para acontecer. (Apocalipse 1:1) Não costumo usar comparações humanas para explicar aspectos divinos, pois sempre há limitações nisso, mas ilustro da seguinte forma o que o texto quer dizer: Meu pai e eu temos uma poesia. A poesia está em nosso nome. Então, eu chego a meus alunos (servos) e digo: Meu pai me deu essa poesia para mostrar a vocês algo importante. Então, prestem atenção na MINHA revelação a vocês desse algo importante". A revelação da poesia foi minha porque eu que revelei, mas meu Pai, um ser distinto de mim, deu-me a poesia para eu fazer isso em prol de muitos. Eu, então, agi como mediador entre meu pai e meus alunos. Mas eu já sabia o que a poesia falava. No caso de Apocalipse 1:1, jamais lemos que Deus revelou a Jesus a Revelação de Jesus.

22. Se Jesus é Deus, porque chamá-lo Jesus Cristo? É Cristo seu último nome? Deus é conhecido como Jeová Deus. Visto que "Cristo" é apenas um título assim como "Deus" é um título, não deveria ser chamado Jesus Deus? Ou será que o título "Cristo" dá-nos entendimento sobre a sua posição em relação ao Pai?

Resposta cristã - O absurdo da pergunta é considerar "Deus" e "Cristo" como títulos, e na ótica TJ ainda. Para as TJs, Jesus se tornou Cristo quando foi batizado, pois "cristo" significa "ungido", e Jesus teria sido ungido com Espírito Santo quando foi batizado. Todavia, Jesus nasceu Cristo, pois até herodes, ao saber do nascimento do "Rei dos judeus", "convocando todos os principais sacerdotes e escribas do povo, indagava deles onde o Cristo deveria nascer". (Mateus 2:4) Mas pior de tudo é considerar "Deus" um título de YHWH, como fazem as TJs. Veja:
"Quem é Jeová? Jeová é o nome que o Deus Todo-Poderoso deu a si mesmo nas páginas da Bíblia. É um nome próprio, não um título tal como Deus ou Senhor." - Quem São as Testemunhas de Jeová, página 2.
A grande diferença entre os deuses falsos e o Deus Verdadeiro é exatamente esta: Deus é Deus por essência, por natureza. Por isso, Ele é Deus, não tem o título de "Deus", o qual é dado aos falsos deuses. Por isso, "além de mim não há Deus". (Isaías 45:5) Embora há "os que se chamem deuses, quer no céu, quer na terra, como há muitos deuses e muitos senhores, para nós há um só Deus, o Pai [...] e um só Senhor Jesus Cristo." E Jesus é Deus e Senhor. (João 20:28) Assim, a pergunta acima não faz sentido. Mas precisamos respondê-la com amor, de acordo com as informações acima.

23. Explique com que estava o apóstolo Paulo preocupado em 2 Coríntios 11:3, 4, Gálatas 1:6-9 e Actos 20:29. Será que estava avisando sobre doutrinas tais como a Trindade? A Doutrina da Trindade tem origem pagã. Isso é um fato histórico. Não foi aceita pela Congregação Cristã até centenas de anos após a morte dos apóstolos. Em 325 E.C, foi um pagão, que assassinou o seu filho, a sua segunda mulher e vários outros familiares, que foi responsável por trazer para à Congregação cristã este dogma. A Trindade ensina um Cristo diferente daquele que Paulo ensinou. (1 Coríntios 11:3; 8:5, 6).

Resposta cristã - Nos textos mencionados acima, Paulo se preocupava com o surgimento de "lobos vorazes", que não poupariam o rebanho, que ensinariam coisas pervertidas (Atos 20:30), que ensinariam um outro evangelho, com um outro Jesus não pregado por Paulo. Qual foi o Jesus pregado por Paulo? O Jesus que é "grande Deus e Salvador de nós" (Tito 2:13) e aquele que "é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre (Romanos 9:5). Sobre a doutrina da Trindade, a colocação "não foi aceita pela Congregação Cristã até centenas de anos após a morte dos apóstolos" dá a entender que tentaram ensiná-la, mas fora recusada até 325 d.C.. Mas, na verdade, apenas fora reconhecida como já ensinada, recebendo apenas o nome Trindade oficialmente. E sobre quem foi o responsável pela doutrina da Trindade, sabemos que foram os bispos em Niceia, que votaram em 300 votos contra 2 pelo ensino que até hoje cremos: Jesus é o Filho de Deus. E se Deus usou o Imperador Constantino, apesar de seus delitos, a favor de uma verdade bíblica, isso não nos deve incomodar, mesmo porque, conforme até as TJs sabem, Deus usou o Rei Ciro, da Medo-Pérsia, para livrar os israelitas do jugo de Babilônia, inclusive chamando-o de "ungido", ou "cristo". (Isaías 45:1, 13) Por fim, quanto ao que Paulo se preocupava, a doutrina TJ se identifica muito bem com algumas heresias que surgiram no segundo e terceiro séculos, como o Adocionismo, que pregava Jesus se tornando Cristo no Batismo, o Arianismo, que negava a divindade de Cristo.

24. Se a tradução correta de João 1:1 é Deus, e não "um deus", simplesmente porque não existe "um" no texto grego antes do substantivo anartro (substantivo sem artigo), então o mesmo é verdade em Atos 28:6. Porque é que todas as traduções acrescentam "um" nesta passagem que mostra Paulo como "um deus" em vez de Deus, quando o artigo "um" não existe no texto grego? Será porque o contexto indica que essa é a tradução mais correta? Leia atentamente o contexto de João 1:1. Compare também João 6:70 na versão almeida corrigida e a atualizada.

Resposta Cristã - Primeiro, permita-me uma pequena explicação sobre gramática grega, bem didática, para você entender o questionamento TJ aqui. Na Língua Portuguesa, temos os artigos definidos (o, a, os, as) e os indefinidos (um, uma, uns, umas). Se eu disser: O Professor é o Fernando, você sabe de que professor estou falando. Mas se eu disser: Um Professor é um Fernando, você me perguntará: "Qual deles?" Na Língua grega, só existe artigo definido, então quando eu quero dizer O Professor é O Fernando eu diria: Ho Mathethés estín ho Fernando. Mas e seu quisesse dizer Um Professor é um Fernando, como eu faria? Eu deixaria sem artigo ho: Mathethés estin Fernando. Em João 1:1, está escrito assim no grego:

"kái       theòs én ho lógos".
      e     [um]    deus     era   a    Palavra.

Assim, como você percebe, antes do vocábulo "theòs" (Deus), não tem artigo, então as TJs traduzem na "bíblia" deles: "e o verbo era [um] deus". Nossas Bíblias rezam: "E a Palavra era Deus". Então, te farei uma pergunta: Baseado na regrinha acima que te dei, as TJs estariam corretas? Se a Bíblia fosse um livro de gramática, estariam. O problema é que, às vezes, mesmo seguindo a regra gramatical,  no grego e no português, eu posso inverter a ordem das palavras para expressar outro significado. Perceba que, embora nossas Bíblias digam "E a Palavra era Deus", João escreveu ao contrário. Olhe ali acima! João escreveu "e deus era a palavra". Assim, comparando com o português, em vez de dizer "O Fernando era professor", ele escreveu: "Professor era o Fernando". Fazendo isso, João estava enfatizando que quem era Deus era a Palavra, assim como você pode dizer: "Professor era o Fernando." Gramaticalmente, eu poderia traduzir "um deus era a Palavra", mas teologicamente não! Por quê? Porque eu criaria outro deus além do que eu já creio. Jeová seria "o Deus", e Jesus "um deus". Pensando nisso e nessas explicações, as TJs nos questionam por que nós condenamos a tradução deles "e a Palavra era [um] deus", em João 1:1, por acrescentarem "um" antes de "deus", sendo que as nossas Bíblias fazem isso nos textos seguintes, os quais, no original, não possuem o artigo definigo. Vejamos primeiramente em Atos 28:6, comparado com João 1:1:

"élegon autòn   einai       theón"
     diziam    ele (Paulo)      ser     [um]     deus.

"kái       theòs én ho lógos".
     e     [um]    deus     era   a    Palavra.

Veja que mesmo quem não sabe grego pode notar a diferença de construção gramatical entre a frase de cima (Atos 28:6) e a de baixo (João 1:1) O substantivo "deus", em Atos 28:6, está na ordem correta, mas em João 1:1, está na ordem inversa, antes do sujeito da frase. Mas mesmo assim, se fôssemos nos ater apenas à gramática, as TJs poderiam estar certas. Mas depois da gramática, há a questão teológica, que ao evangelizar uma TJ, diga: "Questão de se conhecer melhor o que se diz sobre o Verdadeiro Deus". Quem achava que Paulo era [um] deus? Os cristãos? Não, mas quem, segundo o contexto, cria em muitos deuses, e ao observarem Paulo acharam que ele fosse mais um deus dos muitos em que criam. É esse o caso dos cristãos? Claro que não! Cremos num só Deus, assim, se Jesus é Deus, ele não pode ser "[um] deus", como se fosse para nós mais um além dos outros em que cremos, ou mais um Deus Verdadeiro além daquele em quem cremos.

Mas e o texto de João 6:70, onde lemos: "Respondeu-lhe Jesus: Não vos escolhi a vós os doze? E um de vós é um diabo." (Almeida Corrigida) No grego, no final do texto, está assim:

"Humon heis diábolós estin"
       de vós        um         diabo              é      
       = Um (numeral) de vós é [um] diabo

João aqui põe diabo na mesma construção gramatical de João 1:1, ou seja, enfatizando: "Diabo é um de vós". Então, as TJs questionam: "Se em João 1:1, a frase "Deus era a palavra" torna Jesus o próprio Deus, então, em João 6:70, a frase "Diabo é um de vós" tornaria Judas o próprio Diabo". Sim, gramaticalmente, as TJs poderiam ter razão, a grosso modo. Mas e teologicamente? Diabo significa "caluniador". Por isso, nos últimos dias, 2 Timóteo 3:3 diz que os homens seriam "caluniadores", no grego "diáboloi". Assim, uma coisa é trabalharmos com o substantivo Deus, que teologicamente implica ou em Jesus ser deus falso (mais um deus entre muitos) ou Deus Verdadeiro (o único); e outra coisa é trabalharmos com substantivos que não têm essa conotação teológica de verdadeiro ou falso, e que podem ser aplicados em sentidos diferentes. Nesse campo teológico, chegaríamos à conclusão que João 6:70 usa a mesma construção de João 1:1 porque queria enfatizar a natureza diabólica de Judas, em quem Satanás havia entrado (Lucas 22:3), e quem Jesus chamou de "filho da perdição" (no grego, "hios tés apoleías", filho da destruição), sendo que "perdição", no grego, deriva-se do nome "Apoliom", nome dado a Satanás, em Apocalipse 9:11.

Termino esta explicação afirmando que é um tremendo erro das TJs comparar o significado de Paulo ser "deus" com o de Jesus, comparar frases e palavras gramaticalmente semelhantes sendo que uma fala do Diabo e outra de Jesus. Quanta paciência precisamos ter para abordar as TJs!

Sugestão para deixar TJ que se acha conhecedora de grego ficar pensando: Se no grego, onde não há artigo definido, devemos acrescentarno português "um", como fazem em João 1:1, por que não fazem o mesmo em João 1:4, onde diz que Jesus era vida? Eles deveriam traduzir "Jesus era uma vida"! Deve ser por isso que, na Bíblia deles, nesse texto, o Corpo Governante mudou a frase para "e por meio dele foi a vida". Muito interessante! No grego original, não há artigo antes de "vida", e em vez de traduzir "uma vida", como sugerem que respeitemos a gramática, inseriram o artigo definido "a", como nós fazemos em nossas Bíblias. Por quê? Porque quando convém, o Corpo Governante entende que a teologia está acima da gramática, e pior, quando convém mais ainda, a interpretação deles está acima até mesmo da teologia cristã, e em vez de traduzirem que Jesus era a vida, pois só Deus é a vida, traduziram por "por meio dele foi a vida".

25. João 5:19 diz-nos que o "O Filho não pode fazer nem uma única coisa de sua própria iniciativa". Porque não?

Resposta cristã - Aqui, temos mais uma pergunta baseada em tradução errada. No grego, está escrito que o Filho não pode fazer nada por si mesmo, ou seja, enquanto na terra Jesus só faz aquilo que o Pai permite. Não se trata de ter iniciativa, pois Jesus tem iniciativas próprias, e faz conforme o Pai permite. Veja que o contexto, na própria "bíblia" TJ afirma isso:
"Portanto, em resposta, Jesus prosseguiu a dizer-lhes: “Digo-vos em toda a verdade: O Filho não pode fazer nem uma única coisa de sua própria iniciativa, mas somente o que ele observa o Pai fazer. Porque as coisas que Este faz, estas o Filho faz também da mesma maneira. 20 Pois o Pai tem afeição pelo Filho e mostra-lhe todas as coisas que ele mesmo faz, e mostrar-lhe-á obras maiores do que estas, a fim de que vos maravilheis. 21 Porque, assim como o Pai levanta os mortos e os faz viver, assim também o Filho faz viver os que ele quer." - Tradução do Novo Mundo.
Por que Jesus não fazia nada por si mesmo? Porque se fez homem, e menor que os anjos. (Hebreus 2:7) Antes de vir à terra, Jesus criou todas as coisas. (João 1:3; Colossenses 1:15-18) Todo esse poder, ao esvaziar-se (Filipenses 2:5-8) deixou às mãos do Pai. Tanto que, ao ser ressuscitado, afirma ter recebido toda autoridade no céu e na terra. (Mateus 28:18) Grande foi a humilhação de Jesus Cristo, que embora existisse na forma de Deus, agiu como homem, dependente do Pai. A pergunta acima apenas prova o que já cremos: Que o Pai é uma Pessoa distinta do Filho.
 

26. Filipenses 2:9-11 diz-nos que o Filho foi "enaltecido".  Quando isto aconteceu e como é isto possível se ele próprio é o Ser Supremo?


Resposta cristã -  Ao lermos esse texto, precisamos compreender perante quem Jesus foi enaltecido. Raciocine comigo: Será que quando Jesus, retornou ao ceu, sentiu-se numa posição superior, que não tinha antes, ou será que a sua posição referia-se a ser reconhecido por Deus Pai tê-lo revelado ao mundo? Neste sentido, lemos que até Deus é enaltecido (2 Crônicas 32:23), não por receber algo que jamais teve, pois é completo em si mesmo, mas por outras pessoas O reconhecerem como Ele sempre foi, pelo menos dentro dos limites de humanidade de cada pessoa. Todavia, as TJs deveriam conhecer um pouco mais de grego. Em Filipenses 2:9-11 afirma que Deus o "exaltou sobremaneira", no grego "huperupsoo", que segundo a Concordância de Strong de Palavras Gregas significa "exaltar à mais alta posição e poder". Ou seja, Jesus já tinha essa mais alta posição e poder, e estava ciente disso. Humilhou-se, fez-se homem, morreu, ressuscitou e foi exaltado, não meramente a uma posição superior, como afirma a "bíblia" TJ, mas "sobremaneira". Quem reconhece isso - Jesus ou os que passaram a conhecê-lo? Evidentemente, os que o conheceram, como você e eu. E no futuro, toda língua confessará, de joelhos (posição de adoração), que Jesus é Senhor para a glória de Deus Pai. A glória de Deus Pai? Por que não a de Jesus? Porque Jesus, mesmo sendo o próprio Deus, é submisso, não a si mesmo, mas à Pessoa do Pai. Confuso e difícil? Graças a Deus! Se eu adorasse um Deus "facinho", eu pediria para ele ME adorar também.

27. Como é que o Filho está sujeito a Deus junto com todas as outras coisas, se o Filho é co-igual com o Pai, ou também o Pai está sujeito ao Filho? (1 Cor. 15:27, 28)

Resposta cristã - Examinemos o texto: "Porque todas as coisas sujeitou debaixo dos pés. E, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, certamente, exclui aquele que tudo lhe subordinou. Quando, porém, todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então, o próprio Filho também se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos." (1 Coríntios 15:27, 28) Primeiro, Deus Pai não está sujeito ao Filho. Segundo, o texto diz que o Filho se sujeitará àquele que lhe sujeitou todas as coisas. Se ele se sujeitará, isso indica que o Filho, em todos os aspectos, é sujeito ao Pai? Uma boa pergunta para as TJs responderem. Alguns teólogos têm sugerido que Jesus sempre foi submisso ao Pai no Plano de Salvação do homem. Quando Jesus entregar o Reino a Deus Pai, Jesus se sujeitará no sentido de que na eternidade a Pessoa de Jesus Cristo já terá cumprido todos os propósitos para o mundo vindouro, e Deus - Pai, Filho e Espírito Santo (Não Deus Pai apenas, não Jesus apenas) reinará e será tudo em todos. De qualquer forma, o texto apenas prova que Jesus é uma pessoa distinta do Pai.

28. Com quem estava Jesus falando, e o nome de quem ele deu a conhecer? O seu próprio?  (João 17:6, 26) 29. Se Jesus era Deus, será que ele não poderia ter enviado a si próprio? - João 6:38.

Resposta cristã - Estas são excelentes perguntas que deveriam ser dirigidas aos unicistas, que creem que Pai e Filho são a mesma pessoa. Nós, cristãos, não cremos nisso.  Cremos que Deus Pai enviou Jesus, Deus Filho e Unigênito. Sobre o nome que Jesus deu a conhecer, não se refere ao nome YHWH, pois Jesus pregava para judeus, e os judeus conheciam muito bem o Tetragrama divino. Que nome era este, então? A autoridade do Pai. A quem Jesus falava da autoridade do Pai? Aos seus discípulos - "os homens que me deste do mundo". Observe que esse nome não pode se referir a YHWH, pois a forma com que o nome (autoridade) é manifesto é gradativa: "Eu lhes fiz conhecer o teu nome e ainda o farei conhecer, a fim de que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles esteja." (João 17:26) Então, será que Jesus falava do seu próprio nome? Até a morte de Jesus, incluía a autoridade do Pai, mas depois de sua ressurreição, relacionando autoridade com nome, Jesus diz: "Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo." (Mateus 28:18, 19) Perceba que o Pai, o Filho e o Espírito Santo possuem o mesmo nome, ou autoridade, pois depois da ressurreição, Jesus recebe do Pai (e com certeza com a participação do Espírito Santo) toda autoridade. Gradativamente, a Bíblia revela que essa autoridade é compartilhada (não dividida) pelas Três Pessoas de Deus.

30. Quem fez Jesus vir à terra e morrer por nós? Foi sua ideia? Hebreus 2:9 diz: "mas observamos a Jesus, que havia sido feito um pouco menor que os anjos, coroado de glória e de honra por ter sofrido a morte, para que, pela benignidade imerecida de Deus, provasse a morte por todo [homem]". Foi Deus quem o enviou. Se Jesus era Deus, por que ainda fazer distinção aqui, como é feito no resto das Escrituras? 31. Em vista de Hebreus 2:9, poderia Deus em qualquer circunstância ser inferior aos anjos? Ele é o Deus Todo-Poderoso para toda a eternidade.

Resposta cristã - Deus sempre toma suas decisões de uma forma que Pai, Filho e Espírito Santo participem plenamente de tais atos. Daí, o "façamos o homem, à nossa imagem, segundo a nossa semelhança". (Gênesis 1:26) Assim, temos que ter paciência com as perguntas do tipo: "Foi sua ideia?" Então, poderia Deus, em qualquer circusntância ser feito menor que os anjos? Deus não! A natureza divina é Espírito. O homem Jesus era carne, corpo humano, sujeito à morte. A única maneira de Deus, na pessoa do Filho, poder ter vindo à nós era nascer, viver e morrer como homem. E como sabemos, Ele morreu na carne, não como Deus. Exatamente por ser Deus Todo-Poderoso, Deus, na pessoa do Filho tinha poderes suficientes para se esvaziar e assumir a forma humana, e como tal, prover-nos a salvação.

                                                                                                                                                                    

Continua na parte 4, a última sobre Trindade....